Ainda que não seja um remake de Diamond e Pearl, Pokémon Platinum é considerada a versão “definitiva” da quarta geração dos monstrinhos de bolso. Com gráficos melhorados e algumas mecânicas revistas em relação aos seus irmãos mais velhos (para quem não se lembra, a velocidade do Surf era muito baixa), temos agora uma Sinnoh mais fria, que pode ser notada pelo novo visual dos protagonistas e de algumas cidades, que agora possuem neve em locais sortidos. Houve ainda uma pequena mudança nos ginásios e um leve enfraquecimento da Elite Four e principalmente da campeã, Cynthia, e seu famoso Garchomp.
Uma das grandes mudanças nessa versão foi a criação do Distortion World e do Giratina em sua forma de origem. Isso fez com que o papel do Team Galactic tivesse um aumento significativo, sem falar da magnífica batalha contra o lendário Pokémon antimatéria. Por isso, tivemos que montar uma equipe diferente da que foi construída para superar os desafios com base apenas na Pokédex de Diamond e Pearl. Isso porque, na nova Pokédex, são 210 registros presentes. Com isso, muitos Pokémon foram adicionados, permitindo equipes diferentes, embora o time principal não tenha sofrido grandes mudanças em relação à estrutura.
Não pense que esquecemos: para esse guia também não valem TMs e Move Tutors encontrados após a Elite, Egg Moves, e não teremos a presença dos lendários. Fiquem agora com a melhor equipe para Sinnoh, versão Platinum. Boa leitura a todos!
Inicial
Nature - Rash (+SpA, -SpD) |
Sem muitas novidades por aqui. Dos oito ginásios presentes, o Infernape é forte diretamente contra cinco deles, e ainda é neutro contra outros dois graças à sua combinação de tipos FIRE e FIGHT. Ou seja, apenas um ginásio que o macaco de fogo não se dá bem e para isso, temos uma equipe. Bem prático, não?
Ainda, por ter stats ofensivos altos, sua presença durante a jornada será bastante aproveitada, tanto contra os treinadores espalhados pela região quanto nas batalhas importantes.
Para ajudá-lo nesse processo, seu excelente movepool lhe permite ser o Pokémon mais flexível da equipe, podendo utilizar combinações totalmente físicas, totalmente especiais ou mistas e com isso, dificilmente deixar de aplicar dano dobrado.
Sugestão de Moveset para Infernape |
Drifblim
Nature - Rash (+SpA, -SpD) |
Não vai ter Staraptor! O que fez você pensar que só porque mudamos o jogo, iríamos colocá-lo no time? Mesmo com as mudanças na Pokédex, o Drifblim ainda é uma boa escolha junto do Infernape, ainda mais com a troca de posições dos ginásios. Poderemos batalhar contra Fantina logo no primeiro encontro, ou seja, a terceira insígnia que conquistaremos.
Ofensivamente, o Drifblim não possui o mesmo potencial do Staraptor, mas conta com um movepool cheio de opções como Thunderbolt, Psychic, Shadow Ball, o próprio HM.02 - Fly e como último recurso, é capaz de aprender Explosion, que nessa geração reduz a Defense do adversário em dois níveis.
Contra a Elite, vencemos grande parte do time do Aaron por termos quádrupla resistência ao tipo dominante e agora temos uma boa chance contra o time do Lucian, o principal membro dessa Elite Four, já que os tipos GHOST e FLYING são fortes contra todos os Pokémon do membro mais forte da Elite.
Sugestão de Moveset para Drifblim |
Gyarados
Nature - Adamant (+Atk, -SpA) |
Esse dispensa comentários.Virtualmente, é o melhor Pokémon do time, pois foi abençoado com a mudança de categoria, bem como golpes que lhe auxiliam a cumprir seu papel. Sabemos o quão tedioso pode ser treinar uma Magikarp até o Lv.20 para evoluí-la.
