Super Smash Bros. Ultimate (Switch): dez músicas que deveriam estar no game

Listamos as melhores trilhas sonoras que encaixariam perfeitamente no catálogo de músicas do maior crossover dos videogames.

em 25/02/2020
Não é mistério para ninguém que Super Smash Bros. Ultimate (Switch) é um dos maiores crossovers que já existiram. Além de promover a pancadaria entre dezenas de personagens icônicos e franquias lendárias, o título também conta com cerca de 968 músicas e remixes baseados nas melhores peças musicais que já apareceram nessa mídia.


No entanto, apesar de ser bem grande, é preciso concordar que esse número ainda está longe de oferecer o que realmente há de melhor no mundo das Game Musics. Por essa razão, a Nintendo Blast decidiu listar algumas das melhores músicas que foram injustiçadas e não puderam marcar a sua presença no título.

10- Game/Break Point (Mario Tennis GBC/64)


Quando pensamos em músicas incríveis da franquia Mario, a grande maioria dos jogadores sequer iria cogitar colocar uma trilha dos jogos de esporte do bigodudo nesse tipo de lista. No máximo uma música de Mario Kart aqui e ali, mas sem muitas surpresas. Nem dá para julgar esse tipo de “preconceito”, afinal poucos têm conhecimento da obra-prima que é a OST de Mario Tennis para GBC e Nintendo 64.

Entre as várias trilhas empolgantes do jogo, Game/Break Point é mais memorável por sempre tocar nos momentos mais decisivos de uma partida. A melodia, que mais parece algum tema de batalha de um JRPG, pode cumprir perfeitamente o papel de trazer essa mesma tensão e adrenalina para as lutas de Smash Bros.

9- Ice Cap Zone (Sonic 3 & Knuckles)


Já imaginou uma música composta pelo próprio Michael Jackson em Smash Bros. Ultimate? Tudo bem que o envolvimento do Rei do Pop na trilha de Sonic 3 não foi confirmado até hoje, mas muitas fontes e entrevistas levam a crer que isso realmente ocorreu. Aliás, mesmo que não tenha acontecido, Ice Cap Zone ainda continuará sendo uma música incrível por si só.

Cheia de elementos e batidas inspiradas no clássico “Smooth Criminal” de Michael, Ice Cap Zone é a melodia mais querida pelos fãs do terceiro jogo do ouriço. Infelizmente, ela nunca deu as caras novamente em jogos futuros, talvez por causa dos direitos autorais conturbados da música. Não restam dúvidas de que ver ela voltando em Super Smash Bros. Ultimate seria um verdadeiro colírio para os ouvidos de qualquer um.

8- Gruntilda Lair/ Final Battle (Banjo-Kazooie)


A bruxa Gruntilda não está para brincadeira! O tema da batalha final de Banjo-Kazooie consegue misturar humor com tensão de uma maneira surpreendente e que nunca foi recriada em outro jogo da mesma forma até então.

Gruntilda Lair inclusive ganhou um pequeno, mas maravilhoso remix dentro da música de Gobi’s Valley em Smash Ultimate. Se só essa participação já faz qualquer fã arrepiar os pelos, imagina uma versão completa no mesmo estilo desse remix? Se chamar o Grant Kirkhope para compor, então, já pode ir pegando o meu dinheiro adiantado.

8-Fly Me To the Moon (Bayonetta)


Fly Me To the Moon não é apenas uma das maiores músicas dos videogames. A canção, composta originalmente por Bart Howard em 1954 e popularizada pelo eterno Frank Sinatra em 1964, é simplesmente um dos maiores clássicos da história da música mundial. Antes de Bayonetta, essa obra-prima do Jazz já recebeu diversos covers em outras mídias ao longo do tempo, e ainda deixou sua marca no mundo dos animes com a presença em Neon Genesis Evangelion.

O remix presente em Bayonetta não deixa nada a desejar em relação às outras versões. Muito pelo contrário: a Platinum Games fez a versão mais cheia de identidade que Fly Me To the Moon já recebeu em muitos anos. Chega a ser impressionante como todos os elementos desse remix evocam a personalidade excêntrica e sexy da Bayonetta.

6- Ballad of the Wind Fish (Link’s Awakening)


 Link’s Awakening finalmente voltou aos holofotes com o novíssimo remake para Switch, e a nova versão de Ballad of the Wind Fish está ainda mais bela do que nunca. Dito isto, não existe hora melhor do que agora para mostrar um pouco de amor a esta tocante melodia.

Ballad of the Wind Fish poderia ganhar um remix orquestrado, ou até mesmo uma versão mais íntima e lenta. São várias possibilidades, já que essa música nunca foi explorada direito dentro da franquia Zelda.

