Lançado com o terceiro título da série Gargoyle’s Quest, o jogo é um spin-off da franquia da CAPCOM Ghosts ‘n Goblins, que figurou entre os maiores e mais bem sucedidos lançamentos da década de 90. Dessa vez, o jogador não será mais Arthur, mas sim Firebrand, um demônio em busca de suas pedras injustamente roubadas. Confira um pouco mais sobre esse título que mistura mecânicas de plataforma e RPG.
O anti-herói injustiçado
O nome Tokuro Fujiwara já não é mais, nos dias de hoje, muito citado entre os grandes desenvolvedores de jogos. Não podemos, porém, descartar os grandes precursores da indústria dos games que criaram as franquias de sucesso do século passado. Tokuro tem entre as suas criações uma das séries marcantes do início da era dos videogames: Ghosts ‘n Goblins.Lançado para inúmeras plataformas, dentre elas o Nintendo Entertainment System, a franquia ficou conhecida por sua alta dificuldade e por seu protagonista, o cavaleiro Arthur, que decide atravessar os portões do inferno para resgatar sua princesa. A história pode até parecer clichê, mas o jogo de plataforma no estilo run ‘n gun trouxe belos gráficos e uma trilha sonora notável — o suficiente para deixar a marca em muitos dos jogadores da época.
Cena icônica do início de Ghosts 'n Goblins |
Tendo seus dois primeiros títulos lançados para Game Boy, a série tem enredo baseado no demônio vermelho Firebrand em seus embates com os outros demônios. O terceiro jogo da série, Demon’s Crest, foi então lançado para o Super Nintendo e apresentou mecânicas diferenciadas e muito bem conectadas à história.
Todos os demônios do reino lutaram durante eras pela posse dos seis Crests, pedras preciosas associadas a elementos da natureza, são elas: fogo, terra, água, ar, tempo e céu. Firebrand, como um dos que se destacou, lutou por todos os Crests para então obter a pedra do infinito, capaz de fornecer poderes ilimitados ao portador. Quando conseguiu a última delas, em um combate com o dragão, ficou gravemente ferido e foi vítima de uma emboscada planejada por Phalanx, que quebra sua Crest de fogo em cinco partes e rouba todas as outras.
Preso em uma emboscada |
Quase um metroidvania
Se há algo que é destaque em Demon’s Crest, além de seus belos gráficos, é a sua mecânica de plataforma. Assim como em um jogo comum do gênero, há diversas fases a serem visitadas com diferentes temáticas, inimigos e desafios a serem vencidos. A diferença fica por conta da não linearidade, pois, de forma semelhante a um RPG ou metroidvania, você conquista diferentes habilidades ao longo da jornada que permitem visitar lugares antes não acessíveis. Para que o “mapa-múndi” se adapte a essa mecânica, sua exploração é feita através do sobrevoo da região, onde o jogador escolhe o local em que Firebrand irá pousar.Sobrevoo pela região permite a escolha do estágio a ser jogado |
Firebrand usando o Earth Crest |
- Fire Crest: é a forma obtida no início da jogatina por Firebrand. Apesar de já fornecer o disparo de fogo e o voo, essa pedra foi quebrada por Phalanx e, por isso, é a única que pode receber upgrades durante a jornada, como a possibilidade de criar plataformas temporárias, escalar paredes, quebrar paredes de tijolos ou apenas aumentar o dano;
- Earth Crest: como essa pedra fornece os poderes da terra, acaba impedindo o voo de Firebrand. Por outro lado, dá grande força para empurrar objetos pesados, quebrar estátuas e pedras;
- Air Crest: dominando os poderes do vento, essa pedra transforma Firebrand na gárgula aérea, permitindo o voo livre vertical ou horizontal — o que não era possível na forma comum do personagem. Além disso, é possível cortar plantas com rajadas de vento;
- Water Crest: também são perdidas as habilidades de voo do personagem, mas torna-se possível nadar e respirar debaixo d’água por tempo ilimitado;
- Time Crest: essa é uma das mais diferenciadas, pois diz a lenda que fornece ao portador as habilidades de voltar no tempo. Seu principal diferencial é diminuir pela metade o dano recebido pela gárgula;
- Infinity Crest: a última e mais poderosa forma e o principal objetivo de Firebrand, a pedra do infinito dá a ele todos os poderes das outras transformações de uma só vez. Invejável, não é mesmo? Mas só é possível obtê-la depois de vencer o jogo.
Confira, logo abaixo, outras matérias dos jogos que integram o catálogo do Super Nintendo no Switch Online.
- Brawl Brothers
- Breath of Fire
- Demon’s Crest
- F-ZERO
- Joe & Mac 2: Lost in the Tropics
- Kirby’s Dream Course
- Kirby’s Dream Land 3
- Pilotwings
- Star Fox
- Stunt Race FX
- Super Earth Defense Force
- Super Ghouls’n Ghosts
- Super Mario Kart
- Super Mario World
- Super Mario World 2: Yoshi’s Island
- Super Metroid
- Super Puyo Puyo 2
- Super Soccer
- Super Tennis
- The Legend of Zelda: A Link to the Past
Revisão: Jorge Neto