Hoje no Stage Select, aprenda um pouco mais sobre a história e o contexto desse novo (e bastante estiloso) mapa do clássico de luta da Nintendo.
Ladrões fantasmas de corações
Primeiro, vamos falar um pouco sobre Persona 5 e sua história. A série de RPG é o spin off mais famoso de uma franquia maior, Shin Megami Tensei, que existe desde os anos 80 e reúne uma grande quantidade de títulos. Persona começou no PlayStation original com o jogo Revelations: Persona, partindo de uma premissa que mantinha a temática sobrenatural de Shin Megami Tensei, só que com um elenco de personagens mais jovem (estudantes de ensino médio, como em muitos mangás e animes japoneses) e uma pegada estética mais pop, além de fortes referências à psicologia de Carl Jung. Principalmente o conceito de "personas", algo que pode ser traduzido como a face social que um indivíduo apresenta ao mundo — "uma espécie de máscara projetada, por um lado, para fazer uma impressão definitiva sobre os outros, e por outro, dissimular a verdadeira natureza do indivíduo", nas palavras do próprio discípulo de Freud.Quando retiram suas "máscaras" (metafóricas e literais), Joker e os outros protagonistas de Persona 5, os Phantom Thieves of Hearts, ativam suas personas (nesse contexto, espécies de "monstros" ou "demônios" que representam as personalidades de cada um) e batalham contra outras criaturas dentro da consciência de pessoas corruptas na vida real. Cada consciência toma a forma de uma dungeon temática, ou um "palácio", onde o tesouro escondido representa o coração corrupto que precisa ser roubado, o que então "purifica" a pessoa "má" e, consequentemente, resolve diversas questões e pressões sociais do dia a dia dos personagens e de várias outras pessoas afetadas.
Mementos, ao contrário desses palácios pessoais dos vilões da história, representa o inconsciente coletivo e é uma área que pode ser visitada um grande número de vezes durante o jogo. Localizada em túneis de metrô da cidade de Tóquio, os phantom thieves percorrem os trilhos usando a habilidade especial de Morgana, o gato antropomórfico do time, de se transformar em um carro. Cabe ao jogador controlá-lo e explorar o mundo de Mementos.
A área funciona como um hub de sidequests e pode ser explorada gradualmente ao longo do progresso da história, inclusive adquirindo cada vez mais importância para a trama principal. Basicamente, em contraste aos grandes palácios criados nas dungeons principais devido à imensa distorção no coração dos vilões, Mementos serve para manifestar as várias pequenas distorções dentro dos corações de pessoas comuns. Explorar seus andares gerados randomicamente pode ser uma ótima forma de acumular mais experiência e dinheiro a qualquer momento do jogo, além de permitir que você capture personas que talvez tenham passado despercebidas durante alguma dungeon.
O Mementos de Smash Bros. Ultimate
Em Smash Bros. Ultimate, Mementos é um mapa bastante simples em sua estrutura que possui alguns elementos temáticos randômicos e todo o estilo estético que Persona 5 dispõe. Para jogadores mais "sérios" e que preferem estágios mais comedidos (e costumam jogar sem os elementos "agressivos" das fases, os hazards), Mementos oferece um ambiente agradável de batalha com sua plataforma principal com um pequeno desnível e duas plataformas menores na parte de cima, quase como um Battlefield mais "torto".O mapa ainda conta com pequenas aparições cameo de outros phantom thieves de Persona 5 na parte de trás. O "carro-gato", Morgana, mencionado acima, periodicamente traz os seguintes personagens para o fundo do cenário: Ryuji Sakamoto (Skull), Ann Takamaki (Panther), Yusuke Kitagawa (Fox), Makoto Nijima (Queen) e Haru Okumura (Noir). Adicionalmente, quando um lutador é derrotado, os ladrões de coração ocasionalmente gritam alguma frase motivacional. A participação é pequena e não inclui todos os membros dos ladrões fantasmas, mas ainda é uma homenagem bacana.
Jogando de forma normal (hazards on), ocasionalmente uma terceira plataforma aparece à direita na parte de cima. Além disso, trens surgem na parte de baixo e podem acertar os lutadores. Quando um personagem é atingido pela parte da frente do trem, um efeito de zoom acontece (como o do super soco do Little Mac ou o Falcon Punch, entre outros ataques) e o dano tomado é multiplicado. Complementado o efeito estético do mapa, formas triangulares se colocam ao topo e aos lados da tela de tempos em tempos, "diminuindo" a área do estágio, de certa forma.
Por fim, o tipo de música que toca durante a batalha afeta diretamente a paleta de cores e alguns elementos visuais de Mementos, e ainda faz um homenagem a outros jogos da série Persona. Quando uma faixa da trilha de Persona 5 toca, o estágio mantém a sua cor vermelha tradicional, mas ele se adapta para um tom amarelo com flores e arco-íris para músicas de Persona 4, e para a cor azul com relógios e triângulos quando é uma música de Persona 3. Outro ponto interessante é que a tela de vitória de Joker é afetada diretamente pelo estágio, mudando de cor de acordo com a versão do mapa.
Dá pra ver que a criação desse novo estágio envolveu bastante cuidado e atenção por parte dos desenvolvedores, tanto para homenagear a tradicional série de JRPGs, Persona, quanto para entregar aos jogadores um mapa completo e interessante como primeiro DLC (mais quatro estão a caminho). Agora falta só jogar e testar por você mesmo enquanto luta com seus amigos. Um bom smash para todos!
Se quiser saber mais sobre a origem e os temas da série Persona, confira a matéria no Gameblast.