PokéBlock
Os Pokéblocks são blocos de doces coloridos feitos para Pokémon e são usados principalmente para aumentar a condição para competições em uma das cinco áreas: COOL, BEAUTY, CUTE, SMART e TOUGH. Pokéblocks são usados para preparar um Pokémon para concursos, aumentando sua condição na categoria apropriada. Quanto melhor a condição de um Pokémon na categoria em que estiver participando, melhor será no julgamento preliminar do concurso. Na terceira geração, os Pokéblocks também podem ser usados na Zona Safari, atraindo Pokémon de determinadas Natures, e também sendo colocados em alimentadores ou para tornar os Pokémon selvagens menos propensos a escapar em batalha ao jogarmos os Pokéblocks neles, assim como era na Zona do Safari de Kanto.Dar um Pokéblock a um Pokémon aumenta sua condição em quantidades dependentes das Bagas usadas em sua criação, e influenciadas pela habilidade com que foi feita. A sensação de um Pokéblock limita quantos deles um Pokémon pode comer. Seu nível indica a quantidade pela qual seu sabor mais forte afetará a condição do Pokémon, enquanto sua cor - detalhada na seção a seguir - pode indicar qual sabor é mais forte. Para cada Pokéblock que um Pokémon come, seu valor de sensação é adicionado a um número associado ao Pokémon (às vezes chamado de brilho na comunidade de fãs). Esse número tem um máximo de 255 e, quando chegar a esse ponto, o Pokémon não poderá mais comer mais nenhum. O tamanho desse número é indicado por um anel de estrelas que aparece ao redor do Pokémon no PokéNav, à medida que ele recebe mais Pokéblocks. O anel começa em 1 estrela e adiciona uma nova estrela após somarem 29 pontos de sensação, até um máximo de 10 estrelas. O nível de um Pokéblock indica a força do seu sabor mais forte. Se um Pokéblock contém mais de um sabor, a única maneira de conhecer a força dos outros será calculá-los com base nas bagas que forem produzidas no Pokéblock.
Mightyena comendo um Pokéblock |
Quando um Pokémon recebe um Pokéblock, sua condição em cada categoria aumenta, dependendo dos pontos fortes dos sabores do mesmo e de quais categorias eles correspondem, até o máximo de 255 por stat. Inclusive, Pokémon como o Feebas, nessa geração, evoluirá para Milotic somente ao atingir 170 de BEAUTY, ou 3 Pokéblocks na cor Índigo, que são feitos a partir do Kelpsy Berry.
Feebas e seu Narcisismo... |
Hora de misturar! |
Poffin
Os Poffins são um tipo de alimento introduzido na quarta geração dos monstrinhos de bolso. Seu nome é a junção das palavras Pokémon e muffin. No entanto, apesar do nome, parecem ter uma semelhança mais próxima com um pãozinho ou um biscoito.Para criar Poffins, precisamos mexer sua massa em uma tigela enquanto o cozinhamos. A tigela que contém a massa aparece na tela inferior do Nintendo DS, onde o jogador deve usar sua caneta para mexê-la. Se o jogador não mexer a massa com a velocidade suficiente, ela queima, mas se a mexer rápido demais, ela vazará.
Corre que tá queimando! |
Durante o cozimento, uma seta indica a direção em que o jogador deve mexer a mistura (no sentido horário ou anti-horário), que desaparece quando o jogador começa a mexer nessa direção. Enquanto a mistura não estiver sendo agitada na direção errada, após um curto período de tempo, outra seta aparecerá indicando a nova direção a ser agitada; pode ser a mesma direção que antes ou a direção oposta. Essa é a hora mais difícil, pois as queimaduras normalmente ocorrem na troca de sentido. O Poffin sempre será cozido após um minuto, mas agitar rapidamente na direção correta reduz o tempo de cozimento, resultando em sabores mais fortes no Poffin produzido. Mexer em qualquer direção impedirá que o Poffin queime, mas mexer na direção errada não diminuirá o tempo de cozimento.
Girando, girando e girando! |
À medida em que o Poffin cozinha, a mistura se torna mais espessa, dificultando a agitação, porém também fica mais difícil de derramar. Sendo assim, há 3 fases para o cozimento:
- No primeiro estágio, as chamas sob a panela são alaranjadas e a mistura é pálida. É espessa e fácil de derramar;
- No segundo estágio, as chamas ficam vermelhas e a mistura começa a dourar. Requer agitação mais rápida para girar na mesma velocidade, dificultando muito o derramamento;
- Na fase final, as chamas ficam azuis e a mistura fica marrom escura. Ele requer agitação ainda mais rápida para girar, mas agora é impossível derramar, não importa a rapidez com que é mexido;
Aumento em Beleza e Fofura! |
Quando um Pokémon é alimentado com um Poffin, suas condições para o Super Contest são normalmente aumentadas em uma quantidade igual à força do sabor correspondente. Se um Pokémon gosta de um determinado sabor, o aumento é multiplicado por 1,1, enquanto que se ele não gosta do sabor, é multiplicado por 0,9. O nível de um Poffin é igual à força do seu sabor mais forte. Por exemplo, um Poffin com 8 de SWEET e 12 de SPICY terá o nível 12. A menos que o Poffin seja um Poffin queimado ou rico, seu nome dependerá dos sabores presentes. Se houver apenas um sabor presente, o Poffin será nomeado após esse sabor. Somado ao nível do Poffin, temos também a suavidade, que varia de acordo com cada berry. Por exemplo, um Poffin criado usando apenas um Wiki Berry terá uma suavidade de 24, o que significa que um Pokémon pode consumir, no máximo, 11 Poffins feitos a partir de uma única Wiki Berry. Sempre que um Pokémon come um Poffin, a suavidade desse Poffin é adicionada ao brilho do Pokémon, até um máximo de 255 pontos. Por padrão, todos possuem 0 de brilho. Se um Pokémon chegar aos 255 de brilho, ele não poderá mais comer nenhum Poffin, pois essa é uma condição permanente e não pode ser redefinida. Se um Pokémon comer um Poffin que faria com que seu brilho excedesse 255, em vez disso, seu brilho se tornará 255 (a condição do Pokémon ainda aumenta normalmente).
