DAEMON X MACHINA (Switch): dicas para iniciantes

Confira um apanhado de dicas para você não chegar perdido no meio dos tiroteio das máquinas.

em 21/09/2019



Um dos lançamentos mais aguardados desse ano, DAEMON X MACHINA (Switch) faz parte das séries que estão sendo lançadas exclusivamente no console híbrido. Para aqueles que andaram debaixo de uma pedra e estão pouco informados sobre os lançamentos do Switch, DAEMON X MACHINA é um game de tiro em terceira pessoa no qual os jogadores controlam robôs em grandes batalhas para recuperar a paz.


Como você, jogador, já deve imaginar, controlar um robô gigante - também conhecido como Arsenal - não é nenhum jogo de videogame. Por isso decidimos preparar algumas dicas para que chegue chegando em suas primeiras batalhas até pegar as manhas como um mercenário da terra futurista.

Aprenda os comandos

Começar com isso parece até óbvio, mas não é. Nesse game não há um único botão inutilizável. Absolutamente todos os botões, incluindo os direcionais analógicos que são pressionáveis, têm uma função diferenciada. E mesmo com o tutorial vai ficar difícil não se embananar, pois serão mil comandos para realizar em meio a máquinas voadoras, tiros e explosões para todos os lados, em um mapa cheio de objetos e obstáculos.

Abaixo há uma lista com os comandos básicos de um Arsenal — nome dado aos robôs de combate — para você recorrer sempre que se esquecer de uma ação ou outra:

Direcionais
  • Direcional direito: movimenta o robô para os lados.
  • Direcional direito (pressionado): robô desce de altitude até alcançar o chão;
  • Direcional esquerdo: movimentação da mira;
  • Direcional esquerdo (pressionado): aciona o Mirage, holograma do seu Arsenal que auxilia em batalha;
  • Direcional digital (botões de esquerda e direita): abre o menu de troca de armamento;
  • Direcional digital (botões de cima e baixo): muda os armamentos de Femto, partícula vermelha absorvida pelas máquinas que pode ser convertida em melhoradores de performance do Arsenal;
Botões
  • A: quando combinado ao direcional digital, abre o menu de armamento da mão direita;
  • Y: quando combinado ao direcional digital, abre o menu de armamento da mão esquerda;
  • B: aciona os propulsores a jato do Arsenal, servem para pegar altitude;
  • X: botão de ejeção do avatar para fora do robô;
  • L: aciona a arma de ombro;
  • R: aciona o propulsor de velocidade;
  • ZL: ataque da mão esquerda;
  • ZR: ataque da mão direita.
Viu só como não são poucas as coisas que se pode fazer com o controle do Switch? Mas não se desespere, ao passo que a jogatina evolui, você irá se acostumar com os comandos e conseguirá se sair bem nas missões. Acredite, pois muitas vezes o jogador possui um bom armamento, mas uma estratégia e habilidade evasiva fraca, o que poderá causar várias mortes durante as missões.

E é bom ficar bem ligeiro com os comandos, pois as batalhas são muito dinâmicas. Uma única piscada em falso pode lhe custar a missão toda. Por isso, não apenas aprenda os comandos, domine-os.

E, só um aviso: ainda há mais coisas que o jogador pode fazer, esses são os comandos básicos de ação em batalha.

Teste e misture as armas (e armaduras)

DAEMON X MACHINA possui uma variedade imensa de armamentos que podem ser equipados no seu Arsenal. É importante avisar que o jogador poderá levar até quatro armas nas mãos, uma no ombro e uma auxiliar.

As armas principais ficam nas mãos e nos ombros, essas podem ser trocadas a bel prazer do jogador. Recomendo que você aproveite o campo de testes para pôr em prova as várias combinações que o jogo pode proporcionar. Lembre-se que é um espaço livre, então a melhor dica é usufruir dessa liberdade e criar o seu estilo próprio de combate.

Para mim a melhor combinação é ter duas armas estilo metralhadoras, que possuem uma cadência e quantidade de balas alta. E, junto delas, pegar duas armas com uma cadência menor, mas com balas mais poderosas, como bazucas e snipers.

Claro que essa é uma escolha de combate pessoal, mas vai ficar à gosto do freguês a combinação que melhor lhe convém. Como já disse, aconselho que o jogador faça testes e veja o que se encaixa melhor com seu estilo de combate.

E além das armas de fogo, há também lasers, escudos, armas especiais e armas brancas e junto delas há as armas de ombro e auxiliares, essas terão menos relevância aqui pois serão melhor exploradas nas fases mais avançadas da jogatina. Não são importantes ao jogador iniciante.