5- Metal Gear Solid Saga/Theme


 Já pensou como seria estranho se a série The Legend of Zelda não tivesse o seu principal tema na lista de músicas do jogo? É basicamente essa mesma injustiça que acontece com Metal Gear Solid e o tema principal da própria franquia. Faça só um teste: coloque qualquer fã da saga do mercenário Solid Snake para escutar essa música e se divirta vendo eles lacrimejarem de emoção.

A presença desta música era praticamente garantida na estreia de Snake em Brawl, porém a peça precisou ser removida de última hora por causa de acusações da sua semelhança com uma antiga música de um compositor russo. Admitindo a semelhança, a Konami fez um versão atualizada do tema com várias mudanças para o lançamento de Metal Gear Solid 4 (PS3), mas mesmo assim a peça não ganhou uma segunda chance em Smash Ultimate.

4- Lance/Red Battle Theme (Pokémon Gold/Silver)


Pokémon pode até ser uma das franquias mais bem representadas dentro de Smash em quantidade de músicas, mas a grande maioria dos fãs ainda sente “algo” faltando. Na minha sincera opinião, o que falta é a música tema da batalha mais marcante de toda a série de jogos.

Uma música epicamente tensa, que apenas os dois maiores treinadores de Kanto tiveram a honra de chamar de suas. Se você está diante do mestre Pokémon Red ou Lance, o campeão de Johto, só há uma única certeza possível: sua espinha irá gelar perante estes titãs.

Além do mais, é sempre bom ter mais variedade de músicas para os estágios de Pokémon, porque, estatisticamente, a grande maioria das partidas de campeonatos profissionais de Smash Ultimate costumam acontecer nos estágios dessa franquia.

3- Aquatic Ambience (Donkey Kong Country)


Aquatic Ambience não estar em Smash Bros. deveria ser considerado um crime! Essa obra-prima do gênio David Wise é uma das composições mais respeitadas e lembradas da história dos videogames. Não é brincadeira! Tente clicar nesse vídeo e não ficar pelo menos uns 2 minutos completamente absorvido na atmosfera intimista da melodia.

Calma e relaxante como a água, é normal que algumas pessoas utilizem o argumento de que ela é muito parada para aparecer nas arenas caóticas do crossover da Nintendo. O problema é que esse argumento cai por água abaixo (com o perdão do trocadilho) quando músicas que são ainda mais silenciosas entram normalmente dentro do jogo. Pode ser até um remix acelerado, mas não existe desculpa para Aquatic Ambience não estar presente no Smash.

2- Life will change (Persona 5)


Todo mundo que ouviu as músicas que vieram com o DLC do personagem Joker provavelmente já sabe disso, mas sempre é bom reforçar: a trilha sonora de Persona 5 (PS3/PS4) é mais do que incrível. As músicas são cheias de estilo, letras provocantes e carregam melodias que nunca enjoam. Nesse quesito, a trilha que mais executa essas características com perfeição é Life Will Change, que infelizmente ficou de fora em Smash Ultimate.

Life Will Change é uma canção que une tudo o que há de melhor no tema central de Persona 5. Esta composição abençoada por Shoji Meguro costuma tocar durante os momentos mais hype da aventura, sempre carregando uma vibe contagiante de motivação para fazer o impossível acontecer. Como a própria letra da canção diz: “Venha reivindicar o seu direito de escutar essa música no Smash". Só não vale ficar perturbando o coitado do Sakurai no Twitter, ok?

1- Final Fantasy VII Main Theme ou One Winged Angel


Final Fantasy é, de longe, a franquia mais injustiçada dentro de Smash Ultimate, principalmente se levarmos em consideração o peso gigante que o seu nome representa na indústria. São apenas 2 músicas disponíveis no estágio de Midgar, e nenhuma delas sequer chega perto de apresentar 10% da da variedade das trilhas que fizeram Final Fantasy 7 ser a lenda que é hoje. Imagina então se formos considerar todos os jogos da franquia!

Uma coisa é fato: quanto mais músicas de Final Fantasy 7 dentro de um jogo, melhor ele será. No caso, como só podemos escolher uma peça para entrar e não a trilha sonora inteira, vamos ter que ficar com o épico “One Winged Angel”. Mas, pensando bem, o tema principal do jogo também cairia muito bem… Enfim, graças a toda essa escassez de músicas, qualquer trilha de FF7 merecia igualmente uma aparição no crossover da Nintendo. Só falta agora a dona Square liberar os direitos...

Revisão: Davi Sousa

Estudante de jornalismo que não vê a hora de achar um estágio. Apaixonado por videogames e esperando o fim de Hunter x Hunter e Berserk desde que me entendo por gente.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.