Os melhores atalhos para Mario Kart 8 Deluxe (Switch) - Parte 1

Nesta primeira parte de nosso guia especial, destrinchamos os principais atalhos das seis primeiras copas do jogo.

em 22/03/2020
Poucas coisas na vida são tão divertidas quanto aquela partida descompromissada de Mario Kart 8 Deluxe (Switch). Basta reunir os amigos localmente ou através da internet, combinar as regras, e voilà: diversão por horas a fio. Porém, quando a disputa se torna um pouco mais séria e a rivalidade fala mais alto, saber a localização dos principais atalhos do jogo torna-se quase uma necessidade se o objetivo é garantir um lugar no pódio (ou a honra eterna, dependendo de seus adversários).


Pensando nisso - e em outras ocasiões, como time trials e campeonatos, oficiais ou não - nós do Nintendo Blast separamos nesta matéria os principais atalhos da mais recente versão da franquia de corrida de Mario e sua turma. Vale lembrar que, como a versão Deluxe é um port da versão original de Mario Kart 8 (Wii U), esta lista também pode ser aproveitada caso você possua o antigo console da Nintendo.

Preparado(a), caro(a) leitor(a)? Separe seus cogumelos e estrelas e acelere conosco na primeira parte do nosso guia, onde analisaremos os principais atalhos das seis primeiras copas do jogo:

Mushroom Cup

A primeira copa do jogo caracteriza-se por suas curvas simples e saltos confortáveis - uma perfeita introdução às mecânicas do jogo por meio do level design dos mestres da Nintendo. No entanto, já é possível sair na frente da competição com algumas dicas simples:

Mario Kart Stadium

Atalho 1 - Fácil de ser percebido, consiste em acessar a rampa com um mushroom, ao invés de fazer a curva. Se bem executado, ajuda a cortar milésimos do tempo final.

Atalho 2 - Logo após o salto com a asa-delta, é possível cortar caminho por meio dos canos com auxílio de um cogumelo ou uma estrela. Só é preciso tomar cuidado para não esbarrar em uma das tubulações e perder todo o impulso.

Water Park

Atalho 1 - Próximo ao final da pista, utilize um cogumelo para cortar caminho pela areia e evitar a curva.

Sweet Sweet Canyon

Atalho 1 - Logo após a bifurcação, será fácil perceber um donut bem espaçoso. Use um item e passe por ele para ganhar tempo. É recomendado usar a derrapagem para aumentar a eficácia do atalho.

Thwomp Ruins

Atalho 1 - O primeiro atalho já está logo no início da pista, à esquerda, mas é mais fácil acessá-lo a partir da segunda volta, devido à velocidade necessária. Use um cogumelo para acessar a rampa e cortar uma curva generosa. É recomendado usar a derrapagem para aumentar a eficácia do atalho. 

Atalho 2 - Após certo tempo, será possível acessar a rampa na seção central das ruínas. Use um cogumelo ou estrela para sair na frente da competição.

Atalho 3 - Próximo ao final da fase, é possível usar um cogumelo para acessar a rampa e cortar mais uma curva. Só tome cuidado, pois um erro aqui pode ser fatal.

Atalho 4 - Esse não é bem um atalho, e sim uma dica: após o salto com a asa-delta que virá depois do atalho 3, utilize as rampas nas laterais para ganhar um impulso extra no ar.

Flower Cup

Na segunda copa do jogo, as disputas já começam a se tornar mais interessantes. O grande destaque aqui fica para a bela Shy Guy Falls, uma das pistas mais legais do jogo. Bifurcações nesta copa começam a ser mais comuns. Então, se torna válida a dica de dar prioridade ao caminho com menos jogadores - desse modo, suas chances de ser atingido por um item reduzem consideravelmente. Vamos às dicas:

Mario Circuit

Nenhum Mario Kart é completo sem seu Mario Circuit. Não há um atalho claro ou considerável nesta pista, mas é sempre possível usar a combinação de cogumelos e derrapagens para tornar as curvas menores do que elas são realmente.

Toad Harbor

Nas bifurcações, novamente fica a recomendação de dar preferência ao caminho com menos adversários. Desse modo, além de diminuir, consideravelmente, a chance de ser atingido, a disputa por itens e moedas tende a ser menos acalorada. Outro ponto a se considerar: se escolher as paredes, você não terá como esbarrar no trem dirigido por Koopa.

Atalho 1 - Logo após o início da fase, dê preferência por seguir pelas rampas demarcadas. Só cuidado com a precisão ou você acabará resgatado pelo Lakitu

Atalho 2 - Próximo ao fim da fase, caso você esteja com um cogumelo ou estrela, ignore o caminho à esquerda e corte caminho pela grama.