Contudo, esse treinamento renderá bons frutos. Uma dica: quando estamos na Floresta de Eterna, antes de chegarmos na cidade com o mesmo nome, fazemos uma dupla com Cheryl, que ao final de cada batalha irá curar nossos Pokémon. Assim, podemos gastar um certo tempo aqui para treinar nosso Magikarp, afinal, não há divisão de experiência.
Sugestão de Moveset para Gyarados |
Glaceon
Nature - Modest (+SpA, -Atk) |
Alguém aí se lembra que o Eevee pode evoluir para ele? Talvez seja uma das evoluções mais esquecidas quando o assunto é o modo campanha (e o competitivo também). Porém, o Glaceon conseguiu seu lugar no time, e por boas razões. Em Pokémon Diamond&Pearl (DS), o Garchomp da Cynthia possui o golpe Brick Break, que causava dano dobrado no até então escolhido para vencê-lo, Abomasnow.
Agora, em Pokémon Platinum, o mesmo tubarão martelo possui Flamethrower, ou seja, agora a fraqueza do Yeti é quádrupla. Nesse ponto o Glaceon se sobressai por ser capaz de aguentar um Flamethrower, já que um Pokémon do tipo ICE puro, e devolver um poderoso Ice Beam para nocautear o Pokémon mais forte da quarta geração.
Ele conta ainda com opções como Water Pulse, Shadow Ball e Mirror Coat, sendo um excelente Pokémon para se utilizar contra os membros da Elite Four, afinal, seu tipo é um dos melhores ofensivamente, tendo apenas duas resistências e um Special Attack que é equiparado “só” com Kyurem, para vocês terem uma noção.
Sugestão de Moveset para Glaceon |
Hippowdon
Nature - Adamant (+Atk, -SpA) |
Sabemos que o hipopótamo não é nenhum Garchomp, mas ele se provou ser uma excelente escolha. Na região de Sinnoh, os Pokémon mais fortes são voltados para o lado físico, atributo esse que o Hippowdon defende muito bem por conta de sua alta base de HP e Defense.
Ofensivamente, seu potencial ofensivo também não é de se jogar fora: com base 112 de Attack, mesmo sem investimento ou Nature positiva o Hippowdon é capaz de causar um bom dano em oponentes que não sejam imunes ao tipo GROUND.
Sua cobertura neutra também é excelente e conta com opções como Crunch, as três mordidas elementais (Fire Fang, Ice Fang e Thunder Fang) através do item Heart Scale, Rock Tomb e Stone Edge, que quando combinados acertam quase todos os Pokémon da Elite Four para ao menos dano neutro, com a exceção do Bronzong, que é imune a Earthquake e possui resistência aos golpes rochosos.
Seu ponto fraco fica pela sua Speed, que é muito baixa, fazendo com que quase todos os Pokémon que poderemos enfrentar sejam capazes de ultrapassá-lo e causar dano, ainda mais se mirarem em sua Special Defense, que não é tão boa, deixando-o de certa forma vulnerável a esse tipo de golpe.
Sugestão de Moveset para Hippowdon |
Opcionais
Staraptor
Não tinha como não colocar ele. E não é para menos: bases ofensivas fantásticas, uma combinação de tipos totalmente ofensiva em NORMAL/FLYING e acesso a golpes fortes como Brave Bird e Close Combat, que fizeram do Staraptor uma máquina de combate muito útil em todos os estágios do jogo. Ainda, por ter Intimidate como habilidade, é capaz de formar um combo com o Gyarados, reduzindo ainda mais o Attack do oponente, facilitando o trabalho dos colegas mais frágeis como o Infernape e até certo ponto o Drifblim.
Aliás, esse é um ponto de muito cuidado do Staraptor, pois por mais que seja capaz de derrubar diversos alvos facilmente, também é derrubado sem grandes esforços, uma vez que o efeito secundário de Close Combat é reduzir as duas defesas em um nível, que já não são grande coisa.
Garchomp
Tido como o melhor Pokémon dessa geração, o Garchomp é uma peça rara e dificilmente teremos outros Pokémon como ele. Mesmo tendo outros representantes da categoria Super (aqueles com mais 600 pontos somando todas as bases), como Tyranitar, Metagross, Hydreigon e o mais famoso, Dragonite, nenhum deles é tão dominante assim em sua região como o Garchomp é em Sinnoh.
