Estava tudo pronto para a partida de estreia em Super Mario Party. Jogando contra três personagens controlados pela CPU, os dados determinaram que minha Rosalina seria a quarta competidora a entrar no tabuleiro. Depois de observar os rivais partirem em busca das moedas e estrelas, chegou a hora de testar a sorte e ver qual número eu tiraria. Neste momento, algo estranho aconteceu: a mensagem na tela que indicava minha vez pareceu ter sido acompanhada de barulhos vindos diretamente do Joy-Con.
Pensei que estava ouvindo coisas, afinal, os controles destacáveis do Switch não têm caixas de som, logo, seria improvável a emissão de qualquer ruído. Com a dúvida na cabeça, participei do minigame e aguardei o turno seguinte para tirar a prova definitiva. A confirmação veio quando surgiu uma segunda vez na televisão o “Rosalina, start!”. Realmente, o pequeno objeto em minhas mãos estava reproduzindo sinais sonoros. A “mágica” é explicada pelo HD Rumble, ou seja, são as vibrações que criam esse efeito.
Apesar de me impressionar, essa não foi a primeira vez que a Big N utilizou o artifício. Após encerrar a última fase extra de Kirby Star Allies, a Extra Planet δ, os Joy-Con começam a tocar o tema de Green Greens, primeiro estágio de Kirby's Dream Land. Além dos controles musicais, Super Mario Party usa as funcionalidades dos Joy-Con de outras maneiras bastante inovadoras. Confira na lista abaixo os minigames que esbanjaram criatividade no aproveitamento desses recursos.
10. Barreling Along
Se equilibrar sobre o barril ao mesmo tempo em que é necessário desviar de obstáculos pelo caminho, esse é o desafio de Barreling Along. Para apimentar ainda mais a competição, todo o controle é feito pelo sensor de movimentos do Joy-Con. Incliná-lo levemente para a direita ou esquerda fará o personagem mudar de direção, porém, gestos bruscos deixam desgovernado o veículo improvisado.A chave para vitória é conhecer os atalhos da pista e conseguir administrar a intensidade no momento de mexer as mãos, além de tentar prever o deslocamento dos rivais. Afinal, o choque entre barris, geralmente, faz com que ambos tenham a velocidade reduzida. Apesar de o sensor de movimentos do Joy-Con não ser extremamente preciso, o minigame mostra que o controle consegue perceber bem a força e velocidade com que os gestos são realizados.
09. Fuzzy Flight School
A melhor maneira de aprender a pilotar pequenos aviões é na escola dos Fuzzy. Com cada aluno começando a aula com três vidas, ganha aquele que chegar ao final do percurso tendo se chocado o menor número de vezes contra os clássicos inimigos do encanador bigodudo. Assim como em Barreling Along, o desafio se resume a saber usar bem o controle por movimentos.
É possível se sentir segurando o manche da aeronave em Fuzzy
Flight School, com os veículos replicando adequadamente os gestos realizados com
o Joy-Con. Apresentando quantidade cada vez mais alta de obstáculos na tela e
velocidade um tanto quanto elevada, seria complicado se divertir durante o
minigame sem um tempo de resposta rápido do controle.
08. Candy Shakedown
Quem não gosta de comer docinhos para açucarar o dia? Em Candy Shakedown é preciso retirar essas delícias do pote e saboreá-las à vontade. Para isso, o primeiro passo é apertar o botão A para puxar a tampa e depois chacoalhar o Joy-Con até que todas as balinhas passem para o lado de fora.Novamente utilizando o sensor de movimentos, o grande diferencial do minigame é a vibração que deixa tudo mais real. Enquanto o jogador balança as mãos para liberar os doces, consegue senti-los batendo, como se estivessem mesmo dentro do controle. A sensação é de estar segurando um pote de verdade, repleto de guloseimas.
07. Sizzling Stakes
Continuando no campo da culinária, em Sizzling Stakes o Joy-Con se transforma no cabo de uma frigideira. Assumindo o papel de cozinheiro, o objetivo é deixar um pedaço de carne totalmente bem passado. Para isso, o mestre cuca precisa jogá-la para cima até que todos os lados estejam no ponto certo, mas cuidado para não deixar o alimento cair fora da panela.O minigame é capaz de identificar qual movimento foi realizado e a velocidade aplicada, assim a carne sobe mais ou menos, dependendo do gesto executado. Quem já preparou panquecas e cumpriu o ritual de jogá-las para cima e recapturá-las na volta deve se dar muito bem em Sizzling Stakes.
