Assim como no guia anterior, selecionamos os Pokémon que na nossa visão, possuem o melhor desempenho contra os líderes de ginásio, time do rival, equipe vilã e os membros da Elite Four. Além disso, todos os integrantes da equipe podem ser capturados apenas nessa versão, excluindo os lendários, e que aprendem somente os golpes encontrados até a Elite Four, ou seja, sem trocas com as versões Red/Blue para evoluir o Pikachu.
Boa leitura! |
Inicial
É, ele está no time. E não tem como não estar. O Pikachu é nossa única escolha em Pokémon Yellow, isso porque nosso rival é muito apressado e pegou o Eevee primeiro (o que seria muito melhor, pois teríamos como evoluí-lo em Vaporeon, Flareon ou Jolteon), nos deixando com o rato elétrico mais famoso desse mundo. Embora não seja o melhor dos iniciais, o Pikachu possui pontos positivos e que podem ser úteis durante a jornada.
Da mesma forma que sua evolução, Raichu, o Pikachu tem vantagem contra Misty, um dos ginásios mais difíceis de se enfrentar no começo, pois a Starmie é muito forte e pode te derrotar com facilidade. Contra a equipe vilã, se dá muito bem contra a enorme quantidade de Golbat que encontraremos, além de "dizimar" grande parte do time da Lorelei, primeiro membro da Elite Four que enfrentamos, já que é um Pokémon do tipo ELECTRIC puro, além de alguns outros Pokémon dos outros membros.
O ponto negativo de se ter o Pikachu é que dedicamos muito tempo treinando outros Pokémon que no final, são até melhores do que ele e como o Pikachu é muito frágil, temos o cenário "matar ou morrer", pois se não eliminarmos o alvo em um ou dois golpes no máximo, certamente seremos nocauteados.
Sugestão de Moveset para Pikachu |
Butterfree
Pensaram que faríamos como o Ash e deixaríamos ela de fora? Não meus amigos, não deixamos. Outra grande surpresa no time, a Butterfree possui diversos pontos positivos e que serão muito úteis durante nossa jornada.
O destaque fica para a rapidez com que temos acesso a esse Pokémon: se vocês acharam que o Nidoking era muito forte por estar disponível depois do primeiro ginásio, imaginem se houvesse um Pokémon que pode chegar à sua forma final no Lv.10 e consequentemente antes do primeiro ginásio? Esse Pokémon é a Butterfree.
Para nossa sorte, os Pokémon do Brock não possuem nenhum golpe do tipo ROCK, portanto, não seremos facilmente nocauteados devido à sua fraqueza x4, pois seus dois tipos, BUG e FLYING, recebem dano dobrado. Com uma pequena mudança em seu moveset, a Butterfree tem acesso a Confusion assim que evolui no Lv.10, diferente do Lv.12 em Red/Blue/Green, tornando-a muito efetiva contra a Erika, Koga, Team Rocket no geral, Bruno, Agatha e parte do time do campeão, e vocês pensaram que nós estávamos "trollando" não é?
Sugestão de Moveset para Butterfree |
Dugtrio
Extremamente poderoso durante o modo campanha, o Dugtrio pode ser encontrado direto em sua forma final no Diglett's Tunnel próximo a Vermilion City, justamente quando mais precisamos dele, por ser capaz de vencer o Lt.Surge com pouquíssimo esforço usando Dig, já que o líder possui apenas o Raichu, assim como no anime, e nosso time conta apenas com Pikachu e Butterfree, que não são as melhores opções para enfrentar esse ginásio. Ainda, o Dugtrio possui uma das combinações neutras mais fortes, inclusive até hoje, que é GROUND e ROCK.
Como se isso não fosse suficiente, o Dugtrio tem acesso à Slash no Lv.35, golpe que será sempre crítico, pois é um dos Pokémon mais rápidos da geração, perdendo apenas para Alakazam, Aerodactyl e Electrode, e por aprender Earthquake naturalmente no Lv.47, podemos guardar o TM.26 - Earthquake para outro Pokémon do time.
Sugestão de Moveset para Dugtrio |
Charizard
Sabemos o que Charizard é o inicial mais popular de todos os tempos e que também é extremamente fraco nessa geração. Porém, Pokémon Yellow é baseada no anime e "coincidentemente", nessa versão, o Charizard muda da água para o vinho por ser capaz de aprender o HM.02 - Fly, substituindo Dodrio nessa função, além de poder aprender golpes muito fortes, tendo seu uso justificado pelas necessidades do jogo.
