A região de Hoenn foi a primeira de muitos treinadores e com certeza marcou sua época. O novo e potente Game Boy Advance até então trouxe consigo diversas inovações tecnológicas, seja em suas cores vibrantes ou no áudio cheio de trompetes, compondo uma das melhores trilhas sonoras do console.
As versões Ruby/Sapphire e, posteriormente, Emerald, apresentam pela primeira vez uma história baseada em suas mascotes. Para atrapalhar o jogador, não uma, mas duas equipes podem ser vistas pela região de Hoenn. Os novos monstrinhos também não deixam a desejar, sendo que certos tipos receberam destaque durante a aventura.
Quanto à estrutura do jogo, houve uma remodelagem completa no código, alterando as características dos Pokémon (IVs eram de 0-15, agora vão de 0-31) e a adição das Abilities e Natures. Com tudo isso em mente, fica difícil montar um time sem o devido conhecimento de todas essas funcionalidades.
Para sua sorte, leitor, nós temos um olhar de Braviary para essas coisas. Sendo assim, montamos um grupo seleto de Pokémon capaz de superar os desafios da região de Hoenn. Para quem não está acostumado com a fórmula, estes são os critérios:
- Os Pokémon presentes no time podem ser encontrados em todas as versões, não dependendo de trocas para evoluir;
- As técnicas aprendidas por meio de TMs são obtidas todas antes da Elite Four, ou seja, nada de Move Tutors do pós-jogo;
- Não teremos a presença de Egg Moves e Pokémon lendários, pois, para consegui-los, pode ser um pouco difícil e ao obtê-los, tudo se torna MUITO fácil.
Sem mais delongas, fique com a melhor equipe para as versões Ruby/Sapphire/Emerald. Boa leitura!
Notas de atualização - Data: 24/02/2024
Revendo esta matéria após cinco anos de seu lançamento, resolvi utilizar o melhor time apresentado para poder vencer a campanha na versão Emerald. A equipe antiga era composta por Swampert, Crobat, Manectric, Hariyama e Slaking.
Confesso que, logo de cara, me deparei com algumas dificuldades: as chances de se encontrar um Slakoth são bem pequenas. Passei horas tentando achar um e, quando veio, sua Nature era MODEST, a pior possível. Isso sem falar na falta de cobertura super efetiva dessa equipe, já que Hoenn é uma região onde a diversidade é muito presente; logo, é natural que nosso time tenha condições de revidar.
Não significa que a equipe apresentada há cinco anos seja ruim ou injogável, só não é boa, sabe? Definitivamente há melhores opções, tanto de monstrinhos como de combinação de movimentos.
Por esse motivo, pedimos sinceras desculpas.
Dito isso, iniciamos um processo de reavaliação dos membros e montamos uma equipe completamente nova. Alguns monstrinhos passaram de titulares para opcionais, e outros, que dificilmente seriam usados, foram testados fortemente e provaram seu valor.
Swampert
É inegável o quão Swampert é dominante em sua região. Leitor, este Pokémon é capaz de vencer o jogo sozinho, já que todos os HMs necessários para avançar no mapa podem ser aprendidos pelo peixe de lama. Só isso já seria o bastante para justificar sua escolha, porém, esse pântano é bem mais fundo do que parece.
Swampert é um Pokémon dos tipos WATER/GROUND, tendo apenas uma fraqueza: o tipo GRASS. Em Hoenn, não há treinadores importantes com vários Pokémon desse tipo, apenas o Elite Four Sidney com dois (Shiftry e Cacturne).
Contudo, não passaremos o jogo inteiro com apenas um Pokémon, e sim uma equipe. Portanto, todo o potencial de Swampert será revertido em agilidade na conclusão, praticidade, potência e o melhor, desde o primeiro momento de nossa jornada.
Em posse de bases ofensivas e defensivas excelentes, o único problema de Swampert é sua baixa Speed. Por esse motivo, sua Nature será Brave (+10% Attack, -10% Speed), a fim de aproveitar de seus dois STABs e golpes de cobertura. A combinação de tipos é perfeita para o desafio de ginásios, já que, dos quatro primeiros, três estão em desvantagem.
Seu moveset será composto por Surf, poderoso movimento do tipo WATER que recebe STAB, além de ser super importante para a movimentação pela região de Hoenn, em virtude de suas muitas rotas aquáticas. Em seguida, outro STAB: Earthquake, movimento que pode ser aprendido no Lv.52; até lá, Mud Shot dá conta do recado.
A fim de aprimorar sua cobertura neutra e super efetiva, Ice Beam e Brick Break são nossas opções mais viáveis. Contudo, vale o aviso: ainda que Swampert tenha o raio de gelo, enfrentar monstrinhos do tipo GRASS é sempre um risco.
Desse modo, nossa recomendação é utilizar Ice Beam contra Pokémon do tipo DRAGON e FLYING, enquanto Brick Break é importante para vencer monstrinhos do tipo DARK e NORMAL, muito comuns ao redor da região.
