Super Smash Bros. Ultimate (Switch): os melhores estágios criados pela comunidade

Mesmo pouco tempo após o lançamento da versão 3.0, que trouxe consigo o modo de criação, já é possível encontrar diversas obras-primas criadas pela comunidade para o título.

em 25/05/2019
Super Smash Bros. Ultimate é, sob diversos ângulos, o ápice da divertida franquia de luta. Estrelando mais de 70 lutadores e 100 arenas, além de diversos modos para um ou mais jogadores, trata-se de um título essencial para donos de um Nintendo Switch. De fato, uma das pequenas falhas do jogo em seu lançamento era a ausência de um modo no qual os jogadores pudessem criar seus próprios mapas. Posto que a possibilidade existia em Super Smash Bros. For Wii U (Wii U) e Super Smash Bros. Brawl (Wii), grande parte da comunidade aguardava seu retorno, o que, infelizmente, não se concretizou à época.


A tristeza, no entanto, não durou muito: graças à chegada da aguardada atualização 3.0, disponibilizada gratuitamente em abril, o stage builder está de volta, concedendo liberdade criativa aos jogadores que desejam criar suas próprias arenas e compartilhá-las com a comunidade. Mais de um mês após o lançamento do modo, já podemos observar e batalhar em verdadeiras obras de arte no menu de conteúdo compartilhado do jogo. Mas quais seriam os melhores estágios criados pela comunidade até agora? Prepare sua cópia de Super Smash Bros. Ultimate, selecione seu personagem favorito, e confira nossa seleção!

10. Waluigi Window (PBP3F58R)

Pobre Waluigi. Mario, Peach, Luigi, Wario e até Daisy estão lá, batalhando e se divertindo nas mais fantásticas arenas do universo dos videogames. Enquanto isso, o fiel parceiro de Wario está relegado a aparecer somente momentaneamente, empunhando sua raquete na forma de um assist trophy. Se você quiser entender realmente como é ver todos os seus companheiros se divertindo enquanto seu esperado convite nunca chega, basta jogar nesta arena. O retrato perfeito de uma verdadeira crise existencial.

9. Avengers Tower (G9S17RHC)

Infelizmente, devido a diversas e complexas questões de licenciamento, é provável que nunca veremos de fato os Vingadores em Super Smash Bros., e, portanto, continuaremos com a cruel dúvida de quem ganharia o feroz embate entre Link e Gavião Arqueiro. Porém, graças às maravilhas do stage builder, podemos ao menos batalhar na famosa Torre dos Vingadores, erguida pelo lendário Tony Stark. Agora, só nos resta encontrar um novo oponente arqueiro para Link.

8. Uh, meow?/Sonic (132KJJ3T)

Quando a SEGA anunciou, em 2018, que estava produzindo um filme em live-action de Sonic em parceria com a Paramount, a comunidade gamer ficou dividida. Afinal, observadas raríssimas exceções, filmes baseados em videogames sofrem de um terrível destino. Entretanto, após o excelente Sonic Mania, havia novamente motivo para acreditar na franquia e em um futuro melhor para o ouriço azul. Até que mês passado o primeiro trailer do aguardado filme saiu, e… bem, digamos que mudanças na abominável adaptação de Sonic ocorrerão. O que significa que talvez um dia esta arena seja uma das únicas referências concretas a um dos momentos mais absurdos do cinema em 2019. É do tipo de coisa que não sabemos se contaremos a nossos filhos e netos. Pobre Sonic.

7. DVD Logo (3377R452)

As gerações mais antigas provavelmente já tiveram contato com os famigerados DVD Players. Alguns possuíam a incrível função de habilitarem um protetor de tela caso não estivessem em uso por um determinado período de tempo, eliminando assim o burn-in nos modernos televisores da década de 2000. A simples existência de uma arena que retrata todo esse marco tecnológico da virada do século é um testemunho do que a criatividade dos jogadores pode alcançar quando incentivada por meio das ferramentas presentes no stage builder. Ah, a nostalgia.