Twisted Mansion

Atalho 1 - Logo após a primeira bifurcação, é possível perceber um vão na biblioteca à esquerda. Use a combinação de derrapagem e um cogumelo/estrela para ganhar tempo.

Atalho 2 - Próximo ao fim da fase, é possível usar um cogumelo para cortar caminho pela grama à direita, evitando a curva e o contato com os boos.

Shy Guy Falls 

Um colírio para os olhos e uma das pistas mais legais do jogo. Não se esqueça de tentar pegar o máximo possível das setas de velocidade ao descer na cachoeira.

Atalho 1 - Após o salto de asa-delta, é possível acessar uma caverna superior. O uso de itens combinado com o salto da rampa localizada na caverna pode lhe deixar à frente da competição.

Star Cup

A tradicional Copa Estrela retorna em Mario Kart 8 Deluxe com algumas das pistas mais criativas da franquia. Aproveite a estadia!

Sunshine Airport 

Atalho 1 - Logo no início da fase, é possível usar a seta de velocidade para passar por dentro do avião. 

Atalho 2 - Logo após o atalho 1, é possível observar uma rampa com uma moeda. Utilize um cogumelo para cortar uma curva e ganhar tempo na competição. 

Atalho 3 - Utilize um cogumelo para passar no meio dos caixotes e cortar mais uma curva. Cuidado: bater em uma das bagagens lhe atrasará e, possivelmente, ainda revelará um cogumelo para seus oponentes.

Dolphin Shoals

Passear pelos bancos de areia e mergulhar nas águas cristalinas desta bela pista é refrescante. Não se esqueça de usar as costas da enguia gigante para realizar stunts com o botão de pulo (basta pressioná-lo no momento do salto) e ganhar pequenos aumentos de velocidade. 

Atalho 1 - Mantenha-se à direita após passar pelos golfinhos para passar por uma seta de velocidade.

Atalho 2 - Próximo ao final da pista, utilize um cogumelo ou uma estrela para passar pela terra e evitar uma curva acentuada. Extremamente eficaz se bem utilizado.

Electrodrome

Esta pista foi feita para abusar das derrapagens. Também é possível cortar caminho pela terra usando itens de velocidade em diversas partes, assim como em Mario Circuit. Seja criativo e encurte as curvas!

Atalho 1 - Logo após o início, é possível combinar o uso da derrapagem com um cogumelo aqui para passar pela terra e ganhar tempo na curva.

Atalho 2 - Próximo ao final da pista, corte caminho pela terra com um cogumelo e ganhe tempo na curva. Note como este atalho parece ser uma versão espelhada do atalho 3 da Sunshine Airport.

Wario’s Mount

Atalho 1 - Antes do primeiro checkpoint é possível perceber uma pequena diferenciação no gelo que, na verdade, esconde uma rampa à direita. Use-a para cortar a curva e ganhar tempo.

Atalho 2 - Este não é bem um atalho e sim uma dica: na caverna, utilize as rampas para conseguir dar sobrevida ao voo de asa-delta. Na grande maioria das vezes, em Mario Kart, ficar no ar é melhor que estar no solo.

Atalho 3 - Logo após a primeira bifurcação ao sair da represa, é possível seguir reto para descobrir uma rampa de salto escondida. Use um item de velocidade aqui, pois do contrário o gelo lhe atrasará.

Atalho 4 - Próximo ao fim da pista, é possível cortar caminho pelo gelo e evitar a curva. Use um item de velocidade e deixe seus adversários para trás.

Special Cup

A Special Cup sempre se apresentou como a mais desafiadora da série Mario Kart, e na nova versão não é diferente. Os destaques ficam por conta de Cloudtop Cruise, um passeio eletrizante pelos ares, e a empolgante releitura do Bowser’s Castle.

Cloudtop Cruise

Atalho 1 - Bem fácil de ser visualizado, está logo no início da pista. Utilize um item de velocidade para evitar a curva e economizar tempo. Não se esqueça de utilizar stunt durante o pulo para ganhar velocidade.

Atalho 2 - Quase no fim da pista, você poderá ver uma ramificação de plantas que formam uma linha reta até a linha de chegada. Use o item de velocidade com cuidado, pois uma queda pode ser fatal.

Bone-Dry Dunes

Atalho 1 - Logo no início da pista, já é possível cortar caminho pela areia com um item de velocidade. Largue na frente!

Atalho 2 - Logo em seguida, fica a questão: por que fazer curvas se você pode seguir em frente? Necessário um item de velocidade.

