Aconteceu ontem, durante o terceiro dia da Comic Con Experience 2019, a grande final da etapa brasileira do Just Dance M.A.C. Challenge. O participante Tiago Silva, de Brasília, se consagrou campeão da categoria masculina do torneio, enquanto Aynne Allana, de Belo Horizonte, garantiu o título de campeã feminina. Os dois irão representar o nosso país na disputa final latino-americana no ano que vem.
O Just Dance M.A.C. Challenge é a competição oficial de Just Dance entre países da América Latina, criado em um momento de hiato da Copa do Mundo Just Dance. Durante o ano, o Brasil recebeu etapas classificatórias nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador - pela primeira vez, as disputas foram separadas em duas categorias: masculino e feminino. Em março de 2020, o Brasil receberá a grande final latino-americana do Challenge, com a presença dos campeões de cada um dos seis países participantes.
O palco da Oi Game Arena foi o espaço escolhido para receber os participantes da etapa final nacional. Os competidores Guilherme Ennes, Diegho San, Tiago Silva e Murillo Furtado se enfrentaram pelo título masculino, enquanto a categoria feminina foi disputada pelas jogadoras Luana Pereira, Luciana Nunes, Dora Mora e Aynne Allana. A competição contou com músicas do título mais recente da franquia, o Just Dance 2020 (Wii/ Switch), incluindo:
- Taki Taki (DJ Snake ft. Selena Gomez, Ozuna, Cardi B)
- Soy Yo (Bomba Estéreo)
- Fancy Footwork (Chromeo)
- Rain Over Me (Pitbull ft. Marc Anthony)
- The Time (Black Eyes Peas)
- Bangarang (Skrillex ft. Sirah)
- Sushi (Merk & Kremont)
Infelizmente, ao escolher um time de jurados que demonstrou não ter uma relação forte com o Just Dance, com a área de dança e sem conhecimento prévio sobre as coreografias, a competição não conseguiu evitar polêmicas relacionadas a imparcialidade de alguns critérios usados para a votação. Em muitos momentos, faltava clareza quanto à justificativa da avaliação (às vezes, nenhuma era apresentada) e as juradas demonstraram não conhecer as músicas da competição, além de parecerem confusas e indecisas em momentos decisivos para os competidores.
De fato, as juradas escolhidas não ganharam a aprovação da comunidade brasileira do jogo:
Just Dance 2020 está disponível para Switch e Wii. A versão para o console híbrido está disponível na Loja Nintendo.