Super Smash Bros. Ultimate (Switch) — o que sabemos sobre o modo Spirits

Reunimos as principais informações sobre a grande novidade do game, além de especular sobre alguns pontos observados nos materiais de divulgação.

em 17/11/2018
O último Nintendo Direct trouxe finalmente as informações que gostaríamos de saber sobre o modo misterioso que foi escondido em apresentações anteriores. E eis que os rumores estavam certos, a grande novidade de Super Smash Bros. Ultimate se trata do modo Spirits.

Os Spirits (espíritos) são definidos como “personagens de jogos que possuem habilidades que podem dar aos lutadores um impulso nas batalhas”. Resumidamente, eles possuem duas interpretações: simplificar o antigo sistema de colecionáveis da série, que eram os troféus, e atualizar o sistema de customização criado em Super Smash Bros. 4 (Wii U / 3DS).

Ao substituir os troféus, que precisam ser detalhadamente modelados em 3D, por artworks, Masahiro Sakurai, diretor do jogo, disse que pretendia aproveitar o enorme crossover que é a série Super Smash Bros. para criar algo além do habitual: uma forma de utilizar o extenso número de personagens disponíveis de outras formas que não seja como lutadores, e, por isso, ele agradeceu aos vários criadores que cederam a permissão de uso de suas obras.


Interpretando os acontecimentos, o recado é simples: é impossível ter espaço para tantos personagens de tantas séries amadas pelos fãs e, também, para criar os troféus é necessário muito tempo e mão de obra, algo que pode ser melhor aproveitado criando mais novidades que sejam realmente utilizáveis, e não somente colecionáveis, para o game.

Outro ponto é que, com isso, eles conseguem aumentar o número de convidados: ainda não se sabe o número total de spirits, mas, baseando-se na quantidade de troféus em SSB4 (aproximadamente 750), e nas diversas séries que possuem personagens como spirits em SSBU, o número deve ser bem alto — não existem somente spirits comuns, como exemplo, até os karts de Mario Kart 8 Deluxe (Switch) podem ser spirits. Estamos falando de um jogo de grandes números em tudo, até mesmo em quantidade de canções como parte da trilha sonora.


Características dos Spirits

Talvez um ponto que tenha deixado dúvidas na apresentação foi que, primeiramente, informaram as classes de spirits, e depois sobre seus tipos. Esclarecendo a questão, existem basicamente dois tipos deles: os principais e os de suporte.
  • Primary Spirit: apenas um por vez pode ser atribuído a um lutador, adicionando o poder do spirit ao guerreiro. Quanto mais poderosos são, provavelmente, mais espaços para spirits de suporte eles fornecerão. Eles têm pontos fortes baseados no seu tipo: ataque —> gancho —> escudo —> ataque — há também um quarto tipo que é neutro em relação à pirâmide original.
  • Support Spirit: cada spirit principal possui até três espaços, que podem ser preenchidos com spirits de suporte. Esses spirits concedem ao lutador habilidades adicionais, como aumentar a resistência a certos ataques, imunidade a certos tipos de plataformas — haverá plataformas eletrificadas, ou que podem fazer o lutador dormir, etc. —, conceder itens e armas desde o início da partida ou melhorar características do lutador, como o salto ou a corrida.


Já as classes de spirits se referem a seu nível de poder, e são representadas por uma a quatro estrelas. É uma classificação que ajuda os jogadores a diferenciarem mais facilmente os spirits poderosos dos mais fracos. São elas: Novice, Advanced, Ace e Legend. Se estiver em dúvida, pense em um pokémon que pode hipoteticamente ser encontrado em até quatro diferentes estágios de evolução.


Ainda usando o exemplo baseado nos monstros capturáveis, saiba que alguns spirits podem evoluir, passando de sua classe atual para a próxima, e mudando sua forma. Aumentar sua experiência e deixá-los mais fortes é possível de três maneiras diferentes: integrando-os à equipe e participando de batalhas, deixando-os treinando algumas horas em um dojo ou ginásio — liberados através do Adventure Mode —, ou através de snacks de experiência — obtidos principalmente em batalhas, sendo que jogar com um time muito inferior em poder em relação ao controlado pela CPU dará uma maior quantidade deles, entre outras recompensas.


Em SSBU, é possível definir nas regras como será possível executar um Final Smash. Além da conhecida Smash Ball, é possível ativar uma barra que vai carregando durante a batalha e que, ao ficar completa, habilita a possibilidade de executar um pequeno Final Smash, mais fraco do que o normal. Em batalhas contra spirits, a barra sempre estará ativada. Inclusive, existem spirits cuja habilidade é completá-la mais rapidamente.

Como adquirir spirits

Existem diversas formas de conseguir novos spirits para aumentar ou fortalecer a coleção. Talvez uma que não foi exatamente citada, mas é bem óbvia, é pelo adventure mode, já que os espíritos fazem parte da história e do gameplay do modo. Entretanto, após finalizá-lo, ainda haverá vários spirits disponíveis, e é aí que entram os combates de spirits.

Existe uma área no jogo que se chama Spirit Board, e nesse quadro podemos encontrar diversos spirits aparecendo aleatoriamente. Além do nome, é possível ver a classe e ponto forte do spirit, além do tempo para pegá-lo antes que a lista seja renovada — também será possível renovar toda a lista manualmente. Ao escolher uma das opções disponíveis, passaremos para uma nova tela, contendo maiores informações, como o poder do spirit e as condições de batalha.


