Macro Cosmos e a dominação do mundo através do Dynamax

As impressões enganam, e quando menos esperávamos, surgem os verdadeiros vilões da região de Galar.

em 26/03/2020
Demorou, mas chegou. Seguindo a série de matérias sobre as equipes vilãs das regiões, não poderíamos deixar de falar sobre essa que (quase) nos enganou. Não sei vocês, mas desde o começo parecia que tinha algo estranho, sabe? As peças não se encaixavam direito.

Disfarçados de mocinhos e com ideais um tanto quanto arrogantes (como a maioria das demais equipes), tivemos uma revelação bombástica nos momentos finais da história de Pokémon Sword/Shield. Pensaram que seria o Team Yell? Não...aqueles lá só fazem barulho mesmo, como o próprio nome sugere.

Sem mais delongas, fiquem agora com a Macro Cosmos, a equipe vilã da região de Galar.

O que é a Macro Cosmos

Inicialmente, somos apresentados à Macro Cosmos como a equipe que cuida do processo de desafios de ginásio e organização da Liga Pokémon da Região de Galar. Sendo assim, todos estão uniformizados e prontos para ajudar qualquer treinador com dificuldades.

Visual da Equipe Macro Cosmos
Aqui também foi desenvolvida a Dynamax Band, um espécie de bracelete que ativa os efeitos de Dynamax quando o treinador possuir a Estrela dos Desejos (Wishing Star). A responsável por esse processo é Oleana, a secretária do presidente da corporação e uma das cientistas mais renomadas na região de Galar.

Desta vez, o tipo dominante da equipe é o STEEL, pois tivemos a inclusão de um ginásio do tipo DARK nessa geração. Inclusive, abordamos esse tema a um tempo atrás, então se você não viu ainda, clique aqui e leia depois, será bem esclarecedor.

Entretanto, a Macro Cosmos não é totalmente do bem. Já ouviram o ditado “Nunca julgue um livro pela capa”? Pois bem, se aplica 100% ao caso. Na verdade, essa organização visa a dominação do mundo através do fenômeno do Dynamax e busca reproduzir um evento que ocorreu no passado, o chamado “Dia Mais Escuro” (Darkest Day). Esse plano teve como principal arquiteto nada mais, nada menos do que o líder da corporação, Rose.

O líder - Rose

Rose em Twilight Wings
Somos apresentados a ele como Presidente Rose, que aparece logo no começo dos jogos narrando a apresentação do mundo Pokémon, juntamente de seu Cufant. Em Galar, não é qualquer treinador que pode desafiar os ginásios, sendo necessária uma carta de recomendação de um treinador experiente ou membro da organização. Lembram do Leon, campeão da liga e possuidor de um Gigantamax Charizard? Foi o Rose que  recomendou ele para o desafio. Ou seja, pouca coisa ele não é. Só que por trás desse topetinho cheio de gel, terno de grife e barbinha por fazer, se esconde um verdadeiro vilão, ardiloso em seus planos e cínico em suas ações.

Ele quer simplesmente, do nada, “só” recriar o Dia Mais Escuro. Como fazer isso? Fácil: sob o ginásio da cidade de Hammerlocke, há a principal usina de força da região de Galar, que é usada para trazer de volta Eternatus, um Pokémon Lendário capaz de passar pelo processo de Gigantamax, consumindo a energia liberada pela usina.

O dia mais escuro

No passado distante, cerca de 3.000 anos antes dos eventos de Pokémon Sword/Shield, Eternatus tentou permanecer vivo absorvendo toda a energia de Galar e criando uma luz vermelha no céu (onde será que vimos isso?), que resultou no dia mais escuro. Esse fenômeno, na forma de uma tempestade negra, fez com que diversos Pokémon pudessem passar pelo processo de Dynamax e Gigantamax. No entanto, eles se tornaram incontroláveis, quase destruindo a região. O evento terminou quando Eternatus foi derrotado por Zacian e Zamazenta.

Atualmente, Rose tentou recriar esse evento para para evitar a escassez de energia Dynamax prevista após mil anos. E a hora não poderia ser melhor: justamente quando estamos prestes a enfrentar Leon pelo título de campeão, Rose invade a transmissão do estádio para anunciar seu plano, como todo vilão faz. Dessa forma, a batalha é adiada e todos voltam suas atenções para a cidade de Hammerlocke.

Por conta disso, temos que tentar parar o plano maligno de Rose, que está nos esperando na usina de energia junto de seu Copperajah Gigantamax. Porém, ele não parece totalmente satisfeito com o cenário. Eternatus saiu do controle e começou a absorver tanta energia que desencadeou os mesmos males de outrora. É nesse momento que os dois heróis da região de Galar aparecem. Não estamos falando de Hop e o protagonista, mas sim das mascotes: Zacian e Zamazenta. Juntos, os quatro põem fim ao dia mais escuro quando derrotam Eternatus em sua forma Gigantamax.

Três dias depois 

Após vencermos Eternatus, o presidente Rose é preso ao se entregar para as autoridades locais, e podemos finalmente seguir com o desafio. Embora o plano de Rose tenha seus fundamentos, a execução foi totalmente inversa, assim como Lysandre em Kalos e Lusamine em Alola. Todo vilão é o herói em sua própria história. Duas pessoas podem idealizar meios diferentes para o mesmo fim, o que muda é como essas mesmas pessoas alcançarão seus objetivos.
Parece que o tiro saiu pela culatra, não é, Rose? Qual benefício ele teria ao recriar um evento que quase destruiu a região no passado? Não passou pela cabeça dele que um poder desses poderia sair do controle? Infelizmente, os vilões acabam aprendendo do pior jeito, e ainda bem que nós, protagonistas, estamos lá para impedi-los.
Referências: Bulbapedia
Revisão: Davi Sousa
Siga o Blast nas Redes Sociais

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).