Brasões
- Alguns do personagens receberam brasões de seus ancestrais.
- O brasão pode determinar a posição de uma família na sociedade.
- O brasão da família governante do Império Adrestiano tem sido passado de geração em geração.
- O brasão foi dado pela primeira vez pela Igreja de Seiros.
- Às vezes os brasões são dados para pessoas que provam ter habilidades físicas e mágicas extraordinárias.
- O protagonista tem o seu próprio brasão, mas o que ele é permanece um mistério.
Brasões e habilidades dos estudantes
- As habilidades são um ponto chave na personalidade e no desenvolvimento de cada unidade e são divididas em três categorias principais:
- Habilidades pessoais: habilidades que são específicas de determinada unidade.
- Habilidades de classe: habilidades que são específicas de determinada classe.
- Habilidades técnicas: habilidades que são aprendidas ao alcançar determinado nível e podem ser aprendidas por quase qualquer unidade.
- Cada unidade pode ter até 5 habilidades ativas em qualquer momento.
- Você é livre para escolhê-las dependendo da função da unidade no seu exército e da sua estratégia.
- No começo do jogo, você pode escolher, entre três opções, que disciplina ensinar na Academia de Oficiais.
- Cada disciplina possui um grupo diverso de estudantes, com habilidades radicalmente diferentes.
Protagonista
- Um mercenário em exílio. Ele(a) mostra potencial e por isso se torna um professor na Academia de Oficiais.
- Habilidade pessoal: Orientação do Professor - dá um bônus de experiência de 1.2x para o usuário e unidades adjacentes.
- Brasão: um brasão misterioso.
Edeigard
- Líder da Casa das Águias Negras e futura imperatriz do Império Adrestiano.
- Habilidade pessoal: Linhagem do Imperador - dá um bônus de experiência de 1.2x para Edeigard.
- Brasão: Pequeno brasão de Seiros - um pequeno brasão que dizem ter sido entregue pela própria Seiros.
Dimitri
- Líder da Casa dos Dragões Azuis e futuro rei do Sagrado Império de Faerghus.
- Habilidade pessoal: Linhagem Real - dá um bônus de experiência de 1.2x para Dimitri.
- Brasão: Pequeno brasão de Blaiddyd - um pequeno brasão passado adiante pela família Blaiddyd.
Claude
- Líder da Casa do Veado Dourado e futuro líder da Aliança Leicester.
- Habilidade pessoal: Linhagem do Líder - dá um bônus de experiência de 1.2x para Claude.
- Brasão: Pequeno brasão de Riegan - um pequeno brasão passado adiante pela família Riegan.
Hubert (dublado por Katsuyuki Konishi)
- Descrição: ele tem servido Edeigard desde que era uma criança e é capaz de fazer qualquer coisa por ela.
- Habilidade pessoal: Conselheiro - Poder de Estratégia + 5
Dorothea (dublada por Juri Nagatsuma)
- Descrição: ela costumava ser uma Diva antes de se inscrever na Academia dos Oficiais. É a única plebéia na Casa das Águias Negras.
- Habilidade pessoal: Diva - permite que o usuário recupere 10% do HP máximo de qualquer aliado adjacente no começo do turno.
Doudou (dublado por Hidenori Takahashi)
- Descrição: ele serve Dimitri, líder da Casa dos Leões Azuis. Ele parece ser um cara durão, mas no fundo é uma pessoa gentil.
- Habilidade pessoal: Escudo do Senhor - Defesa + 4 durante um turno caso a unidade não tenha executado nenhuma ação.
Felix (dublado por Yuuichi Hase)
- Descrição: amigo de infância de Dimitri, que o chama de "Javali". Ele está treinando para melhorar sua habilidade com a espada.
- Habilidade pessoal: Lobo Solitário - caso os soldados não tenham sido enviados para o campo de batalha, ou caso a força deles tenha chegado a 0, então ele recebe Dano + 5
- Brasão: Brasão Faerghus.
Lorentz (dublado por Hiroshi Watanabe)
- Descrição: ele é de uma família nobre. Tentou seduzir muitas mulheres na Academia dos Oficiais... Sem sucesso.
- Habilidade pessoal: Nobreza Prestigiosa - caso os soldados sejam enviados ao campo de batalha, ele recebe Dano + 2
- Brasão: Pequeno brasão de Gröstal.
Hillda (dublada por Yuuki Kawahara)
- Descrição: uma doce e habilidosa jovem, filha única de um Duque. Gosta de coisas elegantes e belas.
