De todas as versões pertencentes à quarta geração da franquia Pokémon, os remakes da segunda geração, HEARTGOLD/SOULSILVER, entregam um misto de nostalgia e modernidade. Afinal, não tem nada mais gratificante do que revisitar as cidades da região de Johto, só que com todas as cores e recursos que o Nintendo DS oferece.
Tivemos também o acréscimo do arco entre Eusine e Suicune, que se estende até o pós-jogo e agrega muito valor à campanha. Porém, o que nos interessa neste guia é como vamos lidar com os desafios dessa região.
Como essas duas versões se passam no universo da quarta geração, as mecânicas são diferentes das versões originais, e com isso certos Pokémon, que antes eram extremamente fortes, agora são irrelevantes. Para quem não está acostumado com a fórmula do melhor time, estes são os critérios:
Notas de atualização — Data: 12/09/2024
Em alta no Nintendo Blast, o melhor time para os remakes HeartGold/SoulSilver me despertou o interesse em jogar novamente essas versões. Decidi utilizar em minha jornada a equipe que foi apresentada em 2018 e identifiquei alguns pontos falhos.
O time é até bom, mas não extrai o potencial da região de Johto ao máximo. Buscamos todos os recursos disponíveis no jogo e, de fato, há melhores opções para compor o elenco classificado como “melhor time”.
Por esse motivo, pedimos sinceras desculpas.
A equipe antiga era composta por: Feraligatr, Ampharos, Heracross, Fearow e Magmar.
Pensando nisso, montamos uma nova equipe e remodelamos os Pokémon presentes. Além disso, incluímos rostinhos novos (inclusive nos monstrinhos opcionais), a fim de deixar o time, de fato, como o melhor possível para a região de Johto.
Feraligatr
Nosso inicial se mantém, e por vários motivos. O principal é a divisão de categoria dos golpes. Agora, Feraligatr finalmente pode usufruir de seu STAB considerando o Attack, seu principal atributo.
Aliás, o crocodilo azul é um monstrinho bem interessante do ponto de vista prático: ataca com ferocidade, defende até que bem para um Pokémon ofensivo, e embora não seja dos mais rápidos, tem velocidade suficiente para superar adversários importantes.
A habilidade
Torrent é padrão para os iniciais do tipo
WATER, e raramente será usada, haja vista sua capacidade de dizimar oponentes sem sequer perder metade de seu HP. No entanto, pode ser usada de forma satisfatória contra adversários mais defensivos e que prolongam a luta ao ponto de ativar sua habilidade.
Seu moveset começa com o poderoso e necessário
Waterfall. Este movimento é obrigatório para avançarmos no mapa e ainda possui um bom poder base, com chance de causar o efeito de flinch nos adversários. Em seguida,
Ice Fang arredonda a cobertura magistralmente.
Crunch é poderoso e substitui
Bite, adicionando uma nova camada de cobertura ao Pokémon mandíbula grande. Isso porque o tipo
DARK recebeu um certo destaque na segunda geração, e agora nos remakes, está ainda melhor. Finalizamos com
Slash, movimento aprendido por nível e com alta chance crítica.
Sua Nature pode seguir dois perfis: Adamant (+10% Atk, -10% SpA) para mais poder destrutivo ou Jolly (+10% Spe, -10% SpA) para ter um pouco mais de agilidade. Vale lembrar que, ao optar pela segunda, há uma perda de dano considerável.
Ampharos
Assim como Gardevoir em Hoenn, Ampharos é presença garantida nas equipes de Johto. O tipo ELECTRIC puro é muito bom na segunda geração, e quando combinado com o tipo WATER de nosso inicial, basicamente todos os adversários até o campeão Lance estão garantidos.
Com a mudança de categoria, o Pokémon Luz perdeu um de seus principais trunfos: Fire Punch. O punho elemental de fogo é classificado como movimento físico e não mais especial. Contudo, isso não compromete sua usabilidade e utilidade para esta equipe.
Começamos seu moveset com
Discharge, recebendo STAB e com 30% de chance de causar o efeito de
PARALYZE, assim como sua passiva,
Static. Desse modo, Ampharos pode ter até 60% de chance a cada turno de paralisar o adversário.
Signal Beam foi uma excelente adição e pode ser usado contra Pokémon do tipo
GRASS,
PSYCHIC e
DARK, muito comuns na região de Johto e de certa forma em Kanto, e de quebra possui 10% de chance de causar o efeito de confusão no alvo.
Para ajudar sua equipe, Ampharos conta com dois movimentos importantíssimos:
Thunder Wave e
Light Screen. O primeiro garante o efeito de paralisia nos adversários enquanto que o segundo aumenta a Special Defense da equipe inteira por cinco turnos.
Como opções de Nature, temos Modest (+10% SpA, -10% Atk) para causar mais dano ou Calm (+10%SpD, -10% Atk) para uma abordagem mais defensiva. Por conta disso, a Nature Timid não compensa, pois o ganho de velocidade é irrisório em comparação aos benefícios proporcionados pelas demais.
