Hoje é o dia em que Super Smash Bros. Ultimate (Switch) completa seu primeiro ano de vida, e para celebrar preparamos uma matéria especial sobre sua trajetória nesse período. Conhecido pela enorme quantidade de conteúdo, o jogo passa por constantes mudanças e atualizações, que vão da chegada de novos lutadores desbloqueáveis via DLC ao lançamento de mais modos de jogo alternativos.
Então já pode se preparar, abrir a playlist com suas trilhas sonoras favoritas e conferir uma breve retrospectiva do jogo que reúne os personagens mais queridos da Nintendo.
Novos rostos
Nada mais justo do que começar este especial com o que realmente torna a série Super Smash Bros. tão única: os lutadores. E com um elenco gigantesco de personagens jogáveis, o game para Switch não decepciona nem um pouco no quesito variedade. Além de contar com todos os lutadores que apareceram em jogos passados, a versão Ultimate ainda recebe novas figuras via DLC para completar a vasta seleção de personagens, que atualmente possui nada menos do que 74 desafiantes (sem considerar os echo fighters).
Ao todo são 63 veteranos, ou seja, todos os personagens que já apareceram em jogos passados da franquia. Quanto aos onze novos lutadores, seis (e um echo fighter) foram lançados junto com o game, e são eles: Inkling, Ridley, Simon, Richter, King K. Rool, Isabelle e Incineroar. Já o restante chegou ao jogo como conteúdo adicional em atualizações, na seguinte ordem: Piranha Plant, Joker, Hero, Banjo & Kazooie e Terry.
Com exceção da icônica planta carnívora da série Mario, que poderia ser obtida gratuitamente durante a pré-venda do jogo ou comprada posteriormente como DLC paga, estes últimos personagens listados fazem parte do Fighters Pass, um pacote que contém cinco lutadores de franquias estreantes no universo de Super Smash Bros. e um traje para Mii exclusivo de Rex, protagonista de Xenoblade Chronicles 2 (Switch).
Os personagens do passe acompanham também uma arena e algumas músicas de seu próprio jogo ou franquia. No caso de Joker, por exemplo, o mapa Mementos e parte da soundtrack de Persona 3 (PSP/PS2), Persona 4 (PS2/PS Vita/PS3) e Persona 5 (PS3/PS4) são desbloqueados junto ao “fantasma”. Além disso, esses lutadores apresentam mecânicas de combate mais alternativas do que seus antecessores, como o épico quarteto das formas alternativas de Hero que possui uma ampla, porém aleatória, seleção de habilidades ao utilizar seu down special (o famoso “pra baixo e B”).
Recentemente, mais precisamente na Versão 6.0.0 de Super Smash Bros. Ultimate, o lutador (literalmente) Terry Bogard, da franquia Fatal Fury, foi adicionado ao game. De acordo com o Fighters Pass ainda resta revelar um último personagem, mas já foram confirmados futuros lançamentos via DLC além dos lutadores presentes no passe. Infelizmente, nem todos conseguem se agradar com os anúncios de novos personagens, o que pode levar a casos graves de descontentamento por parte da comunidade, tal como ocorreu após o anúncio de Terry em que a SNK, empresa responsável por Fatal Fury, sofreu um boicote em massa de internautas frustrados.
Outra adição que merece destaque na versão definitiva de Smash foi o desenvolvimento da customização dos personagens. Além dos echo fighters, que deixaram de ser apenas skins de outros lutadores e foram reconhecidos como personagens independentes com o mesmo set de movimentos, os Mii Fighters ajudam a incluir no jogo algumas figuras icônicas que acabaram ficando de fora do elenco padrão. O exemplo de maior sucesso é a caveira Sans, de Undertale (Multi), que em vez de dar as caras como um lutador único é apenas uma forma alternativa do personagem Mii Gunner.
