Em antecipação ao lançamento de Grandia HD Collection (Switch), a Nintendo Everything conversou com o produtor Takeshi Minagawa sobre alguns detalhes desse novo port dos clássicos JRPGs. A seguir, trazemos o sumário das informações divulgadas até agora:
Sobre a coletânea:
- O pacote duplo de Grandia e Grandia II é exclusivo para Switch;
- O Steam terá os dois jogos remasterizados como compras separadas;
- Opções de texto em francês, alemão, inglês e japonês disponíveis;
- As traduções para francês e alemão foram totalmente revisadas. Foram traduzidas mais de 1 milhão de palavras em ambos os jogos. O produtor afirmou que havia a intenção de se adicionar mais idiomas, mas restrições de tempo os restringiram;
- O idioma do áudio pode ser trocado a qualquer momento direto no menu de opções;
- A GungHo (publicadora da coletânea) está trabalhando em parceria com a Sickhead Games [reponsável pelo port de Stardew Valley para o Switch] no Texas. Minagawa nos diz que é uma pequena equipe que é extremamente cuidadosa com o material de origem.
- A resolução de ambas as remasterizações será de 1080p;
- O favorito pessoal de Minagawa é o primeiro Grandia;
- Minagawa disse que houve preocupação em checar online o feedback dos fãs para ver o que os jogadores querem;
- Ele sabe que alguns fãs não ficaram satisfeitos com a versão para PlayStation 2 do Grandia II [a qual trouxe vários problemas técnicos em comparação com o original do Dreamcast];
- Foi extremamente importante para Minagawa prestar respeito às versões originais dos jogos, e ele não quer decepcionar os fãs. Seu objetivo é equilibrar a quantidade certa de mudanças na atualização dos jogos. Ele quer satisfazer aqueles que querem uma versão atualizada e aqueles que querem manter o sentimento original intacto;
- Quando perguntado se poderíamos ver o relançamento do Grandia III (PS2/PS3) ou mesmo um novo jogo da série, Minagawa respondeu: "Não tenho certeza, mas estamos trabalhando nisso".
Sobre Grandia:
- O FMV de abertura foi estendido em aspecto 16:9;
- Todas as fontes, ícones e artes de personagem foram atualizados;
- A Sickhead Games realizou um trabalho de extração de todas as texturas, atualizando-as manualmente;
- Ao mesmo tempo, Minagawa tomou cuidado para não sobrecarregar a remasterização dos visuais — a ideia é reter e ser fiel ao feeling original do título;
- A remasterização tomou como base a versão [original, lançada em 1997 apenas no Japão] do Sega Saturn. A equipe de produção manteve a versão de Saturn como padrão de comparação lado-a-lado com a remasterização, prestando atenção especial nos visuais
Sobre Grandia II:
- A remasterização tomou como base a Anniversary Edition lançada para PC;
- A versão para Steam receberá uma atualização para colocá-la em dia com a nova versão do Switch;
- Filmes e animações foram atualizados para o formato 16:9;
- A remasterização tentou ser o mais completa possível; a exceção foram algumas fontes que se encontravam incorporadas na própria programação do PC, que foram mantidas;
- Ambientes, texturas, ícones e modelos de personagens foram todos atualizados;
- A otimização de certas áreas, como florestas, que usam uma grande quantidade de polígonos, acabou ficando por último no processo de rematerização;
- Algumas animações de ataque e magia de alto nível na batalha usam um filme completo e sprites, então a equipe de desenvolvimento teve que programar manualmente tudo para adaptá-la na proporção de 16: 9.
Grandia HD Collection chega à eShop do Switch em 16 de agosto. Atualmente, ainda não há planos para um lançamento em mídia física.
Fonte: Nintendo Everything