Boom Boom & Pom Pom: uma dupla osso duro de roer

Saiba mais sobre as habilidades e a história dos servos mais durões de Bowser na série Mario.

em 03/06/2019

Anunciados para o novo Super Mario Maker 2 (Switch), os antagonistas Boom Boom e Pom Pom marcaram presença em alguns jogos recentes da série Mario. Mas quando foi que esses monstros surgiram para atrapalhar as aventuras do bigodudo? E quais foram suas aparições em outros spin-offs da Nintendo? Confira tudo isso e mais algumas curiosidades sobre essa dupla implacável nesse perfil:

A origem

Lançado em 1998 no Japão para NES, Super Mario Bros. 3 foi o jogo que marcou o nascimento de Boom Boom no universo de Mario. Nesse game, devido ao aspecto 2D de jogabilidade, seus ataques são um pouco diferentes do que viriam a ser nos títulos futuros: o inimigo basicamente mexe os braços de modo frenético enquanto anda para a direita e para a esquerda tentando atingir o herói.

Além disso, após ser atingido o antagonista começa a pular mais alto, abaixar e usar os espinhos de seu casco para defender-se dos pulos do jogador. Em certo ponto do jogo, ele adquire asas para planar e assim tentar ataques mais certeiros no encanador.

Já a sua parceira Pom Pom surgiu mais recentemente, no game Super Mario 3D Land (3DS). Por ter sua primeira aparição em um jogo 3D, seu conceito de gameplay não mudou muito nos outros games. Os ataques consistem basicamente em arremessar seu bumerangue e saltar. Quando atacada, vai pairar em seu casco e tentar atingir o jogador por cima, semelhantemente ao efeito do famoso Spiny Shell, ou casco azul para os mais próximos.


O interessante é que, no universo dos jogos Super Mario, os vilões desempenham sempre o mesmo papel: defender uma fortaleza, tanto terrestre quanto aérea. Geralmente, a ordem é a seguinte: após derrotar Boom Boom algumas vezes, quem aparece em seu lugar é Pom Pom, até que, em um determinado momento próximo ao final, ambos são enfrentados juntos.

"Harder, Better, Faster, Stronger"

Tanto o brutamontes quanto sua companheira receberam alguns upgrades conforme iam aparecendo em mais jogos da série. Boom Boom, após ser reinserido no universo Mario em um jogo 3D (o mesmo em que Pom Pom surgiu), ganhou um set de movimentos completamente novo, mas sem perder o icônico giro de braços.

Nele, o antagonista rodopia várias vezes para atingir o jogador, até se cansar e ficar vulnerável aos seus ataques. Quando atacado, ele se esconde em seu casco e começa a movimentar-se pelo mapa, até retornar para sua posição inicial, repetindo esse padrão até ser derrotado (após 3 golpes ou 15 bolas de fogo).



Posteriormente, em Super Mario 3D World (Wii U), ele ganha duas novas habilidades: invisibilidade e o poder de conjurar mais cascos após ser atacado. Já nos novos jogos 2D em que ele marca presença, Super Mario Run (Mobile) e New Super Mario Bros. U (Wii U), ele retorna com o clássico casco espinhoso, e neste último possui suas habilidades aperfeiçoadas por Kamek, que vão de torná-lo maior a concedê-lo asas.
Pom Pom também ganha novos poderes no jogo para Wii U, além de ter seu bumerangue original substituído por um shuriken. Entre esses novos poderes, está a habilidade de clonar-se e fazer com que cada clone arremesse um shuriken. Para encontrar a original, basta o jogador reparar na cor dos shurikens: a Pom Pom verdadeira carrega um de cor rosa, enquanto as falsas seguram outros cinzentos.

A dupla em outros jogos

Após o retorno de Boom Boom e o surgimento de Pom Pom, a dupla tornou-se recorrente em spin-offs da Nintendo. Eles apareceram nos jogos Mario Sports Superstars (3DS) como personagens jogáveis e em Super Mario Party (Switch), no qual apenas Pom Pom poderia ser controlada pelo jogador. Além disso, em Super Smash Bros. Ultimate (Switch), Boom Boom aparece como um dos Spirits colecionáveis, que ao atingir o nível 99 pode ser aprimorado para "Boom Boom & Pom Pom".



Uma curiosidade interessante é que, apesar de Boom Boom ser bem mais velho do que sua contraparte feminina, Pom Pom se tornou uma personagem jogável antes do que ele (ainda que apenas como goleira não selecionável em um evento de futebol) em Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games (3DS/Wii U)

Revisão: Luigi Santana 
Siga o Blast nas Redes Sociais

Estudante de publicidade que saiu do interior de Goiás para viver na cidade grande. Apaixonado por jogos, musicais e animações, passa bastante tempo no Twitter comentando sobre esses assuntos.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).