Para finalizar a parte de personagens presentes no game, é essencial mencionar os spirits, colecionáveis que influenciam na jogabilidade dos lutadores quando equipados em alguns modos de jogo. Na versão atual do game a lista conta com quase 1400 personagens, incluindo as formas melhoradas de spirits que atingiram o nível máximo. Divididos em quatro tipos - attack, grab, shield e neutral -, esses personagens podem fazer toda a diferença em um confronto, além de ser indispensáveis no modo World of Light.
Novos universos
É um fato que o número de personagens em Ultimate é impressionante, mas a quantidade de cenários é ainda maior. Atualmente com um um total de 107 arenas (e mais uma a caminho), o game oferece ainda a opção de personalizá-las de acordo com a escolha do jogador: todos os estágios possuem uma forma Battlefield, que padroniza as plataformas do mapa de acordo com o estágio de mesmo nome. Além disso, uma forma Ω (Ômega), que transforma o cenário em uma grande planície, e a opção de desativar os hazards, ou seja, os elementos dinâmicos do ambiente, como a aparição do Flying Man em Magicant, arena da série Mother.
Tal como acontece com os personagens, os mapas que foram lançados no Fighters Pass também possuem aspectos únicos. Para exemplificar, é só selecionar a já mencionada arena Mementos enquanto a trilha sonora de Persona está sendo reproduzida no jogo. Ao fazer isso, toda a estética do mapa será alterada de acordo com a música de qual sequência (Persona 3, 4 ou 5) estiver tocando. Ou então ao escolher o estágio Spiral Mountain da série Banjo-Kazooie, em que a paisagem da montanha rotaciona constantemente.
E por falar em mapas, é impossível não lembrar do Stage Builder, ferramenta adicionada na atualização 3.0.0 junto com o editor de vídeo e o compartilhamento de conteúdo online (modelos de Mii, arenas, vídeos e replays). Com ele, é possível criar seu próprio mapa com os elementos disponíveis para edição. Obviamente a comunidade não deixaria de aproveitar tanta liberdade, e em pouco tempo várias arenas foram construídas - algumas mais divertidas e com referências a memes, outras com um visual mais nostálgico.
Novos desafios
Uma novidade que surgiu junto com a adição dos spirits foi o Spirit Board, modo de jogo em que esses colecionáveis ficam disponíveis para confronto durante 15 minutos. Caso o jogador vença a batalha e consiga acertar o raio no spirit após sua vitória, ele é desbloqueado e poderá ser utilizado. Periodicamente, alguns eventos neste modo de jogo são anunciados. Neles, a frequência de aparição de alguns personagens com determinada temática aumentará, assim como o tempo de duração de spirits lendários no menu, que passa a ser quatro vezes maior.
Outra vantagem dos eventos é a facilidade de encontrar certos spirits de acordo com o interesse de cada um. Os temas variam de personagens específicos das séries, como aconteceu nos eventos “Oh Yeah! Mario Time!” e “Fire Emblem Fest”, a características em comum entre os spirits, como em “Green is the New Black” no qual apenas personagens com a cor verde foram selecionados.
Como nem tudo é perfeito e todo jogo tem seus problemas, com Super Smash Bros. Ultimate não poderia ser diferente. No lançamento, seu multiplayer online foi bastante criticado, principalmente por conta do imenso lag durante as partidas. Para tentar otimizar ao máximo a experiência dos jogadores, não só as configurações do modo mas também os dados de balanceamento dos lutadores são frequentemente atualizados.
Um novo Super Smash Bros.
Ao olhar pra trás e ver tudo o que foi lançado, a empolgação para descobrir o que vem por aí só aumenta. Com mais lutadores, arenas e músicas confirmados para o futuro, resta aos fãs da série torcer ansiosamente pelo anúncio de seus personagens favoritos no jogo. E para encerrar essa retrospectiva com chave de ouro, é impossível não mencionar a honrosa indicação de Super Smash Bros. Ultimate ao prêmio de Jogo do Ano no Game Awards 2019.
E para você? Quais suas mudanças favoritas ao longo do ano? E as expectativas para o futuro da série? Acha que Super Smash Bros. Ultimate merece o prêmio? Conta pra gente!
Revisão: Vladimir Machado