Há poucas semanas foi dada a largada na 8ª geração de Pokémon, com Sword & Shield, dando fim à temporada de rumores e leaks. Ao menos por agora. Vocês já pararam para pensar em quais serão os próximos jogos da franquia principal daqui para frente?
Antes de qualquer coisa, tenha em mente que, a grosso modo, o calendário da franquia é um tanto cíclico. Em outras palavras, o cronograma deles é bem definido.
Com isso, foi possível constatar que existe uma espécie de “regra” para todos os jogos de Pokémon até hoje. Em resumo, teoricamente é possível prever os futuros lançamentos segundo essa regra. E essa foi a base dessa matéria.
O interessante é que eu já tinha um embrião dessa teoria pronto desde 2016. Modéstia à parte, eu imaginava que seria lançada uma espécie de “Sun/Moon 2” (que foi USUM), assim como um possível remake de Kanto em vez de Sinnoh em 2018 (Que acabou sendo Let’s Go). Pois bem, sem mais delongas, vamos ver e entender agora os próximos lançamentos da franquia, até 2025!
O interessante é que eu já tinha um embrião dessa teoria pronto desde 2016. Modéstia à parte, eu imaginava que seria lançada uma espécie de “Sun/Moon 2” (que foi USUM), assim como um possível remake de Kanto em vez de Sinnoh em 2018 (Que acabou sendo Let’s Go). Pois bem, sem mais delongas, vamos ver e entender agora os próximos lançamentos da franquia, até 2025!
2020: Remake DP
Começando com o mais básico (e ao mesmo tempo mais provável), temos aqui saindo no ano que vem o tão aguardado remake de Diamond e Pearl. A lógica para cravar 2020 como ano de Sinnoh foi pautada em algo simples. Outra teoria na verdade, que diz que todos os remakes têm um intervalo de 2 anos em relação ao último, com um acréscimo de mais 2 anos. Explicando assim fica realmente um pouco difícil de entender, então vou dar aqui um exemplo mais prático.
Seguindo aqui essa tabela, é possível encontrar uma relação entre os jogos originais e seus remakes. Como dá para ver no começo dela, o intervalo entre Red/Blue e Fire Red/Leaf Green é de oito anos. Já entre Gold/Silver e HGSS é de 10. E por último, o intervalo de Ruby/Sapphire e ORAS é de perfeitos 12 anos (ORAS foi lançado no aniversário de 12 anos de RS).
Voltando ao remake de Sinnoh, e de acordo com essa sequência, se imagina que o próximo remake vai ter uma diferença de 14 anos entre o seu jogo original. Levando em conta que o lançamento japonês de Diamond/Pearl foi em 2006, com 14 anos temos... 2020! Então, sem mais delongas, é mais do que certa a vinda dos próximos jogos lá. Pode confirmar Sinnoh para o ano que vem!
Agora, voltando ao ponto inicial. Também existe uma regra para o lançamento de jogos Let’s Go. Claro, a chance de ser real é bem menor, dado que só existe um jogo dessa série até agora. Mas se baseando pela regra dele, existe uma separação de 20 anos entre o lançamento da terceira versão de uma geração e o seu Let’s Go. Pokémon Yellow foi lançado em 1998 no Japão, e Let’s Go saiu em 2018. Dá pra tentar imaginar o mesmo para o próximo jogo, em Johto. Pokémon Crystal foi lançado em 2001. Com 20 anos na conta, 2021 vai ser o ano de dizer Johto confirmed.
Voltando ao remake de Sinnoh, e de acordo com essa sequência, se imagina que o próximo remake vai ter uma diferença de 14 anos entre o seu jogo original. Levando em conta que o lançamento japonês de Diamond/Pearl foi em 2006, com 14 anos temos... 2020! Então, sem mais delongas, é mais do que certa a vinda dos próximos jogos lá. Pode confirmar Sinnoh para o ano que vem!
Sinnoh Confirmed? |
2021: Let’s Go Johto
Agora, saltando para 2021, quero primeiro tirar uma dúvida: por que 2021 não será um ano sabático, ou seja, por que também vai ter jogo nesse ano? Simples: desde 2015, a Game Freak lança jogos anualmente. Entre 2005 e 2015 também tiveram lançamentos ininterruptos, se agregar as datas do Japão e do ocidente. Anos sabáticos são raros na franquia, ainda mais agora, em uma era de lançamentos globais.Agora, voltando ao ponto inicial. Também existe uma regra para o lançamento de jogos Let’s Go. Claro, a chance de ser real é bem menor, dado que só existe um jogo dessa série até agora. Mas se baseando pela regra dele, existe uma separação de 20 anos entre o lançamento da terceira versão de uma geração e o seu Let’s Go. Pokémon Yellow foi lançado em 1998 no Japão, e Let’s Go saiu em 2018. Dá pra tentar imaginar o mesmo para o próximo jogo, em Johto. Pokémon Crystal foi lançado em 2001. Com 20 anos na conta, 2021 vai ser o ano de dizer Johto confirmed.
