No começo do ano passado fomos surpreendidos pela Nintendo com o anúncio daquele que viria a ser mais um system seller da empresa depois de Super Mario Odyssey e The Legend of Zelda: Breath of the Wild. Estávamos diante de Super Smash Bros.: Ultimate. Desde então, todos os esforços da gigante japonesa estavam voltados para entregar ao público aquele que seria o mais grandioso jogo de luta da história (ou party game, como alguns o consideram). Por esse motivo, não tivemos muitas outras novidades para o console híbrido, apenas muitas informações sobre o novo crossover.
Em 07 de dezembro de 2018 foi lançado Super Smash Bros.: Ultimate. Seu sucesso foi estrondoso, ao ponto de ser o jogo de luta mais vendido da história e o com o maior número de inscritos no EVO, o campeonato mundial de jogos de luta. A partir deste ponto surgiu uma dúvida na comunidade: o que mais a Nintendo iria apresentar de novidade para o seu console?
Outra novidade que chamou bastante a atenção na primeira apresentação do game foram as fases verticais. Agora será possível criar fases de baixo para cima ou vice-versa, uma possibilidade inédita, que nos dá mais alternativas de criação e fases mais elaboradas.
Agora será possível jogar partidas multiplayer local com até quatro amigos no mesmo Switch. Se estiverem em modo portátil, será possível jogar local via wireless com outras pessoas que também possuem um Switch e uma cópia do jogo. A ideia do multiplayer é ser competitivo, quem chegar primeiro ao final da fase, vence. Também será possível criar fases junto com outra pessoa no mesmo Switch.
Por algum motivo o castelo da nossa querida princesa Peach foi destruído e Mario é encarregado em reerguer o castelo, aproveitando o embalo de construtor de fases. A campanha será basicamente para introduzir os jogadores a todas as mecânicas de Super Mario Maker. Como são inúmeros elementos, serão mais de 100 estágios diferentes, todos criados pela equipe da Nintendo, para que o jogador consiga dominar todas as ferramentas do game.
Uma campanha dessa proporção é algo inédito em Super Mario Maker, pois já no começo o jogador terá uma aula de level design, de como construir estágios coesos e divertidos.
Além disso, como já dito, Angry Sun irá nos perseguir durante toda a fase, porém, dessa vez, também teremos a Moon, que possivelmente será tão irritante quanto o seu oposto. Quando uma fase possuir a Moon, a noite irá pairar sobre o estágio. Se engana quem acha que a fase só ficará com o aspecto da noite - na fase inicial clássica, os Goombas irão flutuar; nos estágios subterrâneos ficará tudo muito escuro, sendo possível enxergar apenas Mario e o seu redor; no céu terá alterações na gravidade; no deserto tempestades de areia irão surgir e atrapalhar a aventura até o final; na neve, que o solo já é escorregadio, de noite será muito pior; e, por fim, na floresta, toda a água será substituída por veneno.
A Moon cria uma enorme variedade nas fases, provando que Super Mario Maker 2 veio para enterrar o seu antecessor e mostrar que um jogo que já era repleto de conteúdos, pode ser aperfeiçoado.
Saber que será possível utilizar o estilo de arte de um Super Mario 3D em um jogo 2D foi uma baita surpresa, pois jamais imaginaríamos essa possibilidade. Era mais fácil imaginar o estilo de arte de Super Mario Bros. 2 do que de qualquer Mario 3D. A pergunta que fica é: com a política de atualizações de seus jogos que a Nintendo vem adotando, será possível que no futuro veremos outros estilos de arte como a do próprio Super Mario Bros. 2 ou até mesmo de Super Mario Galaxy? Só o tempo dirá.
Enquanto isso, Banzai Bill também fará parte do elenco de inimigos de Super Mario 3D World e dos outros estilos. O interessante é que será possível utilizá-la tanto no plano normal como no plano de fundo das fases. Cat Bowser terá um papel interessante - ao colocá-lo no estágio, ele ficará perseguindo e atrapalhando Mario durante todo o trajeto até o final. As Warp Box também estão presentes - ao entrar em uma, automaticamente o personagem é enviado para outro cenário.
