“Essa flauta espiritual é uma preciosa herança de família. Ela foi passada por gerações, e originalmente pertencia a um de meus ancestrais, aquele que fundou esse reino. Esse é o meu maior tesouro.” - Princesa Zelda.
Muitos instrumentos musicais, que auxiliam Link em sua jornada, estão presentes na série The Legend of Zelda como, por exemplo, a Ocarina of Time. Após utilizar esse artefato musical, outros foram surgindo, como a Harp of Ages e a Spirit Flute, item que iremos a fundo para conhecer.
Com seu poder, suavidade e canções, essa flauta é um instrumento mágico capaz de desbloquear áreas em New Hyrule. Ela inicialmente pertenceu a Anjean, uma senhora pertencente à família real de Hyrule e um dos membros da tribo Lokomo encarregado por proteger a Torre dos Espíritos. Tempos depois foi concedida para um dos ancestrais da princesa Zelda, Tetra, que tinha o dever de proteger o povo de Hyrule.
Anjean, a senhora pertencente a família Real de Hyrule, e membro dos Lokomos. |
O som dos espíritos
Ao longo de Spirit Tracks, Link aprende seis músicas diferentes com as stones, além das que já aprendeu com os Lokomos, que irão ajudá-lo a salvar a Princesa Zelda.
Song of Awakening: a canção do despertar, aprendida no santuário da floresta através da Song Stone, é tocada na flauta para que a Gossip Stone dê informações a Link sobre tesouros escondidos. Pode ser usada em qualquer pedra encontrada.
Song of Healing: a canção da cura é ensina no Templo da Floresta, ela evoca um espírito de cura que restaura os corações de Link durante uma batalha nas masmorras.Song of Birds: a canção dos pássaros, que surge na Papuchia Village, atrai pássaros ao ser tocada para que o personagem possa utilizá-los como transporte, pode também atrair cuccos, e, se tocada perto de uma pombo, este se sentará na cabeça de Link até que ele role para expulsá-lo.
Song of Light: a canção da luz, encontrada em Linebeck Trading, é utilizada para ativar os cristais de luz e iluminar o caminho do herói nos lugares mais obscuros.
Song of Discovery: ajuda Link a revelar objetos ocultos. Ele aprende essa música, que também será utilizada para encontrar o Regal Ring, que será útil ao longo do jogo em Anouki Village.
Lokomo: Para restaurar os trilhos de trem que desapareceram, deve-se tocar a canção dos Lokomo na Spirit Flute. Ao tocá-la odos os espíritos que cuidam de Hyrule serão reunidos.
Spirit Flute
O poder da Spirit Flute está focado no poder dos espíritos que protegem Nova Hyrule. De aparência simples, a flauta é feita artesanalmente, e cada cor dos bucais representa um sábio Lokomo, sendo elas: verde, branco, azul, vermelho e amarelo para cada um dos guardiões do santuário, e a cor roxa para Anjean. Além disso, as cores representam os reinos visitados por Link, floresta (verde), gelo (branco), oceano (azul), fogo (vermelho), areia (amarelo) e escuridão (roxo). Após o término do game, a Spirit Flute desaparece, voltando provavelmente para os membros da família real de Hyrule. A Spirit Flute atinge o seu poder máximo durante a batalha final contra o terrível Malladus, no qual Zelda reúne o poder sagrado dos Espíritos em seu corpo e ensina a Link uma última melodia com sua própria voz, invocando o poder das canções dos Lokomos.
Interação com a Flute
Spirit Tracks está disponível para Nintendo DS. Para usar esse instrumento, é utilizado o microfone do console portátil juntamente da stylus, que auxilia na hora de selecionar a cor que deve-se soprar para juntar as notas e formar os sons. É necessário que tudo seja feito com calma, pois, se alguma nota for tocada errada, o som não vai fazer o efeito que deveria fazer. Obviamente você pode treinar para não errar justamente no meio de uma batalha.
Relembrar é viver, e Spirit Tracks é um game que vale a pena, e você caro leitor, se lembra desse item? A sua experiência ao ter que soprar no microfone para que saísse o som era boa?
Revisão: Luigi Santana