Quanto às armaduras, elas também caem na descrição de preocupações que o jogador terá mais adiante na jogatina, mas já deixo o meu aviso que as partes dos Arsenals são caras e será preciso realizar missões extras para garantir que seu robô ficará tunado para aguentar as missões mais cascudas.

Não dependa dos seus companheiros de equipe

O jogador pode acabar iludido em sua primeira missão ao ser resgatado por outros mercenários (comandados pela inteligência artificial do jogo) e pensar que em todas as missões os coleguinhas irão ser um auxílio para momentos difíceis.
Saiba que isso é uma perfeita ilusão. Depois de poucas missões você verá que, por mais que os colegas sejam descritos como poderosos e grandes mercenários, o trabalho real será apenas seu.

Os robôs aliados controlados por personagens do jogo têm pouca participação para nenhuma durante batalha, servem para matar inimigos menores e ajudar distraindo outros robôs. Em batalhas contra chefes, a preocupação será única e exclusivamente sua.

Seja observador e resiliente

Sim, isso ficou mais parecendo frase de efeito motivacional. Mas entenda, há muitos inimigos nesse game, e os chefões e outros mercenários conseguem tirar o seu couro em poucos segundos. É preciso se adequar a eles e, muitas vezes, o seu Arsenal não estava preparado para essas batalhas de início, assim como você não estava.

Portanto recomendo que não somente prepare os seus armamentos que se adequam melhor à estratégia aplicada àquela missão, mas invista em estratégias variadas para derrotar o inimigo, pois há diversos fatores que mudam as condições de batalha como o tipo de inimigo, as suas fraquezas e o cenário onde a batalha está acontecendo.


Por exemplo, há batalhas contra Immortals, que são os inimigos mais comuns, e que são máquinas corrompidas e prontas para matar os seres humanos. Em geral, as batalhas com elas são mais simples, mas, quando aparecem Immortals com corpos de Arsenals, a coisa muda muito de perspectiva, pois elas se tornam mais rápidas e com poder de fogo mais poderoso.

E também haverá batalhas contra outros mercenários em seus respectivos Arsenals, essas batalhas tendem a ser mais cascudas do que as contra Immortals, pois o poder de fogo é maior e a dificuldade também. Por isso manter a mesma estratégia pode não ser a melhor escolha.

O jogo é ciente das necessidades de variação dos robôs, por isso é possível montar diversas versões do seu Arsenal e carregá-las quando encontrar uma missão que melhor se encaixar na estratégia escolhida. São dez espaços disponíveis para arquivar as suas melhores combinações.

Fique atento ao mapa

O game possui um pequeno mapa, estilo bússola, que fica no canto superior direito da tela. Esse visor irá lhe ajudar não somente a se locomover durante a batalha, mas também servirá como guia para localizar hordas de Immortals, encontrar os inimigos que estão ao seu redor — esses são marcados de vermelho no mapa —, assim como itens e campos com alta densidade de partículas de Femto.
E, por falar em itens, o jogador poderá encontrar dois tipos de itens que são de suma importância dentro e fora de batalha. Logo na primeira batalha o jogador vai notar que muitos dos inimigos menos poderosos, quando destruídos, deixam um rastro colorido. Esse rastro nada mais é que armamento, que pode ser recolhido para aumentar o número de balas disponível para o jogador.

E o segundo, e não menos importante, são os “cadáveres” de robôs, que podem ser tanto de Immortals quanto de Arsenals de outros mercenários. Essas carcaças podem ser recolhidas pelo jogador e suas peças reaproveitadas para realizar upgrades no seu Arsenal. Portanto, fique de olho.

Espero que essas dicas possam lhe ajudar em suas primeiras batalhas, tenho certeza que você conseguirá se sobressair e se tornar um bom mercenário e salvar a civilização dos Immortals.

Caso você já tenha começado a jogar, comente aqui embaixo mais dicas para os iniciantes desse game.

Revisão: Luigi Santana
Texto produzido com cópia digital cedida pela Nintendo
DAEMON X MACHINA pode ser adquirido na Loja Online da Nintendo
Siga o Blast nas Redes Sociais

Estudante de Sistemas da Informação que gostaria de aprender todas as línguas existentes, mal sabendo lidar com as duas que já fala. Descobriu seu amor pela Nintendo ao conhecer Super Mario 64 e desde então nunca mais largou os cogumelos, karts e rúpias que encontrou em seu caminho.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).