Caso haja um Let's Go em Johto, a chance dele já estar em desenvolvimento é altíssima |
2022: Gen 9
Ok. Já estamos três anos à frente do nosso tempo. O ano é 2022, e a nova geração vai sair. Mas por que 2022 vai ser o ano da nona geração? Essa resposta é a mais básica de todas, tanto que eu nem vou me estender tanto assim nela. Desde a 1ª até a 7ª geração, o tempo médio de uma geração foi de mais ou menos três anos, e desde a era de Kalos, tivemos esses exatos 3 anos entre uma geração e outra (Kalos saiu em 2013, Alola em 2016, e Galar em 2019). Seguindo essa lógica, 2022 tem tudo para ser o ano da nona geração.2023: Extensão da Gen 9
Então, 2023 seria o ano de lançamento da ‘Ultra Gen 9’. Todo mundo deve estar pensando no porquê de a nona geração ter jogo de extensão e a gen 8 não. Simples: desde 2008, com o lançamento de Platinum, nunca mais houve uma única terceira versão. A partir dali, todos os jogos de extensão foram lançados em duplas (Black/White2 e Ultra Sun e Moon).
E o que crava essa aposta é a geração nas quais BW2 e USUM foram lançadas: 5 e 7. As duas são ímpares. Além disso, ainda fica uma pergunta no ar: por que 2023 e não 2024? Simples. Tanto BW2 quanto USUM foram lançados no ano seguinte ao lançamento da geração. Ou seja, daqui a 4 anos provavelmente teremos o próximo jogo de extensão da franquia.
Bem, agora tudo passa a ficar um pouco mais claro. Normalmente a primeira geração em um console novo chega cerca de 2 anos após o lançamento desse console (a exemplo, o DS recebeu Diamond e Pearl dois anos depois do seu lançamento, assim como o 3DS e o Switch). Coloca então que 2026 seria o ano de abertura da décima geração. 2025 pode acabar sendo um ano sabático mesmo (ou melhor, com um novo jogo de Kanto).
Seguindo o atual padrão América/Europa, seria possível que a próxima região fosse inspirada no México? |
2024: Let’s Go Hoenn
Agora, 2024. Já faz 10 anos desde a última aventura em Hoenn. É a hora perfeita para lançar um novo jogo por lá. Seguindo a lógica de Let’s Go, temos aqui duas décadas desde o lançamento de Emerald, em 2004. Levando em conta que o jogo de encerramento da geração deve ser um Let’s Go, coloca em 2024 Let’s Go Hoenn aí!Como poderia ser um Let's Go em Hoenn? |
2025: Gen 10 (ano sabático?)
Ok. Agora as coisas começam a ficar um pouco embaçadas. Olhando 6 anos no futuro, estamos em 2025. É aí que complica. No ano seguinte, vai ocorrer o aniversário de 30 anos de Pokémon. Tanto no aniversário de 10 quanto no de 20, a franquia foi recebida com gerações novas. Seguindo essa lógica, esse seria um ano sabático (assim como 2005 foi no Japão e 2015 no mundo, como eu disse lá no começo). Só que isso conflita com o resto do cronograma, mas, ao mesmo tempo, o calendário padrão indica que aqui começa a décima geração. A essa altura do campeonato, o Switch já vai estar no alto dos seus oito anos. Muito provavelmente seu sucessor já terá sido lançado (em 2024, acredito eu?).Bem, agora tudo passa a ficar um pouco mais claro. Normalmente a primeira geração em um console novo chega cerca de 2 anos após o lançamento desse console (a exemplo, o DS recebeu Diamond e Pearl dois anos depois do seu lançamento, assim como o 3DS e o Switch). Coloca então que 2026 seria o ano de abertura da décima geração. 2025 pode acabar sendo um ano sabático mesmo (ou melhor, com um novo jogo de Kanto).
Futuro
A partir daí, como vai ser a franquia? A resposta é: impossível de cravar. Depois de 2026 e da gen 10, o padrão usado como base para essa teoria tem seu fim (dado o aniversário de 30 anos da franquia), e o leque se abre para as mais diversas possibilidades.
Pokémon pode acabar por aqui, mudar completamente sua forma de marketing (como já vem mudando desde a 7ª geração) ou também pode seguir normalmente por mais duas gerações, ou até mais que isso. Não faltam ideias.
Então é isso. Essa aqui foi uma visão minha sobre o provável futuro da franquia. E vocês? Acham que chegou a hora dos remakes de Sinnoh? Imaginam um futuro como esse? Ou não? Comentem!
Revisão: Davi Sousa