Super Mario Maker 2 foi feito para aqueles players que, se deixar, passam horas criando fases sem perceber o tempo passar. Fãs de jogos de construção, como Roller Coaster Tycoon ou Sim City, e que gostam da franquia Super Mario, irão se deliciar nesta obra. São inúmeras as possibilidades, quem manda aqui é a criatividade para disponibilizar fases cada vez mais malucas e divertidas.
O primeiro Super Mario Maker foi um sucesso estrondoso e que talvez nem a própria Nintendo imaginaria ser. O game se tornou um system seller do Wii U, mesmo o console passando por dificuldades, e ainda recebeu uma versão reduzida para o 3DS. Super Mario Maker 2 vai além e o investimento na série fica evidente com a quantidade de conteúdos que estará presente.
Super Mario Maker 2 será lançado no dia 28 de Junho e já está em pré-venda na eShop e na Loja Nintendo brasileira.
Foram alguns meses sem um Direct novo. Tivemos vários rumores da conferência em Janeiro e nenhum se concretizou. Até que de repente, como de costume, a Nintendo anuncia seu primeiro Nintendo Direct do ano em Fevereiro. A euforia do público era visível - estávamos há meses sem nenhuma novidade, sem um único anúncio. O grande dia chegou e ao começar a sua conferência, a Big N nos presenteou com um dos jogos mais aguardados desde o lançamento de seu console: Super Mario Maker 2.
Run, Mario, run! |
Uma breve apresentação, mas repleta de conteúdos
O anúncio já começou com a revelação de um dos recursos que mais fizeram falta na primeira versão do game no Wii U: o sistema de rampa. No primeiro jogo da série só era possível criar degraus; com o uso das rampas, as possibilidades de criação aumentaram consideravelmente, fazendo uma enorme diferença no gameplay.
O mais chamou a atenção nesta primeira apresentação de Super Mario Maker 2 foi a possibilidade de usar o estilo de arte Super Mario 3D World, de Wii U. Será possível usar o cat power-up, os clear pipes, as bell trees e todo o conteúdo presente em Super Mario 3D World.
As fases aquáticas também foram uma das novidades apresentadas, um elemento que estará presente em todos os estilos de arte do jogo. Novos inimigos também foram adicionados, como os Ant Troppers, Blurpers, Boss Bass, Broozer, Bully, entre vários que ficaram de fora no primeiro game. O temido Angry Sun também estará presente para ficar na cola do jogador. Além disso, haverá também um inimigo inédito de gelo que solta um pequeno tornado capaz de fazer com que Mario flutue. E ainda, as Snake Blocks também marcam presença no novo game, aumentando o catálogo de novidades.
Outra novidade que chamou bastante a atenção na primeira apresentação do game foram as fases verticais. Agora será possível criar fases de baixo para cima ou vice-versa, uma possibilidade inédita, que nos dá mais alternativas de criação e fases mais elaboradas.
Com o touchscreen fica mais fácil editar as fases. |
Expectativas que (provavelmente) serão correspondidas
O que nos foi apresentado sobre Super Mario Maker 2 foi de um enorme agrado. Já deu para perceber o empenho da Nintendo em entregar um jogo que, provavelmente, será o seu novo system seller. Os recursos que foram adicionados é um claro sinal de que a Big N está de olho no feedback da comunidade, já que vários destes elementos acrescentados são frutos do que a crítica apontava como ausentes no primeiro game.