Breloom
Nos dias atuais, Breloom sem dúvidas seria uma boa escolha. Nas versões originais? Nem tanto. Então, por que o cogumelo lutador apareceu? Calma, a gente explica tudo certinho para que não haja nenhuma dúvida.Antes da divisão de categoria, todos os golpes de grama eram da categoria Special, logo, Breloom não conseguia usufruir de todo seu potencial. Com a imensidão de rotas aquáticas do jogo, seu desempenho deveria ser excelente, porém, com apenas 65 pontos de base de Special Attack, não há muito o que fazer.
Breloom, no entanto, se sobressai dentre os demais colegas verdinhos justamente por seu segundo tipo ter o poder necessário para destruir tudo o vê pela frente. Por razões óbvias, sua Nature será Adamant (+10% Attack, -10% Special Attack).
Seu moveset terá Sky Uppercut, principal ferramenta de dano e que recebe STAB. Este golpe pode ser aprendido no Lv.36, ou seja, relativamente cedo no jogo e com certeza será bem útil. Seguimos com Mach Punch que, assim como Quick Attack, atinge o alvo antes de nosso Pokémon receber qualquer ataque.
Para ajudar seus colegas, Leech Seed foi escolhido, faciltiando a reduzir a vida do oponente e fornecendo recuperação passiva. O último golpe é Sludge Bomb, que, nesta geração, ainda era físico, assim como todos os movimentos do tipo POISON.
Exploud
Mais uma vez um Pokémon do tipo NORMAL foi escolhido para ser o coringa da equipe. A quantidade de golpes elementais disponíveis para esse tipo é incrível. Exploud é um de meus Pokémon favoritos, e poder vê-lo em uma melhor equipe sempre me deixa feliz.Agora, não pense que é apenas por isso que o Pokémon barulhento está na equipe: seu papel é muito importante para o bom funcionamento do time. Com bases ofensivas idênticas e HP altíssimo, sua função nesta equipe será de substituir monstrinhos do tipo FIRE e também absorver parte do dano que seria causado nas principais peças do elenco. Em outras palavras, Exploud é o suporte do time.
Dada sua natureza ofensiva, a Nature escolhida para Exploud será Brave (+10% Attack, -10% Speed), pois todos os golpes do tipo NORMAL usam Attack para cálculo e, com isso, seus golpes de cobertura não serão prejudicados. Ainda, as Natures Lonely e Naughty também poderiam ser usadas, porém a redução de uma das defesas não é ideal.
Iniciamos seu moveset com Strength, técnica poderosa, consistente e necessária para avanço da história, além de ser a melhor opção para STAB. Outros golpes, como Return e Facade, podem ser usados, contudo, as condições para um bom aproveitamento deles afetam a estabilidade.
Seguimos com Shadow Ball, técnica do tipo GHOST com o mesmo tratamento de cálculo do tipo NORMAL, destruindo a Elite Four Phoebe. Finalizamos com Flamethrower, golpe do tipo FIRE e que pode ser comprado no Game Corner na cidade de Mauville por 4000 coins.
Assim que derrotamos nosso pai, podemos voltar à cidade de Littleroot e pegar Amulet Coin com a mamãe, assim, todo o dinheiro conquistado nas batalhas será dobrado e poderemos comprar muitos coins. O golpe derradeiro é Earthquake, obtido nos momentos finais da campanha, mas super importante.
Gardevoir
É quase impossível termos uma equipe de Hoenn sem este Pokémon. Onde estávamos com a cabeça em não colocá-la no time original? Mesmo o tipo PSYCHIC sendo consideravelmente enfraquecido na terceira geração e sem o tipo FAIRY, Gardevoir é um excelente Pokémon e, tal qual Exploud, pode fazer o papel de dois-em-um.Lembra as (muitas) rotas aquáticas? Então, Gardevoir pode aprender técnicas que superam esses desafios rapidamente, além de servir como ponto de treino para auxiliar seus colegas com dano massivo enquanto também pode receber certos golpes especiais.
A habilidade ideal para o Pokémon abraço é Trace, que copia a do adversário sempre que Gardevoir entra em campo. Com isso, Drake e seu Salamence também receberão Intimidate, ou Levitate de Claydol do Steven será copiado, deixando Gardevoir imune a golpes do tipo GROUND.
Sua distribuição de atributos é bem simples e prática, facilitando assim a escolha de sua Nature. Aqui, usaremos Modest (+10% Special Attack, -10% Attack) para obter o máximo de dano possível em seus golpes. Outra opção seria Timid (+10% Speed, -10% Attack), no entanto, a perda de potência é notável e não justifica a velocidade extra.
O moveset começa com Psychic, STAB aprendido no Lv. 26 ainda como Kirlia. Para cobertura, teremos Shock Wave, golpe do tipo ELECTRIC, e prêmio por vencermos Watson em seu ginásio. Um pouco depois, Thunderbolt substituirá a onda de choques, que nos é dado de presente pelo líder da cidade de Mauville após solucionarmos o problema com o gerador.