Heracross
Finalmente podemos considerar Heracross para a equipe. O passar das gerações foi generoso com o besouro Hércules em termos de movimentos e disponibilidade. Os tipos BUG/FIGHT são ótimos ofensivamente e com grande cobertura neutra.
Com a chegada da terceira geração, técnicas como
Aerial Ace e
Brick Break foram adicionadas em seu arsenal e que são muito úteis agora em Johto. Curiosamente, Heracross pode ser capturado na cidade de Azalea, antes de enfrentarmos Whitney e sua terrível Miltank.
Um “pequeno” detalhe joga a nosso favor: a técnica Brick Break pode ser aprendida no Lv. 19, mesmo nível da vaca leiteira. Ou seja, a vitória está muito mais perto no remake do que nas versões do Game Boy Color.
Por esse motivo, os dois movimentos supracitados serão a base para seu moveset, usados em basicamente todas as batalhas importantes. Em seguida,
Shadow Claw surgiu como opção simples e imediata para ameaçar Pokémon do tipo
GHOST e, principalmente, do tipo
PSYCHIC.
Close Combat é simplesmente absurdo e pouquíssimos adversários serão capazes de sobreviver. Se considerarmos sua habilidade,
Guts, quando Heracross está sob o efeito das condições negativas
BURN,
PARALYZE ou
SLEEP, seu Attack é aumentado em 50%. Desejo boa sorte aos NPCs.
Claramente a melhor Nature para Heracross é Adamant (+10% Atk, -10% SpA), embora Jolly (+10% Spe, -10% SpA) seja tão viável quanto, ainda mais considerando o possível aumento de Attack em virtude de sua habilidade.
Crobat
O famoso exemplo de fast support, ou em uma tradução livre, suporte rápido. Crobat não é conhecido por seus feitos ofensivos e nem por suas defesas. O que define este Pokémon é sua velocidade altíssima e grande utilidade.
Sua combinação de tipos, POISON/FLYING, é muito boa quando aliada ao nosso inicial. Nos primeiros estágios da aventura, Zubat se mostra um apoio consistente e nos ajuda demais contra nosso rival, que escolherá Chikorita.
Adicionalmente, Crobat possui resistências que combinam com seus colegas, formando um grupo coeso e com resposta para todas as adversidades. Por esse motivo, a presença do morcegão no time vai além de simplesmente causar dano e de forma rápida.
Abrimos seu moveset com
Fly, técnica de viagem rápida e que pode ser usada em batalha para causar um bom dano. Em seguida temos
Poison Fang, STAB e com altas chances de causar o efeito de envenenamento tóxico no adversário. Em conjunto de Fly, o dano passivo é acumulado e habilita nocautes com facilidade.
Adotando um perfil mais “tanque”,
Roost é recebido de presente pelo líder Falkner ao derrotá-lo. Esse golpe recupera 50% de seu HP máximo e remove o tipo
FLYING de Crobat, ou seja, pode ser usado contra adversários do tipo
ELECTRIC,
ICE e
ROCK que visam explorar suas fraquezas.
Para finalizar,
U-Turn também é um prêmio por derrotarmos um líder de ginásio, no caso, Bugsy. Com este movimento, Crobat pode se reposicionar e trazer para o campo um de seus colegas. Essa função é chamada de pivô, pois rodamos a equipe e escolhemos a melhor opção para cada cenário.
Em termos de Nature, Jolly (+10% Spe, -10% SpA) é a melhor opção para obter o máximo de velocidade sem sacrificar as defesas. Adamant (+10% Atk, -10% SpA) também pode ser considerada, contudo, o foco de Crobat não é causar dano, mas, sim, manter-se vivo e girar sua equipe.
Girafarig
Isso mesmo,você não leu errado. Girafarig foi beneficiada (e muito) com o passar das gerações e da divisão de categoria. De certa forma rápida, a girafa psíquica aprende golpes poderosos e não precisa de muito esforço para desempenhar seu papel.
Um dos pontos que jogou a seu favor foi a capacidade de capturá-la antes de enfrentarmos Morty, líder de ginásio especialista no tipo GHOST. Todos os Pokémon presentes em seu ginásio são da linha evolutiva de Gastly, que carrega consigo o tipo POISON. Já deu para ter uma noção do estrago, não é?
Ou seja, temos um monstrinho dos tipos
NORMAL/
PSYCHIC que é imune ao STAB do ginásio e possui vantagem direta. Para obtê-la, na saída leste da cidade de Ecruteak está o Mt. Mortar, que pode ser usado como “ponte” para atravessar os dois lagos até a cidade de Mahogany, e consequentemente, chegar ao
Lake of Rage.
Abrimos seu moveset com
Psychic, excelente técnica aprendida no Lv. 37 e que recebe STAB. Até lá,
Confusion e
Psybeam dão conta do recado.
Shadow Ball é recebido de prêmio por vencermos Morty e será nossa principal arma contra os Pokémon do tipo
PSYCHIC.
