BGS 2019: Pilar Puebilta fala sobre presença da Nintendo no evento e futuros planos para o país

Confira a entrevista que a gerente de relações públicas da Nintendo na América Latina concedeu à equipe do Nintendo Blast.

em 12/10/2019
Neste ano, com o retorno da Nintendo ao pavilhão da Brasil Game Show, o Nintendo Blast foi convidado para uma conversa especial com Pilar Pueblita, gerente de relações públicas da empresa para a América Latina. A representante da Big N falou com nossa equipe sobre os motivos que os levaram a participar novamente do evento de maneira pública, além de futuros planos para o Brasil, como representação oficial no país e localização de títulos em português. Confira:


Nintendo Blast - No ano passado, a Nintendo esteve na BGS oferecendo apoio à Cosplay Zone, mas não teve um estande. Neste ano, a Nintendo tem seu estande com vários jogos para nós jogarmos, incluindo Luigi’s Mansion 3, que será lançado no fim do mês. Por que a Nintendo decidiu estar aqui este ano?

Pilar Pueblita - Primeiramente, sim, nós estamos aqui com um estande na BGS. Depois de sete anos, a Nintendo está voltando para o evento brasileiro. Nós sabemos que essa é a grande festa dos videogames no Brasil e também na região e é por isso que decidimos estar aqui. Outra razão é que a missão da empresa é colocar sorrisos nos rostos das pessoas e é isso que nós queremos fazer. Essas experiências, com títulos importantes para nós, títulos recém-lançados e também títulos não lançados que serão disponibilizados no final do ano: eles estão aqui. É porque nós queremos explorar essa oportunidade de dar para as pessoas as experiências dos jogos da Nintendo, mas também colocar sorrisos nos rostos das pessoas. E, claro, porque sabemos que no Brasil há muitos “nintendistas”, nós decidimos estar aqui para agradecer. No ano passado, nós tivemos o patrocínio na Cosplay Zone, mas desta vez, nós estamos dando a chance de colocarem as mãos em alguns dos nossos jogos.


Por exemplo, The Legend of Zelda: Link’s Awakening teve seu lançamento em setembro. Nós também temos Super Mario Maker 2, que foi lançado em junho. Mas também outros títulos importantes como Mario Kart 8 Deluxe, Super Mario Party, New Super Mario Bros. U Deluxe, eles estão aqui na Brasil Game Show para testes. E, como você mencionou, Luigi’s Mansion 3, que será lançado daqui a três semanas, em 31 de outubro, nós o temos aqui e essa é exatamente a mesma demonstração que tivemos na E3, em Los Angeles.

Outro detalhe importante que eu gostaria de compartilhar com nossos consumidores no Brasil é que, no estande da Nintendo na BGS, nós temos a oportunidade de tirar fotos com Pokémon. Pokémon Sword/Shield são os próximos títulos da série, com uma geração totalmente nova que estará no Nintendo Switch. Nós tivemos a chance de ter aqui a atividade de fotos exatamente igual a que tivemos no PAX West, em Seattle, alguns meses atrás. Então, essa é uma maneira de estar em contato com os consumidores do Brasil. Nós queremos dá-los ótimas experiências e uma boa oportunidade de colocar as mãos nos nossos jogos. E é por isso que estamos aqui: para colocar um sorriso nos rostos de todos os “nintendistas”.

Nintendo Blast - É lindo ver a Nintendo com esse grande estande para que todas as pessoas possam curtir os jogos.

Pilar Pueblita - Nós estamos muito animados também e, novamente, estamos seguindo a missão da empresa porque o Brasil tem muitas oportunidades para a Nintendo. Seguir a missão da empresa e responder aos chamados de estarmos perto dos consumidores são as razões de estarmos aqui.

Nintendo Blast - Com tantos jogos a serem lançados, porque vocês escolheram Luigi’s Mansion 3 para trazer para nós?

Pilar Pueblita - É o próximo jogo que será lançado! É definitivamente um dos maiores títulos que está vindo para o fim de 2019. E por que não? É o Luigi! É um novo Luigi’s Mansion com uma nova história. Agora não é uma mansão, é um hotel. Os amigos do Luigi se perdem. É uma nova aventura para o Luigi. Por isso que nós estamos aqui com Luigi’s Mansion 3 antes do seu lançamento.


Nintendo Blast - Nós também temos Ring Fit Adventure, que será lançado em breve. A Nintendo tem algum plano para trazer Ring Fit Adventure oficialmente para o Brasil?

Pilar Pueblita - Por enquanto, não. Nós não temos planos especificamente para a data de lançamento. Então, assim que tivermos novas informações, claro que iremos compartilhá-las com vocês. Mas Ring Fit Adventure não estará disponível no Brasil na data de lançamento, que é 18 de outubro.