A fim de simular, com os lutadores disponíveis no jogo, uma batalha contra o personagem que o spirit representa, eles usarão cores, itens, condições de cenário e regras diferentes para a batalha. Um exemplo fácil de se explicar é a batalha contra o Fire Man, de Mega Man (NES). Nesse caso o lutador adversário será um Mega Man com uma skin vermelha, em um cenário com algumas plataformas em chamas, e ele usará bastante o ataque Flame Blast. Lembrando que é possível usar um spirit secundário que dará imunidade à plataforma de fogo para ajudar na batalha. A intenção é dar a impressão que estamos lutando contra Fire Man.


Vencido o combate, o spirit ainda não está garantido. É preciso participar de um minigame, em que o lutador vencido estará rodeado por um escudo que fica girando. Devemos atirar no momento certo para acertar o personagem, removendo o spirit ligado a ele. Caso acerte o escudo, o pedaço continuará quebrado na próxima vez que lutar contra o mesmo spirit, facilitando a captura. Aparentemente, existem itens que podem ser usados para deixar o escudo mais lento ou aumentar o tamanho do espaço já aberto.


Outra forma de conseguir spirits mais fortes, é desfazendo-se de alguns deles. Isso foi definido como “enviá-los ao mundo real”. Ao fazê-lo, ganharemos núcleos, que podem ser combinados para invocar um novo spirit. Uma última forma de conseguí-los, é comprando-os na loja disponível na opção Vault — a compra é realizada da mesma forma que os troféus em jogos anteriores, com moedas conquistadas nos diversos modos do jogo.


Possibilidades dos spirits

Tendo conquistado os spirits desejados, além de colecioná-los, treiná-los, evoluir os que possuem essa opção e equipá-los para usar em batalha contra outros spirits, é possível mandá-los para missões e expedições, em pequenas equipes, em busca de tesouros — função desbloqueada através do adventure mode — e alterar suas habilidades, através dos spirits conhecidos como Masters.


Outra função importante dos spirits é aumentar os poderes dos amiibo fighters. Agora, além de aumentar o nível das figuras, é possível sacrificar spirits para aumentar seus atributos de ataque e defesa. Eles ainda poderão assimilar certas habilidades dos spirits usados para fortalecê-los. Também será possível usar spirits em batalhas contra jogadores reais, mas os detalhes sobre em quais modos, e se funcionará online ou não ainda não foram compartilhados com o público.


World of Light

Todos nos emocionamos com o final da apresentação, mostrando o trailer do adventure mode, agora conhecido como World of Light. Muitos dos rumores que circularam antes do Direct previam o modo história do game como sendo o Spirits e, por mais que não seja exatamente isso, eles possuem uma forte ligação: na verdade, o adventure mode é um submenu do modo Spirit, por isso, espere um gameplay totalmente focado na novidade ao jogar a aventura que, já adiantando, é totalmente single-player.


O site oficial do jogo informa que a entidade super poderosa que derrotou todos os lutadores, exceto o Kirby, é um demônio conhecido como Galeem. De acordo com a história contada por Sakurai, os lutadores em em Super Smash Bros. são brinquedos na "vida real", mas lutadores no jogo. Durante o ataque de Galeem no mundo de fantasia do game, todos os personagens de vários mundos de jogos, exceto os lutadores, perderam seus corpos e foram transformados em espíritos. Sendo assim, inicialmente Kirby, mas depois poderemos montar outros times, precisa libertar os lutadores, e unir forças com os spirits para salvar o mundo.


Alguns detalhes podem ser notados no trailer, fornecendo uma prévia de como será o gameplay do modo. O que está claramente perceptível é que o mapa do jogo engloba cenários das diferentes séries, em um mesmo lugar, que pode ser explorado pelo jogador livremente. Não está claro se haverá locações inalcançáveis no início do jogo que sejam baseados em algum fator de poder, ou se precisaremos completar desafios para liberar áreas, mas parece que alguns spirits específicos serão necessários para alcançar certos locais.


Um Lapras (série Pokémon) é usado para alcançar um spirit na água, o lutador Falco é alcançado por uma nave Airwing (série Star Fox) em uma área que simula o espaço, e até um Rathalos (série Monster Hunter) é usado para voar livremente em uma parte do mapa. Também é possível identificar facilmente quais batalhas serão contra spirits e quais serão para libertar lutadores, de acordo com o ícone no mapa. Ícones luminosos representam spirits, enquanto estatuetas azuis representam lutadores.


Alguns pontos interessantes podem ser notados, mas que ainda não dá pra ter certeza sobre o que se trata exatamente. Há uma área com vários ícones de comida, e um dos tipos de alimento possui um contador. Em outra, é preciso pressionar um botão “!” para formar uma ponte de blocos, como em Super Mario World (SNES). Já em uma terceira área, o contador subtrai um Zap Fish (série Splatoon) quando o personagem o coloca em uma estrutura presente no cenário, levando-nos a crer que haverá pequenos puzzles para passar de certas áreas do game.


Por fim, uma árvore de habilidades deixa claro que o modo possui algumas fortes inspirações de RPG, além dos próprios status proporcionados pelos spirits e a formação de equipes. E é claro, batalhas contra chefes estarão presentes para desafiar e divertir ainda mais os jogadores, como pode ser visto no final do trailer, com o retorno do chefe Galleom, original de Super Smash Bros. Brawl (Wii). Os chefes possuem um ícone próprio no mapa e apenas uma silhueta é mostrada ao selecionar a batalha — fiquei curioso para saber como será a parte referente à Castlevania, já que anteriormente foram divulgados muitos chefes no Dracula’s Castle, estágio dedicado ao jogo.


Super Smash Bros. Ultimate será lançado no dia 7 de dezembro. Fique atento ao site para maiores informações sobre o game!

Revisão: Vinícius Rutes
Siga o Blast nas Redes Sociais

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).