Histórico da série
Lançado em 2011, o Dungeon Defenders original inovou em vários aspectos, mesclando RPG com ação e, obviamente, tower defense. Seja com o sistema de habilidades, os diferentes heróis, ou a vasta quantidade de equipamentos e atributos, o jogo conquistou inúmeros fãs que acumularam centenas (/milhares) de horas nas suas masmorras.Alguns anos depois, seguindo algumas tendências do mercado, a empresa apostou num molde de jogo gratuito, com um longo período de acesso antecipado e as famosas microtransações. O resultado não foi muito bonito. Essa introdução pode não fazer juz à qualidade de Dungeon Defenders II, visto que algumas pessoas realmente gostaram das mudanças, mas a tendência é clara: a série enfraqueceu e muitos jogadores saíram.
Com outros tropeços no meio do caminho, como o lançamento mais que conturbado de Dungeon Defenders: Eternity, a Trendy Entertainment se viu em uma situação muito complicada. Após uma reformulação da empresa, a nova Chromatic Games pretende resgatar o coração dos fãs com um novo título: Dungeon Defenders: Awakened.
Novos velhos ares
Considerando o cenário dessa franquia, a escolha por esse jogo é muito segura. De um lado os desenvolvedores estão mostrando comprometimento total em entregar o que os fãs querem (no caso, mais da genialidade do primeiro jogo) e, de outro, eles pretendem elevar o patamar já estabelecido. Segue abaixo o primeiro trailer:Esse vídeo, que foi divulgado em conjunto com a página no Kickstarter, pretende sanar as principais dúvidas dos jogadores e dar início ao hype. Dentre as várias informações disponibilizadas pelos desenvolvedores, os destaques são: presença no Switch, splitscreen co-op para até quatro jogadores, funcionalidades para os Joy-Cons da Nintendo, suporte para jogatinas online e offline, rebalanceamento geral das mecânicas do primeiro jogo, Unreal Engine 4 e tradução em português!
Desconfiança + Kickstarter = ?
Devo confessar que a minha primeira reação ao saber que eles iriam lançar um novo jogo, mas estavam pedindo dinheiro no Kickstarter, foi negativa. Foi só depois de entender sobre a reestruturação da empresa que a escolha começou a se justificar. É interessante, e dá uma certa confiança ver que eles vão lançar um “spin off” antes de adicionar o número 3 a um título: isso mostra segurança no primeiro passo da empresa.Cabe a cada um julgar se o seu dinheiro deve ajudar o desenvolvimento desse jogo. Porém, com duas semanas de sobra, eles já atingiram a sua meta principal, o que é um sinal extremamente positivo para o futuro do jogo! A campanha vai até o dia 3 de abril e ainda existem metas e recompensas disponíveis, mas, de qualquer jeito, o jogo será desenvolvido.
Tic toc
Enquanto o período de campanha passa, as expectativas irão flutuar muito até a chegada do primeiro beta, no PC, que está previsto para o fim de 2019. Isso sem falar no lançamento definitivo, que ainda não foi estipulado. Para os fãs isso pode ser problemático e, se for o caso, recomendam-se doses repetidas de um dos jogos antigos da série.E, caso você nunca tenha ouvido falar desses jogos, ou simplesmente nunca jogou, agora é uma ótima chance de conhecê-los! Nenhum deles é jogável em alguma plataforma da Nintendo, mas ambos estão disponíveis no PC. Inclusive, o primeiro está com 75% de desconto na Steam (até 22 de março). Por esse preço é uma compra muito segura, ainda mais se você tiver algum amigo para jogar junto!
E quanto a você, caro leitor, ficou animado com o anúncio, ainda está amargurado, ou nem conhecia Dungeon Defenders? Fala pra gente aí nos comentários!
Revisão: André Carvalho