- Habilidade pessoal: Pedir - durante a batalha, se estiver adjacente a unidades masculinas, as unidades aliadas ganham Dano + 3.
- Brasão: Pequeno brasão de Goneryl.
Novos personagens
- Manuela (dublada por Sahicko Kojima): ela é professora e médica. Costumava ser a maior Diva de uma companhia de ópera.
- Hanneman (dublado por Kenji Hamada): um professor e acadêmico que estuda o poder dos brasões. Ele costuma ficar bem entusiasmado quando o assunto são brasões.
Batalhas
- Unidades não lutam sozinhas.
- As unidades comandam um grupo de soldados e você pode vê-los fazer a sua parte durante as batalhas.
- Quando os soldados são enviados ao campo de batalha, a área com que uma unidade pode interagir muda.
- Para dar ordens aos soldados, você usa uma habilidade chamada Comandar.
- Principais habilidades técnicas:
- Comandar Lv. 1 - ao usar um estratagema, ganha Poder de Estratégia + 2
- Ao aumentar o nível da habilidade Comandar, você pode enviar soldados mais fortes ao campo de batalha, mas também aprenderá várias habilidades úteis para estratagemas.
Manopla
- Principais habilidades técnicas:
- Artes Marciais Lv. 1 - recebe Taxa de Acerto + 5, Evasão + 7 e Esquiva + 5.
- Nesse jogo, um ataque pode te acertar duas vezes. Se a velocidade de ataque for muito superior ao do seu inimigo, você pode acertá-lo até quatro vezes com um único golpe. Você não pode usar a manopla com unidades de cavalaria ou Pégasus.
Soldados e estratagemas
- Ao progredir no jogo, você liberará a Guilda dos Soldados.
- Através dessa guilda você pode contratar soldados para usar nas batalhas.
- Se uma unidade receber dano, a força dos soldados que a acompanham é reduzida.
- Se a força chegar a 0, os soldados irão desaparecer e você não será capaz de usar estratagemas com essa unidade.
- Uma vez que isso acontecer, você pode contratar mais soldados na Guilda.
- Soldados também ficam mais fortes ao participar de batalhas.
- Na Guilda você tem uma lista dos soldados que você pode contratar.
- Nessa lista você terá informações dos Status, os estratagemas disponíveis em batalha e mais.
- Contratar soldados custa um dinheiro considerável, mas substituir unidades que caem em batalha custa bem menos.
- Estratagemas podem ser usadas por unidades que controlam os soldados.
- Estratagemas podem ser usados para ataques e suportes.
- Aqueles estratagemas usados para ataques não podem ser contra-atacados e você pode atacar múltiplos inimigos de uma só vez.
- Você só pode usá-los um número limitado de vezes por batalha.
- Ataque Total: como o nome sugere, faz com que todos os soldados ataquem o inimigo de uma só vez. Esse estratagema também inflige "Inquietação" no inimigo (-10% em todas as habilidades, não pode se mover, anula os bônus de status e impede o inimigo de usar estratagemas.)
- Preparação Rápida: no turno em que é usado, dá Movimento + 5. Se múltiplos aliados estiverem por perto, então todos são beneficiados. Você pode usar esse estratagema para beneficiar até mesmo unidades de infantaria com movimentos lentos (unidades blindadas, por exemplo).
- Atração Total: um estratagema que pode ser utilizado em inimigos adjacentes. Basicamente faz com que eles se movam na sua direção, o que é muito útil para levá-los até uma armadilha.
Classes
- Mercenário: grande poder e velocidade. Favorece habilidades de espada e machado.
- Cavaleiro: uma unidade balanceada que se destaca em táticas de bater e correr.
- Habilidade de classe: Reposicionar - se a unidade tiver algum movimento sobrando após realizar uma ação, então a unidade pode usá-lo para se mover.
- Salteador: possui grande quantidade de HP e Ataque. São bons com machados e com a manopla.
- Artista Marcial: uma classe exclusivamente masculina. Especializada em atacar inimigos com a manopla.
- Habilidade de classe: Luta de Mãos Vazias - permite que a unidade ataque caso esteja sem uma arma equipada.
- Mago: pode usar mágicas, o que é bem eficaz contra inimigos com alta defesa.
- Habilidade de classe: Fogo - se uma unidade já tiver aprendido essa habilidade, você pode dobrar o número de vezes que ela pode ser usada.
- Mago Negro: uma classe exclusivamente masculina. A unidade precisa passar no exame de magia negra.
- Habilidade de classe: Miasma - se uma unidade já tiver aprendido essa habilidade, você pode dobrar o número de vezes que ela pode ser usada.
