Pokémon Sword/Shield (Switch): as 10 formas Gigantamax mais criativas

Depois do lançamento das Mega Evoluções e dos Z-Moves, as formas Gigantamax são a novidade da oitava geração de Pokémon.

em 13/12/2019

Entre as novas adições de Pokémon Sword/Shield (Shield), a mais inovadora foi o surgimento do Dynamax. Nesse estado, as criaturas alcançam alturas colossais e aprimoram seus movimentos. Além disso, alguns Pokémon conseguem se transformar de um modo diferente e ainda mais poderoso ao atingir sua forma Gigantamax.


São poucos os monstrinhos que possuem essa capacidade, e encontrá-los pode ser uma tarefa árdua para os treinadores. Mas a recompensa em capturá-los vale a pena, já que quando esse poder é ativado os Pokémon ganham uma nova aparência e um movimento exclusivo de acordo com seu tipo.

Confira abaixo as 10 formas Gigantamax que mais abusam da criatividade em seus designs:

10. Pikachu

Depois do meme Fat Yoshi ter viralizado na internet em 2017, chegou a vez do monstrinho mais popular de Pokémon também receber sua versão com alguns (leia-se muitos) quilos a mais...

O Gigantamax Pikachu, que pode ser obtido por quem tenha algum registro de save de Pokémon Let's Go Pikachu (Switch), continua gerando eletricidade pelas bochechas, mas agora a armazena em sua cauda colossal.


Nessa forma, seus ataques do tipo electric mudam para Volt Crash G-Max, que não somente inflinge bastante dano nos oponentes mas também aplica o efeito de paralisação neles.

9. Hatterene

Em um primeiro momento a forma Gigantamax de Hatterene poderia passar despercebida como uma transformação Dynamax com algumas simples mudanças. O curioso é que durante o crescimento todas as partes da Pokémon são afetadas, exceto seu tronco, o qual se mantém do mesmo tamanho. 

Seu ataque especial, G-Max Smite, substitui os movimentos do tipo fairy. Quanto ativado, Hatterene invoca um raio do céu que golpeia o oponente, causando dano e deixando-o em estado de confusão.

8. Meowth

Uma coisa é certa: Meowth ganhou várias formas alternativas em Galar. Em sua versão Gigantamax, o gato estica seu corpo, se tornando um verdadeiro longcat. Além disso, a moeda em sua cabeça cresce e pode-se dizer que ele fica ainda mais obcecado por objetos brilhantes...


Entre os G-Max Moves, técnicas exclusivas dos Pokémon que possuem uma forma Gigantamax, o do Meowth é o mais peculiar. Quando ativado, o Pokémon causa uma erupção de moedas que causa dano e confunde os inimigos, além de render uma quantidade de dinheiro extra para o treinador no final da batalha.

7. Gengar

Ao contrário de outros Pokémon do tipo ghost, Gengar passa a maior parte do tempo com seus pés no chão. E mesmo com a ideia de ele atravessar o solo sendo bastante explorada, por exemplo, no jogo Pokkén Tournament (Wii U) e no design de sua mega evolução, sua forma Gigantamax também utiliza esse conceito, ao transformá-lo em um “portal para a vida após a morte” (segundo a Pokédex de Pokémon Sword) fixo no chão.
Seu movimento melhorado é G-Max Terror, no qual Gengar arremessa diversos objetos controlados por telecinese no Pokémon oponente. Após a explosão gerada pelo ataque, um efeito fantasmagórico aparece brevemente no campo, impedindo seu inimigo de escapar da batalha.

6. Duradulon

A versão Gigantamax de Duraludon consegue representar toda a grandiosidade do tipo steel ao transformá-lo em um reluzente arranha-céu. Com uma mudança de visual bastante interessante de uma criatura formada por minérios para a incorporação de uma moderna construção colossal, essa forma definitivamente merece seu lugar na lista.

Quando transformado, o Pokémon pode utilizar o movimento de tipo dragão G-Max Depletion, conjurando um vórtex de energia no oponente. Além da enorme quantidade de dano, o ataque também causa a redução dos PP (medida para contabilizar a quantidade de vezes que um movimento pode ser usado) da última habilidade utilizada pelo inimigo.