Nintendo Blast - Faz um ano que a Nintendo começou a vender cartões de download nas Lojas Americanas. Nós gostaríamos de saber se há planos que expandi-los para outras lojas e quais títulos vocês pretendem trazer?

Pilar Pueblita - Na verdade, essa é uma pergunta muito boa e eu gostaria de compartilhar com vocês. Sim, ano passado, nesse evento, nós introduzimos cartões de conteúdo digital da Nintendo nas Lojas Americanas. Os cartões foram vendidos no país em algumas lojas selecionadas. Nesse momento, eu posso lhes dizer que nós confirmamos uma expansão com as Lojas Americanas. Agora, é no país inteiro. Todas as Lojas Americanas no país terão os cartões de conteúdo disponíveis para os fãs.

Temos mais de dez jogos disponíveis e, claro, nós estamos trabalhando para conseguir os jogos novos. Por exemplo, no ano passado, à época do lançamento de Super Smash Bros. Ultimate, o cartão de conteúdo digital esteve disponível no Brasil. No momento do lançamento de Pokémon Let’s Go, Pikachu/Let’s Go, Eevee, nós tivemos os cartões disponíveis. Agora, nós estamos trabalhando duro para que vocês possam ter Luigi’s Mansion 3 e Pokémon Sword/Shield nesses cartões. Mas algo que posso lhes dizer é que esses jogos também estarão disponíveis no dia de lançamento na Loja Nintendo, a loja digital para códigos de jogos de Nintendo Switch.

Também, na BGS, o estande da Magazine Luiza está vendendo esses cartões. Então, no ano passado, nós estávamos anunciando a introdução dos cartões. Neste ano, estamos anunciando sua expansão. E, claro, temos a Loja Nintendo, que hoje tem mais de 100 conteúdos para comprar, entre títulos fisrt e third party, DLCs, etc.

Nintendo Blast - Já que você citou a Loja Nintendo, o que vocês estão achando dela? Está trazendo resultados? Está funcionando ou as pessoas não compram muito?

Pilar Pueblita - Eu não posso compartilhar números, pois são informações que não estão disponíveis. Mas o que eu posso lhes dizer é que, no ano passado, especialmente neste evento, nós tínhamos uma biblioteca de somente títulos first party, cerca de 13 a 15 jogos. Hoje, temos mais de 60 títulos first e third party. Eu posso confirmar que, no dia 31 de outubro, Luigi’s Mansion 3 estará na loja. Eu posso lhes dizer que, no dia 15 de novembro, Pokémon Sword/Shield estarão disponíveis na loja. Na verdade, nesse momento, a pré compra de Luigi’s Mansion 3 está disponível na Loja Nintendo. Então, se você comprar antecipadamente seu código hoje, assim que o dia de lançamento chegar você irá recebê-lo, pronto para ser registrado no seu console.

Nós temos mais jogos, nós expandimos para outros parceiros. Na verdade, alguns parceiros brasileiros adicionaram conteúdo na loja. Por exemplo, Horizon Chase Turbo está lá e, para nós, foi um momento muito importante quando compartilhamos com os consumidores brasileiros que um jogo brasileiro estava disponível não só no Nintendo Switch, mas disponível para compra em reais.


Outra mudança importante na Loja Nintendo que posso compartilhar é que, no ano passado, nós anunciamos que uma de suas características era que os consumidores poderiam comprar com cartões de crédito locais. Agora, os consumidores também podem comprar seus jogos com boleto bancário, que eu sei que é bastante popular e comum, com várias facilidades para o consumidor. Então, respondendo à sua pergunta, a resposta é que estamos expandindo nossa biblioteca, estamos dando mais opções para os consumidores comprarem nossos jogos. Não temos somente títulos first party, mas também third party. E estamos planejando colocar grandes jogos como Luigi’s Mansion 3 e Pokémon Sword/Shield na loja no dia de lançamento. Então, acho que é uma mensagem importante para lhes dizer o quão importante é a Loja Nintendo no Brasil.

Nintendo Blast - Você disse que a Loja Nintendo está expandindo e há muitos jogos de third parties, como FIFA 20, e jogos indies também. Há algum tipo de estudo para ver quais jogos serão colocados na Loja Nintendo no Brasil?

Pilar Pueblita - A decisão para quais jogos serão colocados é mais ligada à parceria que temos com outras empresas porque, para títulos third party, não somos os donos do conteúdo. Para títulos first party, todos estão lá. Não há mistério. Todos os jogos first party são lançados no mesmo dia na eShop e na Loja Nintendo. O resto é algo como uma decisão comum entre a Nintendo, claro, porque é a nossa plataforma, mas também o dono do conteúdo. Eu tenho certeza que é mais algo como checagem de oportunidades do que um estudo dos tipos de jogos. Isso é algo que eu sei. Mas é uma decisão em comum entre os donos e nós.