06. Rumble Fishing
O minigame mescla a maneira tradicional de controlar os personagens com o HD Rumble e o sensor de movimentos. Pegando emprestada a nuvem de Lakitu, os competidores sobrevoam a água e têm que fisgar a maior cobra marinha. Usando o direcional analógico, o jogador viaja pelo cenário e deve perceber a intensidade das vibrações no controle — quanto mais intensas, melhor será a pescaria.Quando sentir que é o momento de puxar o anzol, basta mexer o Joy-Con para cima e ver a criatura que saíra das profundezas. Rumble Fishing é um dos desafios de Super Mario Party que consegue mesclar da melhor maneira três modos diferentes de jogar.
05. Soak or Croak
Outro minigame que mistura duas funcionalidades do Joy-Con é Soak or Croak. Nessa guerra de água, o objetivo é jogar os rivais para fora da arena. Os botões tradicionais movimentam os personagens e disparam os jatos que empurram os demais competidores, porém, depois de alguns tiros, é preciso recarregar balançando o controle.Saber o momento certo de atirar e quando encher o tanque é fundamental, pois, enquanto está coletando mais munição, o jogador se torna alvo fácil. Até mesmo o movimento necessário para a recarga ajuda a se sentir dentro do minigame, já que é o mesmo que precisa ser feito na vida real para bombear água.
04. Tall Order
Neste minigame em duplas, a missão é criar a maior escultura de neve. No topo de uma nuvem, gire a alavanca do moedor e veja os flocos se acumulando logo abaixo. Conte com a habilidade de seu parceiro para, juntos, criarem uma torre totalmente gelada e imponente. Coordenação e entrosamento da equipe são o caminho para a vitória.Para operar o triturador, o Joy-Con vira a manivela. Rode o controle rápido para fazer sua estrutura crescer de maneira bastante ágil, ou então, faça movimentos suaves quando o objetivo é economizar na neve e criar os detalhes finais da obra prima.
03. Look Sharp
Elementar que um minigame baseado em lentes de aumento estaria nessa lista. A tarefa em Look Sharp é empunhar o objeto típico dos detetives e enxergar qual personagem se esconde por trás dos borrões coloridos. Para isso, é necessário aproximar ou afastar a lente da tela, focando os misteriosos habitantes do Reino do Cogumelo.Para incorporar o Sherlock Holmes, o jogador usa o sensor de movimento do Joy-Con. Manejando o controle como se, de fato, fosse o cabo da lente de aumento, é preciso trazê-lo para frente ou trás com cuidado até que a imagem fique completamente nítida.
02. Nut Cases
Outro minigame em duplas, só que desta vez é preciso coletar a maior quantidade possível de nozes. Os alimentos ficam dentro de potes espalhados pelo cenário e apesar de os recipientes serem todos iguais, cada um deles têm certa quantidade de petiscos em seu interior. Para escolher qual levar para casa, é preciso balançá-los e tentar sentir se estão cheios ou não por meio da intensidade da vibração do Joy-Con.O HD Rumble funciona de maneira impressionante em Nut Cases e, assim como no Candy Shakedown, é possível perceber as nozes se mexendo dentro do controle. Ter sensibilidade apurada nas mãos vira uma vantagem neste caso.
01. Rattle and Hmmm
Rattle and Hmmm é o minigame que demonstra a capacidade máxima do HD Rumble. Totalmente baseado na vibração do Joy-Con, nele são apresentados três inimigos da franquia Super Mario e a movimentação de cada um gera diferentes tipos de reações no controle. Na sequência, Toad repete uma das tremidinhas e temos que responder quem é a criatura responsável por aquele padrão.E, por incrível que pareça, é tranquilo de distinguir as vibrações devido ao elevado nível de precisão do HD Rumble. No movimento da Wiggle, por exemplo, é possível sentir com exatidão as patinhas da centopeia passando de um lado ao outro do Joy-Con.
Super Mario Party está disponível na Loja Nintendo