5. Orbeetle

E com mais um Pokémon da oitava geração na lista, a transformação Gigantamax de Orbeetle faz referência aos agroglifos - fenômenos populares na Inglaterra nos quais as plantações são marcadas por formatos peculiares -, ao atribuir ao Pokémon do tipo inseto um visual bastante inspirado em um OVNI.
Seu movimento especial é G-Max Gravitas, um ataque de tipo Psíquico que causa bastante dano e aumenta a gravidade da arena pelos próximos cinco turnos, fazendo com que todos os Pokémon fiquem presos ao chão e percam a imunidade a ataques do tipo Solo e efeitos de campo.

4. Flapple/Appletun

Mesmo com evoluções diferentes para cada versão do jogo, os icônicos Pokémon com temática de maçã de Galar possuem uma forma Gigantamax em comum. Nela, tanto Flapple quanto Appletun transformam-se em maçãs gigantescas que transbordam calda do seu interior. A diferença aqui está no sabor de cada uma: enquanto a de Flapple é mais azeda, Appletun produz uma calda bem doce.
Essa diferença reflete nas descrições dos G-Max Moves utilizados por cada Pokémon. Flapple ataca com G-Max Tartness e Appletun com G-Max Sweetness. E mesmo que ambos os ataques causem a mesma quantidade de dano, seus efeitos são diferentes: o primeiro reduz a evasão do oponente, e o segundo cura as condições de status dos aliados.

3. Snorlax

Quem nunca passou raiva nos jogos da série com um Snorlax bloqueando o caminho ao tirar uma soneca que atire a primeira pedra. Mas a situação em sua versão Gigantamax é ainda pior, pois com o tamanho de uma montanha e plantas em sua barriga o Pokémon é incapaz de se locomover, mesmo quando acordado. 


Não se engane: seu poder é tão grande quanto o espaço que ocupa. E como comida é o assunto favorito do gigante, nada melhor do que atribuir esse conceito ao seu G-Max Move - G-Max Replenish - em que as berries consumidas na batalha pelos Pokémon da equipe de Snorlax são restauradas após o ataque.

2. Lapras

Em Pokémon Sword/Shield o que não falta são referências à cultura britânica. E quando Lapras ativa sua forma Gigantamax, além de crescer ainda mais seu casco torna-se capaz de comportar até 5.000 pessoas de uma vez. 

A clara inspiração no navio britânico Titanic não para por aí: a Pokédex de Pokémon Shield menciona que Lapras “cerca-se com um enorme anel de partículas de gelo” e “usa o anel para esmagar quaisquer icebergs que possam impedir seu nado gracioso.” 
Ao atacar com G-Max Resonance, o Pokémon aquático invoca uma chuva de bolas de neve gigantes no alvo, tirando uma quantidade considerável de hp do oponente e reduzindo o dano recebido de Lapras pelos próximos ataques dos inimigos.

1. Alcremie

E para fechar essa lista de gigantes, temos o Pokémon mais doce de Galar: Alcremie. Não se engane com sua aparência fofa e inofensiva, pois assim que sua forma Gigantamax é ativada esse monstrinho se torna um bolo gigante.

O conceito por trás de um Pokémon feito de creme já é criativo o suficiente, mas transformá-lo em um bolo de várias camadas diferente e ainda utilizar uma calda escorrendo como um cabelo só deixa a ideia ainda mais genial.
Nesse estado, os movimentos do tipo fairy de Alcremie tornam-se G-Max Finale, um ataque no qual vários mísseis de chantilly caem do céu, causando dano ao oponente e restaurando a vida de todos os Pokémon aliados, incluindo ele mesmo.

E para você? Qual a melhor forma Gigantamax em Pokémon Sword/Shield? E para aqueles que já possuem o jogo, não se esqueçam de resgatar o Meowth com sua forma Gigantamax na seção de Mystery Gift até o dia 15 de janeiro. 

Revisão: Icaro Sousa

Estudante de publicidade que saiu do interior de Goiás para viver na cidade grande. Apaixonado por jogos, musicais e animações, passa bastante tempo no Twitter comentando sobre esses assuntos.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.