A CoroCoro, famosa revista japonesa que tem o hábito de publicar imagens inéditas sobre games, fez algumas revelações sobre o novo jogo do encanador em alguns prints publicados. A possibilidade de oscilar entre dia e noite, um modo multiplayer e uma informação da revista de que também indicava que seria possível jogar com outros personagens além de Mario. Todas essas novidades indicavam que em breve a Nintendo soltaria mais informações sobre o jogo, mesmo porque não havia nada de oficial, apenas prints que foram compartilhados na internet.
Já é explicito de que Super Mario Maker 2 será um jogo grandioso, muito superior ao seu antecessor, com conteúdos de sobra. Desde o seu anúncio, as expectativas são altas e mesmo com as poucas informações estamos todos eufóricos para finalmente colocar as mãos nessa belezura. Porém, claro, a Nintendo quis alimentar ainda mais o nosso hype e, do nada, anunciou um Nintendo Direct focado exclusivamente para o seu novo, e provável, best seller.
Angry Sun mostrando todo seu ódio pelo Mario. |
Foco no multiplayer
Achávamos que já tínhamos informações suficientes para ficarmos no hype, mas a Nintendo não brinca em serviço, e em sua transmissão revelou uma quantidade absurda de novidades do seu novo game e mais um pouco.Agora será possível jogar partidas multiplayer local com até quatro amigos no mesmo Switch. Se estiverem em modo portátil, será possível jogar local via wireless com outras pessoas que também possuem um Switch e uma cópia do jogo. A ideia do multiplayer é ser competitivo, quem chegar primeiro ao final da fase, vence. Também será possível criar fases junto com outra pessoa no mesmo Switch.
Um modo online também foi confirmado, onde só será possível jogar com pessoas aleatórias do mundo inteiro. A proposta é a mesma do multiplayer local, será uma competição de quem chega primeiro ao final da fase. A diferença é que pontos serão adquiridos caso ganhe a competição e haverá um sistema de ranking, ou seja, o jogador só irá competir com pessoas que estão no seu nível de habilidade.
Além da jogatina online, assim como no primeiro jogo, será possível disponibilizar suas fases criadas online para que outras pessoas possam jogá-las. Caso queira que algum amigo jogue a sua fase, basta mandar o código da mesma para que ele possa baixá-la imediatamente.
Além da jogatina online, assim como no primeiro jogo, será possível disponibilizar suas fases criadas online para que outras pessoas possam jogá-las. Caso queira que algum amigo jogue a sua fase, basta mandar o código da mesma para que ele possa baixá-la imediatamente.
Multiplayer que pode causar brigas entre amigos. |
Hora de botar a mão na massa e reconstruir o castelo da princesa Peach
Nunca se viu tanto conteúdo em um jogo de Mario. Além de todo o sistema de multiplayer, que já é algo inédito em toda a franquia, a quantidade de ferramentas e elementos para serem acrescentados nas fases beira o absurdo. Talvez o que mais tenha chamado a atenção é o modo campanha que agora está presente.Por algum motivo o castelo da nossa querida princesa Peach foi destruído e Mario é encarregado em reerguer o castelo, aproveitando o embalo de construtor de fases. A campanha será basicamente para introduzir os jogadores a todas as mecânicas de Super Mario Maker. Como são inúmeros elementos, serão mais de 100 estágios diferentes, todos criados pela equipe da Nintendo, para que o jogador consiga dominar todas as ferramentas do game.
Uma campanha dessa proporção é algo inédito em Super Mario Maker, pois já no começo o jogador terá uma aula de level design, de como construir estágios coesos e divertidos.
Reconstruir um castelo nunca foi tão divertido. |
Se Angry Sun já causava, imagina a Moon
Como dito acima, agora é possível criar as temidas fases aquáticas, mas as novidades de cenários não terminam aí. Agora será possível fazer estágios de deserto, de neve, floresta e no céu. Todos os estilos de fase estão disponíveis em todos os modos, menos no de Super Mario 3D World.Além disso, como já dito, Angry Sun irá nos perseguir durante toda a fase, porém, dessa vez, também teremos a Moon, que possivelmente será tão irritante quanto o seu oposto. Quando uma fase possuir a Moon, a noite irá pairar sobre o estágio. Se engana quem acha que a fase só ficará com o aspecto da noite - na fase inicial clássica, os Goombas irão flutuar; nos estágios subterrâneos ficará tudo muito escuro, sendo possível enxergar apenas Mario e o seu redor; no céu terá alterações na gravidade; no deserto tempestades de areia irão surgir e atrapalhar a aventura até o final; na neve, que o solo já é escorregadio, de noite será muito pior; e, por fim, na floresta, toda a água será substituída por veneno.