Nintendo Blast - Nas últimas semanas, nós recebemos Mario Kart Tour, que está completamente localizado em português. Mas nós ainda não recebemos alguns títulos como Dragalia Lost e Dr. Mario World, mesmo eles tendo sido lançados antes de Mario Kart Tour. Dr. Mario World tem até uma localização em português que não recebemos. Como a Nintendo escolhe quais jogos receberemos?

Pilar Pueblita - No caso de Dr. Mario World ou Mario Kart Tour, é mais como uma combinação de fatores. Uma das coisas que posso lhes dizer é que, sim, há um plano para trazer, no futuro, Dr. Mario World para o Brasil. Agora, nós temos suporte completo para Mario Kart Tour, que tem uma localização completamente em português. E, claro, nós iremos avisá-los quando tivermos mais detalhes sobre títulos futuros para mobile.

Nintendo Blast - Já que estamos falando sobre jogos mobile e localização em português, há planos de expandir a localização para todos os jogos?

Pilar Pueblita - Isso é algo que não posso confirmar ou dar mais detalhes sobre, mas, novamente, o Brasil é um país cheio de oportunidades e nós queremos colocar sorrisos nos rostos dos consumidores brasileiros. Assim que tiver informações sobre se alguns títulos de Nintendo Switch terão suporte em português brasileiro, claro que irei compartilhar com vocês. Mas agora não temos algo a compartilhar.

Nintendo Blast - É bom saber que vocês estão pensando na gente!

Pilar Pueblita - Eu acho que é importante dizer para vocês que nós queremos lhes dar nosso conteúdo na sua língua. Mario Kart Tour é um exemplo e também Fire Emblem Heroes. Fire Emblem Heroes foi um título que lançou no Brasil sem esse suporte. Depois de alguns meses, nós introduzimos a localização completa em português. E agora nós temos cada vez mais conteúdo, especialmente nos títulos mobile, que têm atualizações, novos recursos e atividades. Então, já temos suporte em português para Fire Emblem Heroes e, nesse caso, Mario Kart Tour. Mas isso é só uma demonstração de que, sim, nós queremos isso. Assim que tivermos informação sobre mais suporte de localizações, claro que iremos compartilhar com vocês.

Nintendo Blast - Super Mario Run está em português também.

Pilar Pueblita - Sim, Super Mario Run está em português também.


Nintendo Blast - A presença da Nintendo na BGS está sendo bem positiva para o público brasileiro e, nos últimos anos, nós temos visto a empresa tomar iniciativas para ter uma presença maior no mercado nacional. E, agora, nós temos uma mudança na administração da Nintendo of America, com Doug Bowser como presidente. Isso significa que podemos esperar alguma alteração na maneira como a Nintendo está representada no Brasil?

Pilar Pueblita - Nós não temos planos diferentes além do que temos aqui e o que temos disponível para os consumidores como a Loja Nintendo e os cartões de conteúdo digital. E, claro, aproximando nossos produtos dos consumidores em eventos como este. Nós estamos felizes com o Sr. Bowser como o novo presidente da Nintendo of America. Mas as atividade, por ora, são exatamente as mesmas. Claro, assim que tiver novidades, irei avisá-los. Mas isso é só uma demonstração de como queremos dizer “obrigado”. Como queremos dizer a todos os “nintendistas” que, mesmo nós não termos uma distribuição física oficial no país, estamos trabalhando para oferecer a vocês conteúdos com os cartões, com a Loja Nintendo, com os títulos mobile e, claro, com este tipo de evento, tendo representantes da Nintendo para falar com vocês.

Outra coisa que gostaria de falar sobre como estamos nos aproximando dos fãs brasileiros é que cinco meses atrás, na E3, nós lançamos nossa página oficial no Facebook para os fãs brasileiros e todo o conteúdo está em português. Então, essa é uma forma de dizer que, sim, nós estamos nos aproximando de vocês e nós estamos trabalhando para isso. Mas, agora, são os cartões de conteúdo digital, a Loja Nintendo, eventos como a BGS e títulos mobile em português. Assim que tivermos mais informações, iremos compartilhá-las com vocês. Mas, no momento, estamos muito felizes e animados de estarmos aqui na BGS.

Nintendo Blast - Muito obrigado!

Pilar Pueblita - Obrigada!


Colaboração: Lucas Gomyde e Vinícius Veloso
Fotos: João Pedro Boaventura

Jornalista, analista de mídias, PcD e entusiasta de games desde que jogou Pokémon Azul no Game Boy Color nos anos 90. De lá para cá, tenta aproveitar ao máximo todos os consoles no pouco tempo que a vida adulta permite. Se não está escrevendo para o Blast ou demorando anos para zerar um jogo, está no Twitter (@DanielMorbi) e no Instagram (@danielmorbi_)
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.