Em 27 de setembro chegará ao Switch Dragon Quest XI: Echoes of an Elusive Age (DQXI), mais um RPG de peso de uma das melhores franquias do gênero, e tenho certeza de que muitos dos nossos leitores irão passar dezenas de horas nesse universo. No entanto, comparando com outros Dragon Quests, a dificuldade geral desse jogo é relativamente menor, o que pode fazer com que alguns playthroughs se tornem fáceis demais da metade pra frente do jogo.
Caso você não tenha nenhuma (ou pouquíssima) experiência com JRPGs, ou simplesmente quer ter uma jogatina super light, provavelmente ficará contente com o modo normal, porém, para todos os outros jogadores, as Draconian Quests (que compõem o “modo difícil” de DQXI) são realmente úteis e fazem com que o jogo seja muito melhor.
O que é e como funciona
Em suma, este modo é composto de 8 efeitos diferentes que servem para dificultar a vida do jogador. É apenas possível adicionar/ativar a Draconian Quest na criação de um save e, após isso, é impossível adicionar efeitos, apenas removê-los livremente em qualquer igreja.Em outras palavras, caso um jogador adicione todos os 8 efeitos, mas depois de 3 horas de jogo tenha se arrependido de algum(ns), basta ir numa das inúmeras igrejas espalhadas pelo mundo e aplicar as mudanças. Agora, caso outro jogador depois de 20 horas de jogo perceba que tudo está fácil demais (o que pode acontecer por vários motivos), para ativar a Draconian Quest, infelizmente terá que começar um save do zero.
Sabendo disso, entre as 8 opções, existe muito espaço para flexibilidade e ajuste de acordo com a vontade do jogador, mas, mesmo assim, existem algumas que são fortemente recomendadas. Em seguida, apresentarei todos os efeitos e comentarei sobre a aplicabilidade deles no seu playthrough.
Caso não queira ler sobre todos os efeitos, minha recomendação para um primeiro playtrough é ativar “Reduced experience from easy fights”, “All enemies are super strong” e “Party is wiped out if protagonist perishes”. Para um segundo, todos os anteriores com a adição de “No shopping” e “Townsfolk talk tripe”.
- All enemies are super strong
Quanto aos chefões, esses sim apresentarão um enorme desafio, principalmente no mid e late game, quando alguns te forçarão a ajustar a sua party para lidar com os seus efeitos, como resistência à magia, etc.
- Reduced experience from easy fights
Digo um pouco porque, na verdade, DQXI não requer muito grind de experiência. Em geral, caso você sempre faça algumas batalhas contra os monstros de uma área específica, dificilmente sentirá a necessidade de farmar XP. Mesmo assim, acho que secundariamente esse efeito torne visível as barreiras entre áreas, alertando quando você deveria passar para a próxima (pois não está ganhando XP com os monstros dali).
- Party wiped out if protagonist perishes
- No shopping
Porém, até desbloquear a forja e para alguns itens gerais, como ervas de cura, essa opção pode parecer um pouco hostil. Na dúvida, recomendo que ative esse efeito e, caso seja demais, basta desativar. Querendo ou não, corta um pouco do conteúdo do jogo, e talvez seja mais recomendado para um segundo playthrough.
- Townslok talk tripe
Realmente não sei porque alguém ativaria isso num primeiro playtrough, porque perderia uma parte de diálogo “legítimo”, o que acaba prejudicando a ambientação desse mundo tão interessante. Além disso, pesquisando um pouco descobri que alguns (ou todos) os NPCs afetados por esse efeito dizem algo tipo “You don’t believe me, do you? / Você não acredita em mim, não é?”, o que torna esse efeito ainda mais inútil.
- No armour
- Shypox
- Super shypox
Toques finais
Esses são os 8 efeitos disponíveis e, como eu disse, alguns são realmente recomendados para fazer a sua experiência no jogo melhor. Na dúvida: experimente! E, caso queira testar diferentes efeitos, a demo já está disponível na eShop, que conta com cerca de 5 horas da campanha principal.Aproveite esse tempo até o lançamento para ver com quais efeitos irá jogar e, acima disso, completar todo o conteúdo da demo, pois o seu save será transferido para o jogo completo!