Nivel máximo! |
Poké Puff
Na sexta geração tivemos a criação dos Poké Puffs, que são pequenas confecções em forma de bolo, ou se preferirem, cupcakes. Os Poké Puffs vêm em cinco sabores: doce, hortelã, cítrico, mocha e especiarias. Esses sabores são puramente estéticos e não interferem no afeto adquirido pelos Pokémon. Os Poké Puffs também possuem uma variação mais rara, a Supreme, que possui sabores especiais. Estes vêm em duas versões, obtidas de maneiras diferentes. As versões sazonais são obtidas após marcar 5 estrelas em um mini-jogo ilimitado. Os dois restantes são deixados pelos visitantes no espaço Pokémon-Amie do jogador após eventos especiais. Os Pokémon podem ser alimentados com Poké Puffs para aumentar seu afeto, e como conseqüência isso também aumenta seu nível de satisfeito, ou seja, não aguenta mais comer. Certos Pokémon não podem comer Poké Puffs, pois não tem boca.Quando um Pokémon é alimentado com um Poké Puff, vários corações flutuam acima dele, correspondendo ao número de pontos que foram adicionados ao seu afeto. Quando um Pokémon é alimentado com um Poké Puff, se o nível de satisfeito for inferior a 198 pontos, ele fará três mordidas rápidas; se o nível de satisfeito for de 198 a 213 pontos, diminuirá a velocidade para a terceira mordida; e se o nível de satisfeito estiver acima de 213 pontos, fará as três mordidas lentamente. Se o jogador não alimentar o Pokémon por todo o Poké Puff, ele não ganhará nenhum carinho, mas continuará ganhando nível de satisfeito. Se o Pokémon come normalmente em três mordidas, cada mordida adiciona 16 à sua nível de satisfeito.
Munch! Munch! |
Poké Beans
Em Alola, tudo é diferente, inclusive a comida dos Pokémon. Aqui temos os Poké Beans, que geralmente são usados para alimentar Pokémon. Quando falamos geralmente é porque esse não é seu único uso, também podendo ser usados para fazer café, quando torrados. Seus grãos podem brotar em pés enormes (será que tem a galinha com os ovos de ouro lá em cima?), que soltam mais grãos, como na Ilha Abeens do Poké Pelago.Isle Abeens em Sun e Moon |
Os Poké Beans podem ser usados principalmente em dois lugares: no Pokémon Refresh (parecido com o Pokémon-Amie) e no Poké Pelago. Em Pokémon Refresh, o jogador pode alimentar qualquer variedade de Poké Bean para seus Pokémon para aumentar seu afeto. No Poké Pelago, os Poké Beans têm alguns usos. O feijão comum pode ser usado para desenvolver as ilhas de Poké Pelago, alimentando os Pokémon que fazem as tarefas. Eles também podem ser usados para encher garrafas de feijão, que requerem sete grãos comuns. Qualquer variedade de Poké Bean também pode ser colocada na caixa de Poké Bean de uma ilha para melhorar temporariamente sua função. O dono do Pokémon Center Café também recompensará o jogador com Rare Candies se tiver alimentado Poké Beans suficiente para todos os seus Pokémon.
Hora de comer, Pikachu! |
Pokémon Candies
Os docinhos, embora sejam velhos conhecidos dos jogadores por conta do Rare Candy, foram “melhorados” com o lançamento de Pokémon GO. Aqui, os “Candies” são usados para evoluirmos os Pokémon e embora possa soar estranho, há também outros tipos de doces que podem ser usados nos jogos Let’s Go Eevee e Pikachu. Neles, os doces substituem as vitaminas, como Protein, e aumentam os atributos do Pokémon. Existem três tipos de doces: doces baseados em estatísticas, doces baseados em espécies e doces raros.ém disso, também ao contrário do game de celular, desde a introdução de Tyrogue, Hitmonlee e Hitmonchan têm Candy separado.Os doces são mais comumente obtidos através da captura de Pokémon selvagens ou da transferência de Pokémon para o Professor Oak. O tipo de doce obtido depende das espécies capturadas ou transferidas. O Professor premiará o jogador com um Candy baseado em estatísticas para cada Pokémon transferido, com base no doce que ele pode render quando capturado na natureza. Para cada 50 Pokémon da mesma espécie transferidos, o Professor Oak também premiará um doce específico para cada Pokémon, que aumentará todos os atributos daquele Pokémon simultaneamente.
Pote de doces em Pokémon Let's Go Eevee e Pikachu |
Gostaram? Muito doce? Sem dúvidas, essas características adicionam mais horas aos jogos, pois para se juntar tudo isso, demanda um certo tempo. Embora não sejam obrigatórios para se passar pela história, o fator de colecionador pode falar um pouco mais alto nessa hora, sem falar que toda essa correria dá uma fome...
Revisão: Icaro Sousa
Imagens: Bulbapedia