Grandia HD Collection (Switch): divulgados novos detalhes sobre a coletânea

Confira tudo o que já se sabe sobre a remasterização que chega nesta semana.

em 11/08/2019

Em antecipação ao lançamento de Grandia HD Collection (Switch), a Nintendo Everything conversou com o produtor Takeshi Minagawa sobre alguns detalhes desse novo port dos clássicos JRPGs. A seguir, trazemos o sumário das informações divulgadas até agora:


Sobre a coletânea:

  • O pacote duplo de Grandia e Grandia II é exclusivo para Switch;
  • O Steam terá os dois jogos remasterizados como compras separadas;
  • Opções de texto em francês, alemão, inglês e japonês disponíveis;
  • As traduções para francês e alemão foram totalmente revisadas. Foram traduzidas mais de 1 milhão de palavras em ambos os jogos. O produtor afirmou que havia a intenção de se adicionar mais idiomas, mas restrições de tempo os restringiram;
  • O idioma do áudio pode ser trocado a qualquer momento direto no menu de opções;
  • A GungHo (publicadora da coletânea) está trabalhando em parceria com a Sickhead Games [reponsável pelo port de Stardew Valley para o Switch] no Texas. Minagawa nos diz que é uma pequena equipe que é extremamente cuidadosa com o material de origem.
  • A resolução de ambas as remasterizações será de 1080p;
  • O favorito pessoal de Minagawa é o primeiro Grandia;
  • Minagawa disse que houve preocupação em checar online o feedback dos fãs para ver o que os jogadores querem;
  • Ele sabe que alguns fãs não ficaram satisfeitos com a versão para PlayStation 2 do Grandia II [a qual trouxe vários problemas técnicos em comparação com o original do Dreamcast];
  • Foi extremamente importante para Minagawa prestar respeito às versões originais dos jogos, e ele não quer decepcionar os fãs. Seu objetivo é equilibrar a quantidade certa de mudanças na atualização dos jogos. Ele quer satisfazer aqueles que querem uma versão atualizada e aqueles que querem manter o sentimento original intacto;
  • Quando perguntado se poderíamos ver o relançamento do Grandia III (PS2/PS3) ou mesmo um novo jogo da série, Minagawa respondeu: "Não tenho certeza, mas estamos trabalhando nisso".

Sobre Grandia:

  • O FMV de abertura foi estendido em aspecto 16:9;
  • Todas as fontes, ícones e artes de personagem foram atualizados;
  • A Sickhead Games realizou um trabalho de extração de todas as texturas, atualizando-as manualmente;
  • Ao mesmo tempo, Minagawa tomou cuidado para não sobrecarregar a remasterização dos visuais — a ideia é reter e ser fiel ao feeling original do título;
  • A remasterização tomou como base a versão [original, lançada em 1997 apenas no Japão] do Sega Saturn. A equipe de produção manteve a versão de Saturn como padrão de comparação lado-a-lado com a remasterização, prestando atenção especial nos visuais

Sobre Grandia II:

  • A remasterização tomou como base a Anniversary Edition lançada para PC;
  • A versão para Steam receberá uma atualização para colocá-la em dia com a nova versão do Switch;
  • Filmes e animações foram atualizados para o formato 16:9;
  • A remasterização tentou ser o mais completa possível; a exceção foram algumas fontes que se encontravam incorporadas na própria programação do PC, que foram mantidas;
  • Ambientes, texturas, ícones e modelos de personagens foram todos atualizados;
  • A otimização de certas áreas, como florestas, que usam uma grande quantidade de polígonos, acabou ficando por último no processo de rematerização;
  • Algumas animações de ataque e magia de alto nível na batalha usam um filme completo e sprites, então a equipe de desenvolvimento teve que programar manualmente tudo para adaptá-la na proporção de 16: 9.
Grandia HD Collection chega à eShop do Switch em 16 de agosto. Atualmente, ainda não há planos para um lançamento em mídia física.


é gamer pra todo jogo, mas tem predileção por títulos retrô e um bom e velho JRPG. Sonic, Donkey Kong Country, Ratchet & Clank, Final Fantasy e Disgaea são algumas das séries que formaram a paixão pelos games, desde que ganhou seu Mega Drive, muitos (nem tantos!) anos atrás. Além de escrever para o Nintendo Blast e Game Blast, pode ser encontrado tagarelando no Plano Crítico.