O ano era 1987. Oito anos após seu lançamento, o Famicom (NES no ocidente) já era uma realidade para muitos lares japoneses. Com essa popularidade, Hiroshi Yamauchi, então presidente da Nintendo, planejou em conjunto com a Nomura Securities, empresa da área de finanças do Japão, a criação de um periférico para o Famicom que deveria criar uma rede online pelo país.
No ano seguinte, era lançado, apenas para testes, o Famicom Network System, também conhecido como Famicom Net, ou Famicom modem. Ele usava a entrada de cartuchos para acoplar o modem, este por sua vez conectado a uma linha telefônica, o que gerava a conexão com a Internet. Conexão raiz. Mas, diferentemente da utilização de Internet em consoles atualmente, o Famicom Network System tinha outras finalidades. Apostas em corridas de cavalos e movimentação de ações na bolsa de valores, por exemplo. Jogos, só em cinco protótipos, nunca levados a público. Masayuki Uemura, da equipe que desenvolveu o modem, não acreditava que jogos online pudessem entreter o público.
Um dos cinco protótipos do Famicom Net que receberam jogos com sistema online, nesse caso Go |
Lançamento Comercial
A sua conexão com a Internet era possível graças a conexão que o modem criava entre o console e um telefone |
O controle vinha com um dial, necessário para digitar valores mais rapidamente |
No final das contas, o Famicom Net acabou sendo usado em sua maioria para as apostas em corridas de cavalos. Essas apostas através do serviço do console chegaram a representar cerca de 35% do total de apostas a época.
Os "cartuchos" para o Famicom Net tinham o tamanho similar ao de um cartão telefônico |
No ano de 1991, a Nintendo lançava o último título para o Famicom Network System, Super Mario Club. E não, infelizmente não era um jogo. O serviço consistia de avaliações de lojas e membros do serviço online para os jogos do Famicom. Até 2001, ano em que foi descontinuado, a Nintendo vendeu cerca de 130 mil unidades do Famicom Net no Japão, tendo um desempenho considerado "fraco". Com as baixas vendas e uma divulgação quase nula, o Famicom Net passou desconhecido por muitos e se tornou item de colecionador. Unidades podem ser encontradas à venda no Ebay por quase 900 reais.
Super Mario Club, de 1991, foi o último lançamento para o periférico da Nintendo |
Legado
Apesar de tudo isso, o Famicom Net serviu de experiência para, em 1995, a Big N lançar para o Super Famicom o Satellaview, com a mesma proposta do Famicom Net. Depois ainda viriam o 64DD (também conhecido como RandNet) em 1999, o DS Download Play, em 2004, o WiiConnect24, a Nintendo Wi-Fi Connection, a Nintendo Network, e, enfim, o Nintendo Switch Online, que tem para os usuários de seu serviço uma biblioteca de jogos de NES que podem ser jogados online hoje em dia (coincidência, não?).
Revisão: Diogo Mendes