No filme Alta Fidelidade (Stephen Frears, 2000), acompanhamos os dramas de Rob Fleming (personagem interpretado por John Cusack), que tinha mania de fazer listas sobre tudo, inclusive sobre seus relacionamentos que davam errado. A partir do filme, percebemos que o problema de fazer listas é o fato de ficarmos indecisos entre o que vale a pena ser lembrado e aquilo que precisa ficar de fora. Por outro lado, a beleza desse tipo de escolha é tentar encontrar uma conexão entre todos os elementos relacionados. Não fiquei tão angustiado quanto o personagem do filme, mas admito que foi difícil selecionar as dez fases mais criativas de Super Mario Maker 2.
Para mim, a maneira de amenizar o problema foi estabelecer regras para montar esse Top 10. Assim, elaborei três critérios: 1) independentemente da dificuldade, não escolhi fases que fossem punitivas com os jogadores; 2) busquei um equilíbrio entre as temáticas e recursos utilizados, para não incluir na lista muitos estágios que tivessem a mesma proposta; e 3) tentei trazer experiências representativas da ideia de criatividade, ou seja, do uso inovador e carismático dos elementos presentes no game.
Dito isto, convido você a pegar o seu Switch e testar as fases mais criativas de Super Mario Maker 2 (até agora):
10. Automatic level (Don’t move)
Código: 83R-LB3-DKFFases automáticas são quase um tipo de arte. Desde o primeiro Super Mario Maker (Wii U) vemos criadores se dedicando a realizar proezas para construir estágios que servem mais para se ver e apreciar do que necessariamente jogar. Aqui trago um dos exemplos mais bacanas feitos recentemente.
09. Switch x Switch
Código: DRC-S88-TDFA mecânica baseada na alteração de plataformas por meio de botões permite a criação de fases bem inovadoras. Esta é uma das mais desafiadoras e bem elaboradas nesse estilo.
08. 20 Seconds: Thwomp Temple Run
Código: 550-JR7-WVFUm clima de tensão pode ser criado a partir da sensação de urgência. Aqui você precisa correr o mais rápido que puder, e qualquer erro significa um retorno ao início. Se você gosta desse tipo de pressão, vá em frente (e não olhe para trás).
07. Galactic Gravity Gauntlet
Código: 8XC-6B2-KGFUma inserção nova em Super Mario Maker 2 foi a possibilidade de trabalhar com a gravidade alterada em determinadas circunstâncias. Esse estágio abusa dessa mecânica e leva o jogador ao limite de sua coordenação motora.
06. 1-1.exe has encountered an error
Código: P1D-3Q0-TQGExistem muitas recriações da fase 1-1 de Super Mario Bros, mas poucas valem realmente a pena. Nesse estágio reimaginado, você encontra um clima bem diferente do original, e é justamente o cuidado com os detalhes que o torna um daqueles que você deve jogar.
05. Brother, Can You Spare A Coin?
Código: FWR-3W8-FVGEssa é uma fase cheia de moedas e você tem que pegar uma, apenas uma delas. Não é difícil, mas é divertido ver as estratégias utilizadas para impedir você de conseguir o objetivo antes da hora.
04. SpeedRun
Código: S32-D54-BQFÉ bem o que diz o título: o bom e velho speedrun. Criar uma fase assim exige habilidade para que tudo seja desafiador e agradável na medida certa. Esse estágio consegue isso.
03. Mario ON/OFF steroids
Código: JHB-VNL-PJGMais uma exploração da mecânica do ON/OFF Switch, mas, dessa vez, com mecanismos automáticos que exigem habilidade e velocidade do jogador.
02. Goomba Invaders
Código: PL3-817-3XFAqui, voltamos ao uso da gravidade invertida dos ambientes subterrâneos. Contudo, o elemento inovador é a utilização do mecanismo de Space Invaders. Uma experiência muito divertida que vai te deixar com um sorriso no rosto.
01. Yoshi’s Choice
Código: XKT-JCS-5LGEssa fase coloca o jogador diante de um dilema moral: matar Yoshi e terminar rapidamente ou escolher um caminho mais longo e difícil. E, então, qual é a sua escolha?
Como disse no início, fazer listas é algo que envolve certa angústia. Deixei muitas fases boas de fora e incluí algumas que, talvez, você não ache tão criativas assim. De qualquer forma, espero que elas te ajudem a aproveitar ainda mais esse jogo fantástico.
Revisão: Jhonatan Rodrigues