A Moon cria uma enorme variedade nas fases, provando que Super Mario Maker 2 veio para enterrar o seu antecessor e mostrar que um jogo que já era repleto de conteúdos, pode ser aperfeiçoado.
Afinal, por quê os Goombas flutuam a noite? |
Super Mario 2D World
Como já falado, o estilo do Mario 3D de Wii U estará disponível para ser usado em Super Mario Maker 2. Super Mario 3D World introduziu uma variedade enorme de conceitos muito interessantes, como o Cat Mario e os Clear Pipes. Todos os elementos de Super Mario 3D World estarão disponíveis para serem usados em Super Mario Maker 2, até mesmo Cat Bowser e Pom-Pom marcam presença.Saber que será possível utilizar o estilo de arte de um Super Mario 3D em um jogo 2D foi uma baita surpresa, pois jamais imaginaríamos essa possibilidade. Era mais fácil imaginar o estilo de arte de Super Mario Bros. 2 do que de qualquer Mario 3D. A pergunta que fica é: com a política de atualizações de seus jogos que a Nintendo vem adotando, será possível que no futuro veremos outros estilos de arte como a do próprio Super Mario Bros. 2 ou até mesmo de Super Mario Galaxy? Só o tempo dirá.
Enquanto isso, Banzai Bill também fará parte do elenco de inimigos de Super Mario 3D World e dos outros estilos. O interessante é que será possível utilizá-la tanto no plano normal como no plano de fundo das fases. Cat Bowser terá um papel interessante - ao colocá-lo no estágio, ele ficará perseguindo e atrapalhando Mario durante todo o trajeto até o final. As Warp Box também estão presentes - ao entrar em uma, automaticamente o personagem é enviado para outro cenário.
Cat Mario mostrando suas habilidades de escalada. |
O trem do hype está a todo vapor
Chegamos ao ponto crucial desta prévia: Super Mario Maker 2 foi feito para quais tipos de jogadores? Bom, este não é um simples jogo de Super Mario onde o jogador só tem que passar das fases até chegar no castelo de Bowser e salvar a princesa Peach. É muito mais profundo. É um jogo sobre level design, criação, criatividade e interatividade. Os players de Super Mario Maker investem muito tempo no game, a comunidade é bastante comprometida em disponibilizar cada vez mais materiais online. Até recentemente as versões de Wii U e 3DS ainda eram bastante movimentadas. Digo isso pois Super Mario Maker é mais do que um jogo de plataforma, é um game sobre interação e o novo jogo da franquia eleva isto a outro patamar.Super Mario Maker 2 foi feito para aqueles players que, se deixar, passam horas criando fases sem perceber o tempo passar. Fãs de jogos de construção, como Roller Coaster Tycoon ou Sim City, e que gostam da franquia Super Mario, irão se deliciar nesta obra. São inúmeras as possibilidades, quem manda aqui é a criatividade para disponibilizar fases cada vez mais malucas e divertidas.
O primeiro Super Mario Maker foi um sucesso estrondoso e que talvez nem a própria Nintendo imaginaria ser. O game se tornou um system seller do Wii U, mesmo o console passando por dificuldades, e ainda recebeu uma versão reduzida para o 3DS. Super Mario Maker 2 vai além e o investimento na série fica evidente com a quantidade de conteúdos que estará presente.
Revisão: Vinícius Fernandes