Atalho 3 - Manter-se à direita nas bifurcações permitirá que você alcance a parte superior da caverna. Em situações de emergência, pode ser uma boa fuga de itens ou de adversários perigosos.

Atalho 4 - A última curva do estágio também pode ser encurtada usando um item de velocidade. Mire na areia e mande bala.

Atalho 5 - Variação do atalho 4. Basta esperar um pouco mais e usar o item no vão entre os ossos.

Bowser’s Castle

Atalho 1 - Após o salto com asa-delta, utilize um item de velocidade para cortar caminho pela lama. Cuidado com as pedras.

Atalho 2 - Manter-se à esquerda após o atalho 1 dará caminho a uma rampa. Utilize um item de velocidade e mande bala!

Rainbow Road

Atalho 1 - Fique atento às oportunidades de usar um cogumelo em áreas que estendem a pista.


Shell Cup

As copas retrô também marcam presença em Mario Kart 8 Deluxe. Prepare-se para uma overdose de nostalgia, com destaque para o Mario Circuit de GBA e a inesquecível Toad’s Turnpike, do Nintendo 64.

Moo Moo Meadows

Atalho 1 - Próximo ao início da pista, já é possível cortar caminho pela grama usando um item de velocidade.

Atalho 2 - Caso você não esteja com a asa-delta - para obtê-la, é só se manter à direita na bifurcação da pista - cortar caminho pela grama com itens de velocidade é a melhor opção. Caso você esteja com a asa-delta, a recomendação ainda vale - utilize itens no ar para aproveitar os segmentos em linha reta.

Mario Circuit

Atalho 1 - logo no início da pista, já é possível cortar caminho pela grama. Se você tiver mais de um cogumelo, é possível emendar com a grama seguinte e ganhar um bom tempo.


Atalho 2 - Semelhante ao atalho 1. Após a queda, combine a derrapagem com um cogumelo e faça a festa.

Atalho 3 - Logo após o atalho 2, você já poderá ver uma rampa de salto com asa-delta. Utilize um cogumelo para alcançá-la e evitar uma série de curvas e itens no chão.

Atalho 4 - Mantenha-se à direita antes do fim da fase para passar por uma seta de velocidade. Útil em certas situações.

Cheep Cheep Beach

Atalho 1 - Utilize um cogumelo/estrela para cortar caminho por meio d'água logo após a placa em forma de seta.

Atalho 2 - Mesmo caso do atalho 1. Desta vez, siga as moedas submersas com um item de velocidade e saia na frente da competição. Não precisa nem saber nadar.

Atalho 3 - Próximo ao fim da pista, é possível fazer a curva de modo mais curto, se você usar um item de velocidade na mancha de lama.

Toad’s Turnpike


Não há atalhos significativos nesta pista, portanto sua melhor escolha é usar as áreas de antigravidade ou tentar a sorte nos caminhões de rampa. Com sorte, em ocasiões raras, você pode conseguir a façanha acima.

Banana Cup

Do mesmo modo que na Flower Cup, aqui as coisas começam a ficar mais interessantes em termos de desafio. Grande variedade de pistas e terrenos lhe esperam.

Dry Dry Desert

Atalho 1 - Caso você tenha um item de velocidade, mantenha-se à direita no início da fase e mande bala.

Atalho 2 - Evite as curvas acentuadas com um item de velocidade.

Donut Plains 3

Semelhante ao Dry Dry Desert e ao Mario Circuit, é hora de cortar curvas com itens de velocidade. Seja criativo!

Royal Raceway

Atalho 1 - De modo semelhante às duas últimas pistas, é possível cortar curvas usando itens de velocidade.

Atalho 2 - A rampa de asa-delta é bem visível. Use um item de velocidade e veja os adversários ficarem para trás.

Atalho 3 - Próximo ao final da fase, há duas oportunidades de encurtar o trajeto, caso esteja com um item apropriado. Simplesmente acelere em linha reta (com o item) pela grama antes da última curva. Este é um recurso que a inteligência artificial do título utiliza bastante nesta pista.

DK Jungle

Atalho 1 - Após a ponte, é possível ver um caminho à esquerda. Utilize-o para chegar a uma rampa de asa-delta. Combine com um item de velocidade para ganhar tempo.

Atalho 2 - Próximo ao final da fase, é possível escolher dois caminhos. O de baixo é mais rápido, porém possui menos moedas, além de ser mais propício a quedas. Dependendo da situação, é uma alternativa.


E assim se encerra a primeira parte do nosso guia de Dicas e Truques. O que acha, caro(a) leitor(a)? Algum atalho que você não conhecia? Não se esqueça de comentar!

Revisão: Felipe Franco

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