Embora para os fãs a E3 seja ocasião de alegria e entusiasmo (e ocasional balde de água fria), trata-se de um momento crucial para as desenvolvedoras conquistarem a confiança do mercado financeiro. Se o balanço geral desse ano foi positivo para os jogadores, os investidores parecem não ter reagido muito bem às projeções da Nintendo para o futuro próximo a partir do que foi mostrado.
As ações da Nintendo fecharam hoje com uma queda de 3,53% em relação ao dia anterior. O Financial Times reportou uma perda estimada em US$ 1 bilhão no valor de mercado da empresa após a última conferência da E3. Analistas apontam como principais fatores para isso o adiamento de Animal Crossing: New Horizons (Switch), além da ausência de notícias relacionadas às principais expectativas dos investidores da área em relação à empresa: serviço de jogos via streaming e lançamento de novo hardware.
Ainda que essas variações sejam algo comum de ocorrer na área (e expressem a incerteza e a especulação típicas do período), o ocorrido traz à tona um assunto central para a indústria atual, que diz respeito à sobrecarga das desenvolvedoras no processo de criação dos jogos.
O gráfico apresenta o valor de cada ação (papel ou share) da empresa, em ienes (¥). A estimativa da Financial Times se refere ao valor de mercado, e foi apresentada em dólares (US$). |
Com os games cada vez mais complexos, os ciclos produtivos vão aumentando e fazendo da E3 uma vitrine de projetos a serem lançados não em um futuro próximo, mas em um período que pode levar vários anos (o que levou, por exemplo, à abstenção da Sony do evento deste ano). Práticas problemáticas como o crunch time surgem como tentativa de "remediar" a situação, porém cobram seu próprio preço dos desenvolvedores e do produto final.
O caso de New Horizons é um exemplo significativo, já que parte do motivo apresentado pelos desenvolvedores para o adiamento foi justamente a necessidade de não se sobrecarregar a equipe de produção. A perda de um lançamento hábil para o período natalino, por outro lado, pode ter gerado esse impacto negativo no mercado. E você, como jogador, se incomoda demais com os adiamentos? Qual seria a solução para segurar esses efeitos ruins da indústria do hype?
Fonte: Nintendo Life