Anunciado na primeira apresentação do console em 2017, foi só o app ser inaugurado em uma versão gratuita que as críticas surgiram. Entre muitas reclamações, a falta de uma maneira simples de ouvir os sons dos games e as vozes de amigos no mesmo headset (levando à criação de setups monstruosos) causou rejeição ao recurso. As pessoas esperavam alguma alternativa mais prática a ser anunciada quando o serviço se tornasse pago.
Hoje, com as assinaturas em vigor, sabe-se que não foi esse o caso. Porém, durante a introdução do Nintendo Switch Online exibida no mais recente Nintendo Direct, algo chamou a atenção. O locutor disse que até pessoas que não estiverem ativamente jogando podem participar da conversa, assim todos se divertem. Este é um argumento novo para justificar o app. Porém, na história da Big N, esse discurso foi usado há 10 anos no lançamento do primeiro aparelho feito pela empresa para chat de voz em seus consoles de mesa: o Wii Speak.
Conectando ambientes
Em 2008, vivíamos uma situação surpreendentemente parecida com a atual. Naquela época, em conferência na E3, a Nintendo também anunciou um novo Animal Crossing a ser lançado na sua plataforma mais moderna — nesse caso, o Wii. Aproveitando os ganchos com os temas “criatividade” e “comunidade”, o criador da série, Katsuya Eguchi, revelou que Animal Crossing: City Folk seria compatível com o que chamou de “microfone comunitário”. Era a primeira divulgação do Wii Speak, novo dispositivo que chegou às lojas ainda naquele ano.O formato do Wii Speak permitia que as vozes de todos fossem ouvidas. |
Nativo desde o início
A primeira característica que distancia o Wii Speak do Nintendo Switch é justamente o modo como cada um estrutura seu chat de voz. Enquanto o app do Switch atua como um Skype ou Discord glorificado, o Wii Speak funcionava de maneira nativa com o Wii. Ou seja, as vozes eram transmitidas por meio do próprio videogame, sem a necessidade de programas paralelos. Pode até ser desconcertante saber que a Nintendo trabalhava dessa forma e, anos depois, resolveu priorizar um aplicativo de celular em vez de aprimorar esse sistema no console híbrido.Curiosamente, a capacidade de realizar chat de voz nativo estendia-se até para softwares que não usavam o Wii Speak. Ao ser lançado para Wii em 2010, Call of Duty: Black Ops trouxe uma mudança. Em vez de usar o microfone da Nintendo, a Activision firmou parceria com a fabricante PDP para produzir um headset para o game, vangloriando-se de ser o primeiro a ser disponibilizado para a plataforma da Big N. Outros jogos também tiveram chat de voz via headset, porém com um detalhe: títulos feitos para o Wii Speak não eram compatíveis com os fones de ouvido e vice-versa. Algo parecido aconteceu com alguns games de Switch, como Fortnite, que resolveram ignorar a solução da Nintendo e desenvolveram uma alternativa própria para bate-papos.
O Headbanger Headset, primeiro a ser lançado para o Wii. |
Não fale com estranhos
Quando o assunto são os jogos, poucos fizeram uso pleno do dispositivo. Além de Animal Crossing, somente outros 12 títulos utilizaram-no, entre eles Endless Ocean 2, The Conduit, Monster Hunter Tri e algumas edições das séries esportivas 2K. Isso dentro de um período de dois anos em que o microfone esteve em atividade.Para aproveitar o chat de voz, a grande maioria dos games compatíveis (se não a sua totalidade) se submetia a uma restrição corriqueira quando se fala em Nintendo: somente com amigos. Em entrevista à publicação Wired, em 2008, Katsuya Eguchi afirma que a empresa queria manter um ambiente seguro para todos, sem linguajar inapropriado. Portanto a troca de Friend Codes era necessária para usufruir do recurso. Pelo menos nesse quesito o Switch leva vantagem, pois alguns games, como Mario Kart 8 Deluxe e Arms, permitem conversas com desconhecidos.
Em Animal Crossing: City Folk, jogadores podiam conversar somente com amigos que visitavam suas vilas. |
Entretanto, assim como o Switch, o chat de voz do Wii não era integrado ao sistema operacional. Isso significava que era necessário entrar em modos específicos dentro dos jogos para falar com os outros e que não era possível conversar com pessoas jogando games diferentes. Apesar de outras plataformas da mesma geração também seguirem esse modelo, como o PlayStation 3, o Xbox 360 tornou esse conceito de party chat como o padrão atual.
Sala de estar virtual
Porém o ponto central do marketing do Wii Speak foi o software específico para conversas Wii Speak Channel. Cada microfone vinha com um código para inserir no Wii Shop Channel e baixar o canal. Nele, usuários podiam criar lobbies para falar com colegas e familiares registrados na lista de amigos do console.O Wii Speak Channel aceitava até quatro consoles Wii conectados, mas a quantidade de participantes era ilimitada. |
Por não estar integrado ao sistema operacional do Wii, como dito acima, o chat de voz somente funcionava enquanto o canal estivesse aberto. Para engajar os jogadores a utilizá-lo, alguns modos únicos foram incluídos, como um que permitia exibir fotos salvas em um cartão SD durante as conversas. A vice-presidente executiva de marketing da Nintendo da época, Cammie Dunaway, reforçou que isso seria um atrativo para as pessoas compartilharem experiências, principalmente durante a época de fim de ano de 2008.
O legado
Hoje, o Wii Speak já se tornou objeto histórico. Com o fim do serviço online do Wii em maio de 2014, todas as aplicações que usavam o dispositivo em rede não funcionam mais. Ter um microfone desses em 2018 é algo somente para colecionadores ferrenhos da Nintendo.Porém o produto deixou um legado interessante. Desde então, todas as tentativas da Big N em desenvolver um sistema de chat de voz envolveram um aspecto mais comunitário, abraçando todos ao redor do videogame. Foi a mesma coisa com o não tão aclamado Wii U Chat, que usou o GamePad para transmitir vozes e imagens de pessoas pela internet. Agora, a história se repete com o Nintendo Switch.
Revisão: Luigi Santana