Departamento Policial de Ryme City. Documento 0025.
Oficial responsável: Jenny.
Suspeito 01: a criatura aparenta ser um Pikachu normal, entretanto, diversos comportamentos recentes o diferem da maioria desta espécie: vício em cafeína, comportamento demasiadamente responsivo à falas humanas e o hábito de andar sobre as patas traseiras.
Utiliza um pequeno chapéu de investigador, motivo pelo qual diversas testemunhas o apelidaram de Detetive Pikachu. Este será o nome utilizado ao longo deste documento para se referir ao suspeito.
É conhecido por ser parceiro de Harry Goodman, detetive particular, até então dado como morto.
Suspeito 02: Tim Goodman, filho de Harry. Visto constantemente acompanhado do suspeito 01 desde sua chegada à Ryme City. Seu pai era amigo próximo do Tenente Yoshida, chefe do Departamento Policial.
Suspeito 03: Lucy Stevens, ex-colunista do site da CMN e atual repórter da mesma empresa. Possui um Psyduck como parceiro Pokémon. Vista com os suspeitos 01 e 02 em diversas ocasiões.
Observação: os últimos acontecimentos envolvendo o “Arquivo Confidencial 0150 - Incidente no Desfile de Ryme City” parecem estar conectados de alguma forma com o suspeito 01 e a finalidade deste documento é reunir todas as evidências disponíveis a fim de descobrir o que está por trás do estranho comportamento do Detetive Pikachu.
Apartamento de Harry Goodman - 67 horas antes do Desfile Pokémon
Testemunhas afirmam ter visto de suas janelas alguma comoção no terraço de um prédio residencial próximo. O suspeito 01, Detetive Pikachu, estava em companhia de um garoto, posteriormente confirmado como Tim Goodman, suspeito 02. Ambos estariam fugindo de um bando de Aipoms descontrolados.Comerciantes locais e alguns de seus clientes dizem ter visto o suspeito 02 bastante transtornado e dizendo coisas sobre um Pikachu capaz de falar e um gás estranho que ele cheirou. Temendo se tratar dos efeitos de algum tipo de substância ilícita, as testemunhas evitaram se aproximar demais.
Obs.: No apartamento de Harry Goodman foram encontrados traços da substância R, responsável por levar Pokémon a um estado de frenesi.
Estúdios CMN - 53 horas antes do Desfile Pokémon
Suspeitos 01 e 02 se encontram com o suspeito 03 e seu Psyduck. É sabido que Lucy Stevens estava investigando por conta própria a morte de Harry, a fim de impressionar seus superiores na CMN.Cais de Ryme City - 45 horas antes do Desfile Pokémon
Um Mr. Mime foi encontrado fingindo estar inconsciente. Nossos especialistas chegaram à conclusão de que ele estava tentando imitar uma vítima de queimadura. Suspeitos 01 e 02 foram vistos no local pouco tempo antes.Arena ilegal do Sebastian - 38 horas antes do Desfile Pokémon
Um incidente envolvendo uma grande dispersão de R levou à descoberta de uma arena subterrânea de batalhas ilegais em Ryme City. Sebastian, o responsável por organizar as competições, foi levado sob custódia e interrogado. Os suspeitos 01 e 02 estavam no local e também foram retidos.Tenente Yoshida tratou pessoalmente dos dois suspeitos e os liberou após constatar que não possuíam envolvimento com a arena ilegal. Enquanto isso, durante seu depoimento, Sebastian afirmou que Detetive Pikachu estava incapaz de utilizar seus golpes elétricos por algum motivo que ele desconhece.
Laboratório de Pesquisas Genéticas PCL - 6 horas antes do Desfile Pokémon
Pouco se sabe sobre o que aconteceu no período entre o momento em que o Tenente Yoshida liberou os suspeitos até eles serem avistados no laboratório. Rumores dizem que Tim e Detetive Pikachu foram convidados a se encontrar diretamente com Howard Clifford, fundador de Ryme City. Entretanto, esta informação ainda não foi confirmada.Tim, Detetive Pikachu, Lucy e Psyduck aparecem nas gravações das câmeras de segurança da PCL. Lá foram atacados por Greninjas alterados geneticamente. A perseguição seguiu para fora do prédio.
Nos vídeos é notável a forma como Tim se dirige ao Pikachu, como se este pudesse entender cada palavra do que ele diz. Não seria nada suspeito não fosse o comportamento do Pokémon, que parece realmente estar compreendendo e respondendo de acordo. Porém tudo que se ouve é “Pika Pika”.
Sala de Howard Clifford - Exato momento do incidente no Desfile Pokémon
Mais uma vez auxiliada pelas câmeras de segurança do local, nossa equipe ficou surpresa ao descobrir que o Sr. Clifford aprisionou Mewtwo e utilizou um aparelho especial para transferir sua consciência para o Pokémon. Sob controle do lendário, ele utilizou seus poderes para fundir todos os humanos presentes no desfile com seus parceiros Pokémon.Nos vídeos é possível ver o suspeito 02 tentando impedir o atentado e sendo atacado por um Ditto alterado geneticamente. Porém, em um dado momento, Tim tem a oportunidade de remover o aparelho da cabeça de Clifford, encerrando o seu controle sobre Mewtwo e revertendo os efeitos da fusão.
Relatos de testemunhas afirmam que um Pikachu atacou o Pokémon lendário com uma Investida Trovão e sugerem que este foi o momento de distração necessário para que Tim pudesse impedir os planos de Clifford. Porém, isso se contradiz com os relatos de que o suspeito 01 seria incapaz de utilizar golpes elétricos e nos colocam em dúvida sobre a identidade deste pokémon heróico.
Conclusão
Após diversos interrogatórios e uma investigação minuciosa, ficou claro que Howard Clifford retirou Mewtwo de seu habitat natural e tentou utilizar os poderes da criatura para dar vida a um ideal distorcido. Tim o impediu e as evidências o colocam fora de suspeitas, assim como também inocentam Lucy e seu Psyduck.Harry Goodman apareceu com vida pouco tempo depois do incidente no Desfile Pokémon, mas não se sabe o que aconteceu com ele durante todo este período. Em contrapartida, a criatura conhecida como Detetive Pikachu desapareceu de vista.
Harry e Tim ainda são acompanhados por um Pikachu de chapéu, mas este não parece tão responsivo aos seus parceiros humanos, também não anda nas patas traseiras e nem bebe café. Nossos especialistas não conseguem confirmar se este é o mesmo Pokémon visto nas câmeras da CPL.
Algumas teorias sugerem que Detetive Pikachu poderia ser um humano sob efeito dos poderes de Mewtwo, porém ainda faltam evidências para confirmar esta suposição. Por enquanto se mantém a pergunta: “Quem é esse Pokémon?”.
Revisão: Vinícius Fernandes