Após sete anos ausente da maior feira de games da América
Latina, a Nintendo retornou para a Brasil Game Show (BGS) em 2019. Mesmo com o longo período distante e sem representação oficial em nosso país,
a empresa jamais deixou de ser contatada pela organização do evento.“Nunca deixamos de falar com eles e convidá-los para a BGS”,
revelou Marcelo Tavares, CEO da BGS, durante coletiva realizada no último
domingo (13).
“Sabemos que o Brasil oferece uma burocracia grande e carga tributária elevada. Dependendo do modelo de negócios de cada companhia, pode realmente ser um pouco difícil para a empresa manter sua atividade no país. Porém, o que temos a nosso favor é a enorme paixão do brasileiro pelos games, com mais de 70 milhões de jogadores, dentre os quais há um grande número de nintendistas”, disse Tavares.
O trabalho de trazer a Nintendo para a BGS também ganhou força após pesquisa realizada em 2018 pelos organizadores do evento, em conjunto com o Datafolha. O estudo demonstrou que a maioria do público no Brasil joga em mais de uma plataforma.“Por isso, queremos uma feira cada vez mais democrática”, comentou o CEO, lembrando que o primeiro passo para esse retorno foi dado no ano passado.
“Na edição de 2018, tivemos o concurso de cosplay apoiado pela Nintendo e a presença do Charles Martinet, que era parte de todo o processo. Quando a empresa veio no último ano e viu a grandiosidade do evento, sentindo como nosso mercado estava, percebeu que realmente não poderia mais ficar de fora”, destacou Tavares.
A visita do ator responsável pelas vozes do Mario, Luigi, Wario, Waluigi, Baby Mario e Baby Luigi esteve completamente relacionada ao retorno da Nintendo à BGS. “O Charles Martinet me disse que não viu nada igual ao que temos de conteúdo e paixão do jogador. No ano passado, entre todos os convidados internacionais, ele foi o mais bem avaliado e, por isso, decidimos trazê-lo de volta. Isso mostra a importância do papel do público e é legal que o Charles e a Nintendo toparam esse retorno. Quando anunciamos ele há algum tempo, já estava tudo alinhado para que a Nintendo viesse junto”, comentou Tavares.
Ele também foi questionado se a Nintendo na BGS pode representar algum avanço para novamente termos uma representação oficial no Brasil. “A vinda deles já é uma grande influencia, todos aqui estão influenciando possíveis decisões da empresa. Agora, assim como vocês, eu estou na torcida para que ela cada vez mais invista e valorize o público brasileiro. Mas, vejo que a atual gestão, quem está cuidando da América Latina na Nintendo, está olhando com muito carinho para o nosso país. O estande aqui no evento, a Loja Nintendo e os cartões pré-pagos são iniciativas que a aproximam do público e esperamos que isso se fortaleça”, ressaltou.