História interativa
O game tem como premissa a intenção de ser uma história interativa. O jogador viverá o garoto chamado apelidado Storm Boy [Menino Tempestade] que encontra três filhotes de pelicano sem a mãe e decide cuidar deles até que estejam grandes o suficiente para viverem sozinhos na natureza.Porém, depois de crescidos, o pelicano Mr. Percival se mantém próximo ao menino e aqui começa a história de amizade. A partir daqui os dois irão passar por várias aventuras e brincadeiras, como catar conchinhas no chão, nadar em mar aberto e voar com os outros pássaros.
A construção do jogo dá foco maior à história do livro, o título não apresenta nenhum mínimo de competitividade, muitos menos desafio real. A história vai se desenrolando aos nossos olhos e a única coisa que podemos fazer é acompanhá-la.
Até aqui, o título se aproxima muito de Forgotton Anne (Multi), outro jogo que tem foco maior em contar uma história com uma pitada de aventura e puzzle, mas é visível que há pouco espaço de desenvolvimento. Mesmo com uma premissa bacana e uma busca por uma estética bela, não há nada além disso.
O problema de Storm Boy recai na mediocridade, o game conta com cenários e ambientação belos, mas os modelos em 3D com uma aparência pouco acabada e que poderiam passar por um polimento, a movimentação dos personagens também é um tanto dura. Além de seguir um caminho linear que instiga pouco interesse.
Enquanto o desenvolvimento da história se passa em textos que aparecem no topo da tela, esses vão mudando de acordo com o caminho seguido pelo jogador. Porém, os textos foram programados para aparecer ao passo que o jogador chega em determinadas partes do cenário, ou seja, se chegar rápido demais no próximo, dane-se se você ainda estava lendo o anterior, vai ter que voltar pra ler de novo.
Já a história é sim muito bonita e tocante, mas não há grandes acontecimentos, assim como não há possibilidades de caminhos múltiplos, nem mesmo uma amplitude de interpretações, é aquilo e pronto. Além do mais, todo mundo sabe como acaba uma história que envolve uma grande amizade com animais, não é mesmo?
O título é uma boa pedida para quem gostaria de introduzir os filhos pequenos e querem ter certeza que estão entregando um título completamente seguro e acessível às crianças, pois é exatamente isso que o game entrega. Não há competitividade, nem nível de dificuldade, o desenvolvimento é intuitivo e simples. E, muito possivelmente, a história vai interessar a uma criança pequena. E, a melhor parte, é um jogo muito barato (6 dólares como preço de lançamento, aproximadamente 24 reais*).
O jogo poderia ter buscado maior inspiração em sua arte de capa, o estilo em 2D poderia dar um charme maior à história e trazer um estilo estético que condizesse melhor com a proposta do título, pois é visível que houve uma busca por representar bem a baía australiana com bastante cor e vida.
O título vai cair bem na mão de uma criança, ainda mais uma pouco acostumada com jogos eletrônicos, não haverá espaço para frustração, pois tudo é bastante intuitivo, a história poderá ocupar os pequenos por bons minutos e, com sorte, a criança pode querer assistir/jogar novamente.
Prós
- Título voltado ao público infantil, intuitivo e simples;
- Game disponível a um valor acessível logo de cara;
Contras
- Animações pouco refinadas;
- História curta demais;
- Minigames monótonos;
- Sem versão para o português.
Storm Boy - Switch/PS4/XBO/PC/iOS/Android - Nota: 5.0Versão utilizada para análise: Switch
Revisão: Vinícius Rutes
Análise desenvolvida com cópia digital cedida pela Level 77