Devido à mudança de Pokémon no ginásio POISON, o líder Koga tem em mãos 3 Venonat e 1 Venomoth, que são muito fracos para o Charizard, pois ambos os tipos, FIRE e FLYING, aplicam dano dobrado no tipo BUG, além claro do ginásio inteiro do Erika, que serve como treinamento para o Charmeleon evoluir rapidamente em Charizard. Além de tudo isso, o Charizard é um Pokémon relativamente rápido em Kanto e pode aprender Slash, e quem não gosta de um golpe do tipo NORMAL, com 70 pontos de base e com altas chances de crítico?
Sugestão de Moveset para Charizard |
Blastoise
Outro inicial que conseguiu a vaga no time por ser bem balanceado, fácil de treinar (Diglett's Tunnel) e ainda pode utilizar o HM.03 - Surf, importantíssimo durante a campanha, além de ser um dos melhores golpes do tipo WATER, perdendo apenas para Hydro Pump. Possui vantagem direta contra dois ginásios (FIRE e GROUND), alguns Pokémon dos membros da Elite e 80% do time do campeão.
Como de praxe, pode aprender golpes do tipo ICE, como Ice Beam e Blizzard, minimizando sua fraqueza para os Pokémon do tipo GRASS e causando estrago no time do Lance. Embora seja um Pokémon versátil, o Blastoise sofre com a cobertura neutra por conta dos TMs importantes serem usados nos outros membros da equipe e por não ter boas opções por Lv. durante seu treinamento, entretanto, pode desempenhar bem seu papel de tanque ofensivo se usado corretamente.
Sugestão de Moveset para Blastoise |
Snorlax
Novamente, o Snorlax está presente no time, só que desta vez não será apenas um coringa. Com as mudanças nos ginásios, a Sabrina possui a linha evolutiva inteira do Alakazam e como o Snorlax possui bases altas de Attack e HP, além de uma base acima da média de Special, aplicando bastante dano (OHKO ou One-Hit-Knock-Out) e praticamente não recebendo, ou seja, tchau-tchau Sabrina!
Como o TM.26 - Earthquake foi utilizado no Charizard e o HM.03 - Surf está no Blastoise, utilizaremos o TM.17 - Submission, um dos golpes do tipo FIGHT disponíveis durante o jogo para cobrir os Pokémon do tipo ROCK e o TM.29 - Psychic para derrotarmos com facilidade o Team Rocket, tornando Snorlax o Pokémon mais forte da equipe.
Sugestão de Moveset para Snorlax |
Opcionais
Listamos alguns Pokémon que também podem ser utilizados na equipe, porém, possuem um ponto negativo impactante ou podem ser superados pelos outros membros, são eles:
Nidoking
Também é muito forte em Pokémon Yellow, entretanto, com as mudanças de ginásios, ele perdeu um pouco sua efetividade e o Dugtrio, ainda que tenha uma cobertura de dano menor por conta do seu movepool ser menor, é mais rápido e consegue nocautear os adversários mais facilmente por aplicar mais dano com Slash, que quase sempre será crítico;
Jolteon
Disponível assim que chegamos em Celadon City, o Jolteon é um Pokémon do tipo ELECTRIC puro, assim como Pikachu e que já está sem sua forma final. O ponto negativo de usá-lo é que teremos que gastar o TM.24 - Thunderbolt, pois o mesmo só aprende Thunder depois do Lv.40 e não pode aprender Mega Punch, que possui mais PPs e accuracy do que Mega Kick, fazendo com que o Jolteon utilize apenas seus golpes STAB durante o jogo;Lapras
Um dos melhores Pokémon do tipo WATER do jogo, a Lapras pode ser obtida em Saffron City durante a invasão do Team Rocket na Silph. Co. e como está no Lv.15, seu treinamento demandará muito tempo, embora o resultado à longo prazo seja excelente, pois rivaliza com o Blastoise e ainda é do tipo ICE, garantindo STAB e aplicando mais dano com Ice Beam ou Blizzard.Surpresos com os Pokémon que foram escolhidos? Acharam que seria igual ao de Red e Blue? Discorda de algum membro? Deixamos escapar algum? Deixe seu comentário com sua sugestão/posição sobre esse time. Em nosso próximo encontro, vamos desembarcar na região vizinha, Johto, que é uma continuação direta de Kanto e que ganhou muitos treinadores por ser extremamente carismática. Fica combinado assim? Até mais!