A história de Pokémon na E3

No aquecimento para o Direct desta semana, um momento para relembrar dos anúncios da franquia no palco da Nintendo.

em 02/06/2019


O melhor momento do ano para nós, jogadores, está chegando. A E3 é quando choramos de alegria, pelos anúncios, e de tristeza, pelo dinheiro que teremos que investir nos jogos mais desejados. Neste ano, estaremos ainda mais sedentos por novidades pois Pokémon Sword & Shield (Switch) está vindo por aí!


Sem novidades desde seu anúncio em fevereiro, todos esperavam que a E3 fosse o lugar certo para que todas as novidades da oitava geração fossem reveladas, mas estávamos enganados. Um novo Pokémon Direct irá ocorrer já nesta semana e poupará tempo da conferência principal da empresa japonesa para outras novidades.

Mesmo assim, nós resolvemos aquecer suas expectativas e relembrar a história de Pokémon nas conferências da Nintendo na E3 desde o primeiro anúncio da série em 1998. Vamos entender porque o fenômeno mundial das criaturas de bolso deu seus primeiros passos numa dessas apresentações mas tão logo aprendeu a andar sozinho, voltando só para ver como tudo está. Não só uma história da conferência, mas esta matéria será também uma lembrança de toda a história dos monstrinhos de bolso.

Em 1998, o pontapé inicial para uma história de sucesso

Assim como qualquer outra franquia, Pokémon deu seus primeiros passos lá na década de 90. Um esforçado rapaz — chamado Satoshi Tajiri — trabalhava, apresentava e retrabalhava um conceito que pudesse ser aprovado pela Nintendo. Não foi fácil, mas finalmente Pocket Monsters recebeu a aprovação da Big N e levou longos seis anos para ser lançado, quase levando a Game Freak à falência.

Seu lançamento não foi dos melhores e as vendas iam mal, até que a revista japonesa CoroCoro passou a distribuir a criatura Mew para os jogadores — estava instalada a febre.

Nesse enxuto resumo da história de Pokémon, surgiu uma das mais fortes franquias da Nintendo. Mas você se pergunta: onde entra a E3 nisso? Pois é, o sucesso de Pokémon Red & Green (GB) só acontecia no Japão e nada disso era conhecido nas terras ocidentais. A E3 teve importante papel em dar o pontapé inicial na estratégia da Nintendo de inserir os monstros de bolso por aqui.

A conferência de 1998, que estava em sua quarta edição, já era um sucesso entre os fãs de videogames e foi onde Howard Lincoln — antecessor de Reggie — fez o grande anúncio:
"Dita como a mania mais quente do Japão e cativando mais de 8 milhões de crianças, Pokémon estreará nos E.U.A. em setembro [de 1998] com o lançamento de um jogo para Game Boy, uma série de televisão dedicada e uma infinidade de produtos licenciados."
O estrago estava feito! A partir do anúncio no palco de uma E3, o sucesso se tornou mundial e o ratinho amarelo se tornou uma das figuras mais icônicas da cultura pop.

O ano seguinte da E3 trouxe ainda mais Pikachu para o público com a versão ocidental de Pokémon Yellow (GB) e um enorme estande temático da franquia. A partir daí, os fãs já estavam conquistados e a franquia não precisou mais de uma conferência como a E3 para espalhar suas notícias.

De fato, Pokémon não dependia mais de um evento de grande porte pois tornou-se bombástico em seus próprios anúncios. As conferências da Nintendo passaram a ser o palco das novidades e dos novos consoles que estariam por vir e, por isso, Pokémon não deu mais tanto as caras na E3.

Em nome do marketing: não teremos E3

Por um longo tempo, era raro que Pokémon tivesse anúncios bombásticos na maior conferência de videogames do mundo por um problema: a janela temporal entre os lançamentos no oriente e no ocidente. As versões do jogo em inglês eram lançadas sempre cerca de 6 meses depois das japonesas e, por dedução, a questão do marketing torna muito mais complicado anunciá-los primeiro aqui no ocidente.

