Apesar do pronunciamento, a empresa parece que não voltará atrás em sua decisão. Masuda agradeceu, na carta, o amor de todos os fãs pela franquia e afirmou que compreende o sentimento de cada um com a retirada. Segundo ele, essa foi uma decisão difícil de ser tomada, mas isso não significa que os Pokémon que agora não aparecem não possam voltar em títulos futuros.
Confira a íntegra da carta:
Obrigado a todos os fãs pela profunda preocupação com Pokémon. Recentemente, eu anunciei que alguns Pokémon não poderão ser transferidos para Pokémon Sword e Pokémon Shield.Como podemos constatar, a empresa continua firme em sua decisão e manterá a limitação para os novos jogos dos monstros de bolso para o Nintendo Switch. O que você achou do pronunciamento?
Eu tenho lido todos os comentários de vocês e aprecio seu amor e paixão por Pokémon. Assim como todos vocês, somos apaixonados por Pokémon e cada um deles é muito importante para nós. Depois de tantos anos desenvolvendo jogos de Pokémon, essa foi uma decisão muito difícil para mim. Eu gostaria de deixar uma coisa clara: mesmo que um Pokémon específico não esteja disponível em Pokémon Sword e Pokémon Shield, isso não significa que ele não irá aparecer em jogos futuros.
O mundo de Pokémon continua a evoluir. A região de Galar oferece novos Pokémon para encontrar, treinadores para batalhar e aventuras para embarcar. Nós estamos dando nosso máximo nesses jogos, e esperamos que vocês também se juntem a nós nessa nova jornada.
28 de junho de 2019
Junichi Masuda
Fonte: Nintendo Enthusiast