- Habilidade de classe: Maldição - se houver inimigos em espaços adjacentes, eles são acertados com Evasão - 20.
A Academia
- Na Academia, você pode interagir com os estudantes, treiná-los para melhorar suas habilidades e mais.
- Faz uso de um sistema de calendário onde você pode ver suas atividades planejadas para cada um dos dias.
- O calendário de Fodlan possui 12 meses, cada mês corresponde a um capítulo da história.
- Ensinar envolve melhorar as habilidades dos seus estudantes.
- Você pode deixar o jogo fazer isso automaticamente para você ou fazer tudo manualmente.
- Você precisa aumentar a relação entre o professor e os alunos.
- Você só pode ter um número limitado de alunos por semana.
- Aumentar sua habilidade de Ensino permite que você gaste mais tempo ensinando.
- Um ícone existe para mostrar o nível de motivação do estudante.
- Quanto mais motivado o aluno estiver, mais eles podem aprender individualmente, levando a um desenvolvimento melhor que o normal.
- Aumentar o seu nível de Ensino também aumenta o número de ações que você pode realizar.
- Para aumentar esse nível, você pode ensinar aos seus alunos, falar com eles, caminhar com eles e mais.
- Ao conversar com seus alunos, às vezes você receberá perguntas de alunos procurando por ajuda e/ou conselhos.
- Ao ensinar seus alunos individualmente, você pode fazer com que eles aprendam habilidades específicas.
- Você também pode fazer os alunos equiparem armas mais fortes.
- O tipo de arma utilizada não muda ainda que o aluno mude de classe.
- Ensinar pode ter 4 resultados diferentes, e a experiência recebida muda dependendo do resultado obtido.
- O resultado também tem um impacto na motivação do estudante.
- Você pode estabelecer objetivos para os seus alunos.
- Isso permite que você melhore até 2 habilidades por semana ao fazer o aluno estudar por conta própria.
- Estudantes vão estudar habilidades por conta própria, mas é você quem decide em quais habilidades focar.
- Melhorar as habilidades é fundamental para passar nos exames e mudar de classe.
- Você pode focar em habilidades específicas para ter unidades especializadas ou tratar todas as habilidades da mesma forma para criar unidades balanceadas.
- Estudantes recebem atividades em grupo semanalmente.
- Quando uma dessas atividades é completada, a habilidade relacionada é fortalecida e a relação entre os estudantes melhorada.
- Atividades em grupo incluem o seguinte:
- Cuidar dos estábulos
- Capinar
- Segurança
- O resultado das atividades em grupo vai depender das afinidades dos estudantes, mas também dos prós e contras.
- Quanto maior o relacionamento entre os estudantes, melhor será a performance deles no campo de batalha.
- Cada estudante terá áreas em que ele é bom e áreas em que é ruim.
- As habilidades em que eles são ruins serão indicadas através de uma estrela no menu.
- Caso você foque em ensinar essas habilidades, os estudantes irão superar suas dificuldades.
- Isso não só fará com que eles dominem essas habilidades como também permitirá que eles aprendam outras.
- Ao ensinar, essas estrelas serão preenchidas e ao preencher todas as três a habilidade foi dominada.
Igreja de Seiros
- Uma religião com fortes raízes no continente de Fodlan.
- Foi estabelecida por Seiros, uma Deusa que dizem ter derrotado o Rei Libertador durante a Guerra dos Heróis.
- Ela esteve envolvida com a construção do Império Adrestiano.
- Tanto o Sagrado Reino de Faerghus quanto a Aliança Leicester conseguiram a independência do Império Adrestiano.
- Graças principalmente a Igreja de Seiros, o continente está em paz e os três poderes estão contidos.
- Muitos dos nobres são ditos como descendentes daqueles que lutaram na Guerra dos Heróis.
- Eles possuem brasões como prova de sua linhagem.
- Os brasões são passados de geração em geração, mas simplesmente nascer na família certa não garante que você receberá um.
- Existem dois tipos de brasões: brasões grandes e pequenos.
- Os grandes possuem um "peso" e poder maior que os pequenos.
- Quanto mais próximo você for dos descendentes dos Heróis, maiores as chances de conseguir um brasão grande.
- Existem aqueles, entretanto, que nascem com um brasão grande e ninguém sabe dizer ao certo o motivo.
Fire Emblem: Three Houses será lançado exclusivamente para o Nintendo Switch, com lançamento agendado para o dia 26 de Julho de 2019.
Fonte: Go Nintendo