Charge Beam tem 65% de chance de aumentar seu Special Attack após cada uso, e por ser do tipo
ELECTRIC, arredonda a cobertura ofensiva muito bem. Finalizamos com
Rock Smash, técnica necessária para quebrarmos pedras pelo caminho, além de ajudar em seu treinamento.
Considerando seu perfil de longa distância, a melhor Nature possível é Modest (+10% SpA, -10% Atk). Por conta de Charge Beam, Timid (+10%Spe, -10% Atk) também é viável e proporciona tanto ganho de velocidade quanto dano.
Mamoswine
Depois de buscar todas as opções possíveis para essa posição, estava com 99,9% de certeza que Nidoking ocuparia o posto. De repente, lembrei de um recurso pouco falado dos remakes: o
Pokeathlon.
Às quartas-feiras e aos domingos, o item
Heart Scale está disponível para compra no minigame, e com isso podemos ensinar ao nosso querido Piloswine o movimento chamado
Ancient Power, necessário para evoluí-lo em Mamoswine.
Swinub está disponível no
Ice Path, local acessível apenas após o sétimo ginásio, contudo, é uma excelente adição para o time justamente pelo momento em que se torna útil. Dos tipos
ICE/
GROUND, Mamoswine possui cobertura neutra e superefetiva invejável apenas considerando seus STABs.
Em posse de um Attack monstruoso e relativamente rápido, o Pokémon presas duplas é de suma importância para nosso sucesso contra a Elite Four e os ginásios da região de Kanto, já que este time foi montado para superar todos os desafios, seja da história principal ou do pós-jogo.
Seu moveset é simples e prático:
Earthquake e
Ice Fang. Com apenas dois movimentos teremos força suficiente para obliterar os adversários. O restante é apenas para completar.
Rock Tomb é útil para o time como um todo, já que reduz a velocidade do adversário e
Strength serve como opção de dano geral.
Suas opções de Nature transitam entre Adamant (+10% Atk, -10% SpA) e Jolly (+10% Spe, -10% SpA) assim como Heracross. Ambos são muito fortes fisicamente e mesmo não sendo velozes como Usain Bolt, são mais rápidos do que muitos Pokémon.
Opcionais
Miltank
O terror dos treinadores no começo dos anos 2000 está de volta, agora, do nosso lado. A cada geração, Miltank ganhou diversos recursos e se tornou um Pokémon completo e muito bom na campanha da segunda geração.
Suas duas habilidades e movimentos potentes transformam a vaca leiteira em um Pokémon muito resistente e capaz de aplicar um bom dano, podendo absorver golpes por seus colegas e se curar com Milk Drink, similar ao que temos em Crobat.
Nidoking
Nidoking caiu de prioridade em relação aos jogos originais por conta da ausência dos punhos elementais à venda no mercado de Goldenrod. Com isso, o rei Nido precisou se reinventar e sofreu demais com a dura competição proporcionada por Mamoswine.
Ainda assim, pode ser usado como alternativa caso você não queira passar pelo esforço de conseguir o mamute. Nidoking conta com bons golpes de STAB, vasta cobertura elemental e pode ser obtido na metade da campanha.
Magmar
Mais um Pokémon que perdeu espaço com a retirada dos punhos elementais. Antes, a combinação Fire Punch + Thunder Punch era extremamente dominante, e considerando o momento do jogo em que Magmar fica disponível, o Pokémon cuspidor de fogo atingia seu pico de poder ainda no Lv. 14.
Magmar é um Pokémon do tipo FIRE que literalmente derrete tudo em seu caminho com golpes de STAB e um outro de cobertura. Gosto de chamá-lo de “miniTyphlosion”, pois há grande semelhança no moveset, porém, com atributos ligeiramente inferiores.
Fearow
Nem sempre a opção mais fácil é a melhor. Fearow é um bom Pokémon no geral e recebido de presente ainda como Spearow, logo, receberá EXP bônus. No entanto, seu moveset é bem limitado e considerando os membros escolhidos para o time principal, tê-lo no time cria uma redundância de tipos desnecessária.
Melhores Times HeartGold/SoulSilver
Melhor time HeartGold/SoulSilver - Feraligatr
Agora sim, temos uma equipe! Algo que me impressionou ao refazer o time é a quantidade de recursos que o jogo tem e que a maioria dos jogadores opta por passar reto e rushar o jogo com o inicial.
A ideia do melhor time é justamente essa: adquirir o melhor sexteto para completar o jogo sem grandes dificuldades e sem grinding exagerado. A curva de níveis em Johto é a mais baixa entre todas as regiões.
E você, leitor, gostou da nova equipe ou prefere a anterior? Acha que algum monstrinho do time requer muitos recursos para ficar pronto e simplesmente não compensa? Ainda, acredita que outro Pokémon deveria fazer parte do elenco? Deixe seu comentário e vamos conversar sobre o tema!
Revisão: Vitor Tibério