Meus jogos favoritos de 2019 — Nicholas Wagner

Os redatores do Nintendo Blast falam sobre os títulos que mais curtiram entre os lançamentos deste ano.

em 24/12/2019


Adeus, ano velho! Feliz ano novo! 2019 se despede e deixa grandes adições à biblioteca do Nintendo Switch, o console híbrido que impressiona a cada ano que passa. Queria eu ter todo o tempo do mundo disponível para desfrutar de cada jogo lançado, experimentando novas aventuras e desbravando novos universos. Na minha opinião, 2019 marcou o fim de um ciclo de amadurecimento do Switch e, a partir de agora, teremos títulos fortes vindo para o console, tanto da Nintendo quanto de terceiros.


Infelizmente, o tempo é curto e temos que escolher dividi-lo com alguns dos títulos lançados para a plataforma. Eu, neste ano, escolhi alguns que marcaram minha trajetória como gamer e divido-os com vocês. Confesso que não sairei do tradicional, mas garanto que trago recomendações valiosas para você que ainda não experimentou.

Pokémon GO

Peço licença ao The Game Awards para destacar entre os melhores jogos do ano um título que foi lançado em 2016. Da mesma forma que na premiação internacional, aqui meu destaque vai para o melhor jogo em andamento (ongoing game). Estive entre o grupo de jogadores que iniciou sua aventura no lançamento há 3 anos e, depois de uma pausa, retornei neste ano vendo toda a evolução do jogo para dispositivos móveis Pokémon GO.

Além de ter recebido inúmeras novidades nesse meio tempo, como as reides, o jogo passou por um amadurecimento em relação às suas funcionalidades. São atualizações constantes, eventos recorrentes com novidades para os jogadores, novas gerações sendo lançadas (só neste ano foram duas) e, principalmente, o amadurecimento de uma comunidade super receptiva, que instiga novos jogadores a explorarem cada vez mais o mundo.


Super Mario Maker 2

O Nintendo Switch tem trazido a oportunidade que muitos jogadores de Wii U não tiveram de aproveitar seus grandes lançamentos. Super Mario Maker 2, o qual foi lançado como uma segunda versão, permitiu que eu conhecesse o criador de fases do nosso encanador bigodudo e confesso que fiquei surpreendido com o resultado. O título que, para mim, não parecia merecer tanto destaque como tinha recebido no Wii U, mostrou-se uma fonte de diversão infinita e valeu cada centavo da aquisição.

Além de trazer tudo aquilo que o Wii U já tinha proporcionado, Super Mario Maker 2 introduziu novas funcionalidades e encaixou-se muito bem na portabilidade da plataforma, sendo perfeito para curtos períodos de jogatina no ônibus ou na sala de espera do médico. Ainda, de surpresa, os fãs ganharam uma atualização gratuita com novidades e a inclusão do personagem Link.

The Legend of Zelda: Link's Awakening

Um dos jogos que tive o prazer de produzir a análise para o Nintendo Blast em 2019 foi The Legend of Zelda: Link’s Awakening (não deixe de conferi-la). Como fã da série, mas também crítico, não tenho como descrever a qualidade do mais recente título do rapaz de capuz verde. Link’s Awakening é o primeiro jogo com vista top-down no Switch e sucede a linha de jogos que até então vinha sendo lançada no 3DS, mostrando um imenso carinho dos desenvolvedores em criar um estilo artístico único — e muito fofinho, convenhamos.

Para os gamers que nunca puderam conhecer o jogo da franquia original, o remake de Link’s Awakening chega em boa hora. Apesar de possuir alguns defeitos, ele certamente está entre os melhores jogos de meu 2019.

Pokémon Sword/Shield

Antes mesmo de seu lançamento, a oitava geração de Pokémon foi alvo de muitas críticas por parte da comunidade de fãs. Entre os motivos, destacam-se a não inclusão da Pokédex completa e a aparente falta de retrabalho nas animações dos monstrinhos, parecendo um port dos jogos de 3DS. Felizmente, o lançamento provou que Pokémon Sword/Shield está entre os melhores títulos já lançados para a franquia

Particularmente, a união dos elementos tradicionais da franquia com as mecânicas que deram certo em Pokémon Let’s Go Eevee/Pikachu (Switch) e a criação da Wild Area tornaram a experiência uma das mais imersivas da franquia, incentivando a captura de todas as criaturas no mais clássico estilo “temos que pegar”. Não me resta opção senão recomendar fortemente o jogo aos novos e veteranos jogadores de Pokémon.


E você, meu amigo, quais foram os jogos que mais te impressionaram em 2019? Certamente, foi um ano repleto de lançamentos de peso para o Nintendo Switch, elevando as minhas expectativas para 2020, que será, na minha opinião, o ano em que a plataforma começará a receber grandes títulos de qualidade. Desejo a todos um novo ano de muitas alegrias e repleto de tempo livre para curtir cada novo lançamento!

Fã de games desde pequeno, quando começou sua jornada com Mario e Zelda lá no SNES. É formado na área das engenharias e trabalha com desenvolvimento de software.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.