A técnica Calm Mind será usada ao máximo, pois, além de aumentar o dano especial, incrementa o potencial defensivo de Gardevoir. Terminamos a composição com Thief, golpe do tipo DARK e ótima escolha contra outros Pokémon do tipo PSYCHIC.
Skarmory
Enquanto no time original tínhamos Crobat, agora temos Skarmory. Isso mesmo, o pássaro de aço da região de Johto foi escolhido e a gente explica o porquê. Sua combinação de tipos, STEEL/FLYING, é invejável!Desde a sua criação, o tipo STEEL é conhecido por suas inúmeras resistências e, por conta de sua tipagem, Skarmory possui fraqueza para apenas dois tipos, ELECTRIC e FIRE. Dito isso, temos nove resistências (BUG, DARK, DRAGON, FLYING, GHOST, GRASS, NORMAL, PSYCHIC e STEEL), além de duas imunidades (GROUND e POISON).
Em outras palavras, dos 17 tipos presentes, nove deles causam metade do dano a Skarmory e dois nem mesmo chegam a acertá-lo. Isso é muito valioso para um Pokémon defensivo como Skarmory. E não pense que o pássaro de aço é apenas defesa. Seu Attack é usável e sua utilidade é incrível.
Como opções de Nature temos Adamant para causar mais dano ou Impish para defender ainda mais. Seus pontos negativos são o lado especial e o HP abaixo da média para um Pokémon com essa natureza. Para este time, escolhemos Impish (+10% Defense, -10% Special Attack) e aguentar mais o tranco.
O moveset refletirá todo o seu potencial: Fly será usado para movimentação rápida entre as cidades e recebe STAB. Steel Wing, a técnica favorita do campeão Steven, também está presente e possui uma pequena chance de aumentar a defesa do pássaro de aço, tornando-o quase indestrutível no lado físico.
Para complementar, temos Toxic, que, somado a Fly, causará dano passivo no entre-turnos, minando aos poucos a vida dos oponentes. Finalizamos com Spikes, golpe do tipo GROUND que causa dano a todo Pokémon que entra em campo e pisa no chão.
Opcionais
Slaking
Além disso, seus stats são basicamente idênticos aos de Groudon, mascote da versão RUBY. A diferença entre eles está apenas na Special Defense, além, claro, da habilidade. Porém, sem suas passivas, os dois Pokémon podem causar muito dano, e, com as mecânicas da terceira geração, Slaking é, literalmente, o rei dos Pokémon.
Crobat
Integrante da melhor equipe original, Crobat foi escolhido na época para suprir a fraqueza quádrupla ao tipo GRASS de Swampert, pois seus dois tipos, POISON/FLYING oferecem resistência quádrupla, ou seja, um cenário totalmente inverso.
Ainda, por ser capaz de aprender Fly, Crobat também é útil para mobilidade. No entanto, durante a campanha, o morcegão pouco oferece em termos de dano e utilidade. Outro ponto negativo é a falta de golpes do tipo Poison como temos hoje, além da forte competição contra Skarmory.
Hariyama
Mais um membro da equipe original que perdeu espaço. Todavia, diferentemente dos dois acima, Hariyama ainda é bem usável no lugar de Breloom. Ambos possuem um bom Attack, golpes fortes de STAB e habilidades interessantes.
Torkoal
Se você quiser completar o combo GRASS/FIRE/WATER, Torkoal é sua melhor opção. Nossa, por quê não usar Camerupt? Simples. O camelo de fogo também é do tipo GROUND e já temos muita cobertura para esse tipo.
Torkoal, por outro lado, é um Pokémon do tipo FIRE puro, logo, possui resistência ao tipo GRASS em vez da neutralidade de Camerupt. Ademais, o Pokémon carvão aprende Flamethrower no Lv.30 e possui uma ótima Defense. Para auxiliar seus colegas e o próprio Torkoal, use Body Slam e tenha chance de paralisar seu oponente.
Melhores Times Ruby/Sapphire/Emerald
Agora, sim, uma equipe de verdade. Durante a montagem do novo elenco, cada detalhe foi considerado ao máximo. Tanto para as versões Ruby/Sapphire quanto Emerald, a equipe se mostrou consistente nos desafios propostos.
Evidentemente, Pokémon como Flygon, Banette, Manectric e até mesmo Swellow poderiam ter aparecido aqui. Hoenn é uma região bem diversa e, virtualmente, a maioria dos Pokémon dessa geração pode ser usada durante a campanha. Entretanto, a diferença entre eles e os que foram escolhidos é gritante.
E você, leitor, o que achou da nova equipe? Melhor do que a anterior ou tanto faz? Acha que algum outro monstrinho poderia fazer parte? Deixe seu comentário e vamos conversar sobre o tema. A seguir, confira o melhor time para as versões Diamond/Pearl/Platinum.
Revisão: Juliana Paiva Zapparoli