6. Batman (SJ066T1K)

Do mesmo modo que, por questões intrinsecamente complexas, provavelmente nunca veremos os Vingadores em Super Smash Bros., também possivelmente nunca nos depararemos com os personagens da DC Comics na franquia. Uma pena, pois certamente surgiriam encontros memoráveis desse crossover - alguém pensou em Simon Belmont contra o Batman? Felizmente, nesta arena podemos realizar parte do sonho e batalhar sob o olhar vigilante e marcante do morcegão. Obrigatória para fãs do herói.

5. 3DS Smash Bros. (49WX2JD9)

Super Smash Bros. For Nintendo 3DS foi um marco da saga por diversos fatores. Dentre eles, o principal foi ser o primeiro título da franquia lançado em um console portátil. Ainda hoje é impressionante como o jogo conseguiu manter paridade com a versão desenvolvida para o Wii U mesmo estando presente em um aparelho muito inferior tecnicamente. Hoje em Ultimate, podemos relembrar os velhos tempos nesta fiel arena, que representa com honras os embates travados no antecessor portátil do Switch.

4. Kirby WorldEater (KTGXCFG2)

Que Kirby é um personagem guloso, todos nós sabemos. A fome do nosso querido personagem já rendeu diversas piadas na internet, que, por sua vez, inspiraram esta criativa arena. Aqui o objetivo continua sendo empurrar seus oponentes para fora do estágio, mas escapar da imensa fome de Kirby é tão importante quanto. Por sorte, é tão divertido quanto parece, principalmente com mais de dois jogadores.

3. Smash64 Desk (BY4K8Y68)

Fãs de longa data certamente lembram com carinho da mesa que aparece no vídeo de abertura de Super Smash Bros. (N64). De certo modo, podemos inclusive dizer que foi nela que surgiu toda a franquia, a partir da brincadeira e do estalo inicial da Master Hand. Portanto, nada mais justo que a mesma seja representada em Super Smash Bros. Ultimate. Por fim, a disposição dos elementos, como os lápis e livros, acaba por criar uma arena fiel à composição original e, mais importante ainda, bem divertida para batalhas. E pensar que tudo começou aqui…

2. Sonic 1 Title (4PPTW76T)

Composições em pixel-art quase sempre estarão entre as mais queridas e populares quando se trata de conteúdo gerado pela comunidade, mas esta recriação da tela inicial de Sonic The Hedgehog é uma obra-prima à parte. Basta observar como detalhes como a música e o movimento da mão do ouriço, dentre outros, foram representados. Uma bela criação que funciona muito bem para as partidas com até quatro jogadores. 

1. Final Sakurai (1SWYMYDH)

A Final Destination, uma das arenas mais conhecidas de toda a franquia, já foi palco de inúmeros combates épicos e é fácil entender o porquê: seu layout simples e plano, sem obstáculos e plataformas, favorece o combate corpo a corpo e torna todo evento, como a aparição de um item, mais intenso. Nesta releitura, o mestre Masahiro Sakurai está ao fundo, fazendo o clássico gesto do Nintendo Direct de 2014. A música tema, retirada diretamente de Super Smash Bros. Brawl, concede o toque final de dramaticidade à composição. Um marcante tributo ao mestre que nos proporcionou toda esta franquia, e, portanto, nossa escolha final.

Considerações Finais

Mesmo se passando pouco tempo de fato desde o lançamento da atualização 3.0, já podemos conferir essas e tantas obras criativas advindas dos jogadores. Provavelmente, com o chegar dos meses e anos seguintes, teremos arenas ainda mais elaboradas para download, essencialmente tornando o fator replay, que já é altíssimo no caso de Super Smash Bros. Ultimate, infinito. Toda a comunidade ganha com isso.

E você, caro leitor, o que achou do stage builder? sentiu falta de alguma arena em específico? Criou alguma que merecia estar entre essas dez? Não se esqueça de compartilhar conosco nos comentários!

Revisão: André Carvalho

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.