Nintendo gastou cerca de US$ 46 milhões em propagandas de TV nos EUA em 2019

Apesar de ter ficado atrás de Sony e Microsoft em quantidade de dinheiro gasto, os comerciais da Big N foram assistidos mais de 3 bilhões de vezes.

em 28/12/2019
Um levantamento divulgado neste sábado (28) pelo site de tecnologia norte-americano VentureBeat e pela empresa de monitoramento iSpot.tv mostra que a Nintendo gastou aproximadamente US$ 46 milhões em veiculação de comerciais na televisão dos EUA em 2019.


Esse valor é menos da metade do que foi gasto durante o ano por seus concorrentes diretos, Sony e Microsoft – US$ 108,5 milhões e US$ 100 milhões, respectivamente. No entanto, o investimento da Big N foi capaz de provocar 3,07 bilhões de impressões, que é o número de vezes que pessoas assistiram a suas propagandas. Em comparação, as peças de produtos Xbox geraram mais de 4,8 bilhões de impressões.

Os quatro primeiros programas em que as marcas de videogames mais investiram dinheiro são esportivos – NFL Football, NBA Basketball, College Football e o Super Bowl. Em quinto lugar, ficou o desenho animado Bob Esponja Calça Quadrada, resultado puxado pela Nintendo, que gastou US$ 7,08 milhões nos comerciais da série infantil.

No geral, o estudo detectou que, neste ano, houve uma queda de 14,68% nos gastos da indústria de games em propagandas de TV em relação ao ano passado. Apesar de ter o maior orçamento de publicidade do ano, a Sony viu seu investimento cair 45,51%. Por outro lado, a Microsoft aumentou em 232,22% seus gastos com comerciais.


Jornalista, analista de mídias, PcD e entusiasta de games desde que jogou Pokémon Azul no Game Boy Color nos anos 90. De lá para cá, tenta aproveitar ao máximo todos os consoles no pouco tempo que a vida adulta permite. Se não está escrevendo para o Blast ou demorando anos para zerar um jogo, está no Twitter (@DanielMorbi) e no Instagram (@danielmorbi_)