Em breve, será lançado o mais novo título da série entre as casas da Sega e da Nintendo: Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020 (Switch). Entre as muitas novidades do jogo, estão a narração em português e os “1964 events”, espécie de eventos retrô dos últimos Jogos sediados em Tóquio. A franquia já vem para o seu quarto título nesse ano. Mas como foi a primeira edição do “jogo dos Jogos”? Vamos relembrar aqui.
Mario & Sonic at the 2008 Olympic Games foi lançado para Wii em 6 de novembro de 2007 na América. Já sua versão para DS chegou um pouquinho mais tarde, em 22 de janeiro de 2008 (também na América). O crossover mais ambicioso de todos os tempos na época foi o primeiro a juntar os “rivais” Mario e Sonic no mesmo jogo.
A ideia de unir os mascotes da Nintendo e da Sega se originou em 2005, quando os criadores dos personagens discutiram sobre a possibilidade de criar um jogo no qual Mario e Sonic fossem os protagonistas. A discussão tomou forma quando a Sega conseguiu a licença do Comitê Olímpico para produzir o próximo jogo dos Jogos (desde 2000 já havia um jogo oficial das Olimpíadas, porém essa seria a primeira versão sob a produção da Sega).
O próprio COI foi favorável à ideia de Mario e Sonic em um jogo oficial, uma vez que o mesmo tinha pretensões de ganhar a atenção de um público mais jovem (algo que ainda querem, de acordo com a justificativa deles para incluir Skate e Surfe como modalidades em 2020). A nova aventura dos mascotes foi oficialmente anunciada em março de 2007, e ambos fizeram sua estreia na E3 do mesmo ano.
A ideia de unir os mascotes da Nintendo e da Sega se originou em 2005, quando os criadores dos personagens discutiram sobre a possibilidade de criar um jogo no qual Mario e Sonic fossem os protagonistas. A discussão tomou forma quando a Sega conseguiu a licença do Comitê Olímpico para produzir o próximo jogo dos Jogos (desde 2000 já havia um jogo oficial das Olimpíadas, porém essa seria a primeira versão sob a produção da Sega).
O próprio COI foi favorável à ideia de Mario e Sonic em um jogo oficial, uma vez que o mesmo tinha pretensões de ganhar a atenção de um público mais jovem (algo que ainda querem, de acordo com a justificativa deles para incluir Skate e Surfe como modalidades em 2020). A nova aventura dos mascotes foi oficialmente anunciada em março de 2007, e ambos fizeram sua estreia na E3 do mesmo ano.
O primeiro trailer do novo jogoO primeiro jogo da série contava com diversas modalidades que ocorreram nos Jogos de Pequim, classificadas em “eventos” como Atletismo (no qual era possível, com certo treino, bater a marca de inacreditáveis 8 segundos), Natação, Ciclismo, Tiro, Tiro com Arco, Canoagem, Esgrima e Tênis de Mesa.
'Dream Canoe', modalidade exclusiva da versão de DS |
As infinitas possibilidades que o então novo Wii fornecia eram infinitas. Com seu controle de movimentos, você podia girar o Wiimote, conseguindo assim simular o movimento do Arremesso de Martelo. Outro exemplo interessante era a combinação com o Nunchuk, que trazia um maior realismo ao Tiro com Arco.
A versão de DS também não ficava para trás. Apesar de não possuir os mesmos controles de movimento do Wii (o que tirava muito da experiência de “esporte” do jogo), o microfone do portátil trazia uma sensação realista (em cansaço, principalmente) para as provas de natação, assim como a tela tátil, que era uma das mais exigidas já nas provas de Atletismo (por exemplo, no Arremesso de Dardo você utilizava a tela para projetar o ângulo de arremesso no jogo)
Além disso, na própria versão de 2008, também surgiram os “Dream Events”, versões-fantasia dos eventos reais, como a Canoagem, que incluía elementos de Mario Kart nas corridas, ou o Tênis de Mesa, onde era possível usar power-ups durante a partida.
A versão de DS também não ficava para trás. Apesar de não possuir os mesmos controles de movimento do Wii (o que tirava muito da experiência de “esporte” do jogo), o microfone do portátil trazia uma sensação realista (em cansaço, principalmente) para as provas de natação, assim como a tela tátil, que era uma das mais exigidas já nas provas de Atletismo (por exemplo, no Arremesso de Dardo você utilizava a tela para projetar o ângulo de arremesso no jogo)
Além disso, na própria versão de 2008, também surgiram os “Dream Events”, versões-fantasia dos eventos reais, como a Canoagem, que incluía elementos de Mario Kart nas corridas, ou o Tênis de Mesa, onde era possível usar power-ups durante a partida.
Na versão de Wii, o Tiro com Arco (Archery) fazia uso do Wiimote e Nunchuk, trazendo uma experiência mais realista ao jogo |
Não eram apenas Mario e Sonic que estavam no jogo! Com aparições como Vector, Donkey Kong, Blaze e Daisy, o elenco inicial contava com 16 personagens selecionáveis. Eles recebiam suas estatísticas, que faziam diferença na jogabilidade final. Por exemplo, usar um personagem com a característica forte, como Knuckles, teria desvantagem em uma prova de velocidade (o que não aconteceria com Yoshi, que tem essa habilidade mais exacerbada).
O jogo teve um desempenho "regular" de acordo com as críticas. O ponto em comum entre elas foi quanto à falta de simplicidade na forma de jogar. Na versão de Wii, foi pontuado que os comandos no Wiimote+Nunchuk não eram intuitivos. Apesar disso, o jogo teve uma recepção favorável do público, vendendo cerca de 10 milhões de unidades. A parceria também rendeu frutos a longo prazo, com lançamentos marcados para as Olimpíadas de Inverno de Vancouver em 2010, e os Jogos de Londres em 2012, tema da próxima parte da série.
Revisão: Davi Sousa