A Nintendo tem lutado ferozmente para defender suas propriedades intelectuais nas últimas semanas. Conhecida por derrubar rapidamente criações de fãs em questão de dias, parece que a Nintendo está tentando arrancar esse "mal" pela raíz. Após derrubar diversos sites que distribuiam ilegalmente cópias de jogos antigos para emulação, o novo alvo da Big N foi Pokémon Essentials.
A ferramenta, utilizada em conjunto com o RPG Maker, permitia que qualquer fã com vontade o suficiente criasse a sua própria aventura de Pokémon. Um dos mais famosos fan games da série nos últimos anos, Pokémon Uranium, foi criado com a ferramenta e derrubado na mesma semana de seu lançamento. O jogo foi bastante elogiado pela crítica e alcançou mais de 1.5 milhão de downloads nos poucos dias que permaceu no ar.
Pokémon Essentials incluia sprites dos monstrinhos, músicas, tilesets e outros recursos que feriam os direitos da Nintendo. A wikia do projeto, assim como todos os links de downloads originais e de projetos derivados foram deletados na última quarta (29/08). Com medo de futuras repercursões, desenvolvedores de fan games procuram maneiras de continuar o seu trabalho sem chamar a atenção e a ira da companhia.
Fonte: The Verge