Vamos tomar como exemplo as versões Pokémon Gold & Silver (GBC): mesmo tendo sido lançados em novembro de 1999, seu anúncio inicial previa o lançamento para março de 1998 — isso mesmo! Antes da conferência da E3 de 1998, a qual anunciou a chegada de Pokémon ao ocidente.

Dessa forma, enquanto novas versões vinham sendo trabalhadas para o Japão, as terras ocidentais se divertiam com as novidades daquelas que haviam chegado traduzidas há pouco. No caso de Gold & Silver, o atraso no lançamento somado ao tempo da localização para o inglês trouxeram-no para cá somente em outubro de 2000!

Com isso em mente, Pokémon sempre era anunciado primeiramente no Japão — em geral na revista CoroCoro — e, para o ocidente, anúncios isolados revelavam as datas que sairiam as localizações. No meio disso tudo, a E3 se limitava a trazer alguns vídeos de jogabilidade das novas versões e nada mais, vista a dificuldade em sincronizar o lançamento entre Japão e Estados Unidos.



Mais de uma década se passou até que a franquia pudesse ter revelações bombásticas na conferência, a partir do momento que passou a ter lançamento simultâneo global.

Pokémon: uma franquia global

O passar dos anos trouxe, também, a evolução das tecnologias de comunicação. Fãs do ocidente não suportavam aguardar 6 meses para que a tradução de Pokémon fosse lançada. Já não fazia mais sentido manter essa diferença e, antes tarde do que nunca, o primeiro jogo para o Nintendo 3DS acompanhou um anúncio dos grandes: agora Pokémon contaria com lançamento simultâneo global.

Esse era então o pretexto para voltar a anunciar as novidades na E3, certo? Mas não foi o que aconteceu. Nesse meio tempo surgiram os Nintendo Directs, capazes de chamar a atenção de muitos fãs para as novidades da empresa e, se havia uma coisa que não tinha mudado, é que Pokémon era um sucesso. Por isso, trazer as novidades da franquia através das videoconferências era capaz de agrupar muitos fãs e a E3 continuou servindo como palco para os títulos mais inovadores.

Ainda assim, a Nintendo continuou a utilizar a conferência para trazer novidades a respeito do gameplay de cada uma das novas entradas, disponibilidade para testar no estande da empresa e, vez ou outra, algumas novidades quentes.

As versões Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire (3DS), por exemplo, foram anunciadas em um vídeo exclusivo um mês antes da E3 2014, mas a primeira aparição de gameplay foi apenas na própria conferência.



Já as versões Pokémon Sun & Moon (3DS) foram revelados em fevereiro de 2016 e a E3 daquele ano veio com alguns novos vídeos e detalhes para os fãs. Além disso, cerca de uma hora da transmissão ao vivo da Nintendo Treehouse trouxe aos fãs a oportunidade de ver em detalhes as novidades, demonstradas pelo próprio Junichi Masuda.



A partir de Pokémon Ultra Sun & Ultra Moon (3DS), porém, um padrão parece ter sido adotado: as novidades sobre Pokémon vêm sempre um pouco antes da E3 como forma de aquecimento. Foi assim com Pokémon Let’s Go! Eevee e Pokémon Let’s Go! Pikachu (Switch) e será também com Pokémon Sword & Shield (Switch), pois teremos um Direct nesta semana!

Você gosta dessa nova abordagem em que Pokémon tem seus anúncios em separado, dando espaço para outros títulos? Mesmo que não apareça no palco da conferência, o hype dos dias anteriores é um bom momento para trazer novidades da franquia e aquecer o coração dos fãs, sendo os resultados da divulgação tão bons quanto no próprio dia da apresentação.

Revisão: Vinicius Rutes

Fã de games desde pequeno, quando começou sua jornada com Mario e Zelda lá no SNES. É formado na área das engenharias e trabalha com desenvolvimento de software.
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