Isso porque seus stats são fantásticos, sua movepool é excelente, sua combinação de tipos DRAGON e GROUND garante dano neutro em todos os tipos presentes até então com exceção do Bronzong, que, aliás, é mencionado pela segunda vez como sendo imune ou resistente a algum tipo. Será que deveríamos colocar ele no time? E ainda por cima ele é o Pokémon mais forte da campeã da região.
Em Pokémon Platinum, tivemos uma pequena redução em sua força, pois agora ao enfrentá-lo pela primeira vez, ele está no Lv.62 ao invés do Lv.66, sendo o segundo Pokémon com maior nível que podemos enfrentar na primeira vez contra o campeão, perdendo apenas para Diantha e sua Gardevoir. Incrível, não?
Lucario
Que a força esteja com você, Luc. Sempre. Desculpe, não resisti. É uma das piadas mais fáceis de fazer com um Pokémon. Brincadeiras à parte, quem não gosta nada delas é o Lucario. Capaz de sentir a aura de seu treinador, o chacal lutador é um excelente Pokémon, pois com seu movepool super diversificado e stats ofensivos mistos, temos um “canhão de vidro” que pode tanto derrubar todos os Pokémon do adversário como falhar logo de cara e voltar para sua Pokébola mais cedo.
Em Iron Island, por volta do sexto ginásio, recebemos um ovo de Riolu, que ao chocar, já possui 120 de Happiness, atributo responsável para sua evolução. Com isso, próximo ao Lv.25 ou 27 já podemos ter o Lucario em nossas batalhas e acreditem, ele faz uma enorme diferença se bem utilizado graças aos seus tipos FIGHT e STEEL.
Yanmega
À primeira vista, a Yanmega não encanta a todos, ainda mais por sua combinação de tipos BUG e FLYING não ser muito atrativa. Mas quando o assunto são batalhas Pokémon, a coisa muda de figura. Capaz de causar dano neutro em todos os Pokémon do jogo por conta de sua habilidade, Tinted Lens, não há um Pokémon que não sofra com a combinação Air Slash + Bug Buzz.
Com um excelente Special Attack e uma boa Speed, com certeza a Yanmega será uma boa adição para a equipe. Seu ponto fraco fica em seu movepool, que de certa forma é limitado, deixando-a quase que refém de seus dois golpes de STAB. Outro ponto que pode incomodar é a chance de pegarmos uma Yanma no Great Marsh na cidade de Pastoria, pois teremos que ir até a 6ª área para aumentar a chance, chegando em 25% durante o dia.
Outros Iniciais
Empoleon
Com sua combinação de tipos única, o pinguim imperador de Sinnoh é uma escolha consistente para a jornada, ainda mais se levarmos em consideração suas resistências em virtude de sua combinação de tipos WATER e STEEL.
Sua alta base de Special Attack, somada ao seu bom movepool, lhe garante um desempenho satisfatório, embora sua Speed ainda seja um fator que o impeça de ser a melhor escolha para essa região.
Torterra
Ainda que a combinação de tipos GRASS e GROUND seja excelente no papel, na prática, o Torterra não consegue desempenhar suas funções como os outros dois. Isso porque a maioria dos golpes bons aos quais o Torterra tem acesso não utilizam seu Attack e sim seu Special Attack, sem contar que ofensivamente o tipo grama não é dos melhores.
Para piorar, sua Speed é mais baixa que a do Empoleon, praticamente garantindo que nossos adversários irão atacar primeiro, tornando-o uma escolha inconsistente em diversos momentos durante a jornada.
Sentiram uma grande diferença em relação à primeira equipe? Comparando ambas as equipes, esta é mais forte ou mais fraca? Sentiram falta de algum Pokémon que está nessa Pokédex e que poderia estar na lista ao menos como opcional? Deixem suas sugestões nos comentários. Até mais!