[Atualizado] Pokémon Gold/Silver/Crystal (GBC): O melhor time para a região de Johto

Acompanhe Typhlosion e seus companheiros superarem os desafios da segunda geração dos monstrinhos de bolso.

em 26/08/2018
A segunda geração dos monstrinhos de bolso marcou o começo dos anos 2000. Praticamente todas as crianças dessa época jogaram as versões Gold, Silver e Crystal. A região de Johto trouxe 100 novos monstrinhos e uma aventura completamente diferente da primeira geração.

O que também é diferente é como a efetividade dos tipos dos iniciais ocorre: Em Kanto temos Venusaur como melhor e Charizard como pior. Já em Johto, Typhlosion é a melhor escolha e Meganium definitivamente não é recomendada.

O tipo FIRE é extremamente dominante na segunda geração e graças às mecânicas da época, a fuinha vulcânica se destaca por sua potência e agilidade elevadas, alta cobertura super efetiva e o melhor de tudo, está disponível desde o primeiro minuto da jornada.

Sua equipe, ao contrário dos outros dois iniciais, é complementar e independente, quase como se fossem dois blocos: o primeiro é ocupado apenas por Typhlosion e o segundo por seus colegas, a fim de concluírem tarefas específicas. Para quem não está acostumado com a fórmula de criação do melhor time, estes são os critérios:
  • Os Pokémon presentes no time podem ser encontrados em ambas as versões e não dependem de trocas para evoluir;
  • Os Pokémon escolhidos têm plena capacidade de lidar com os Gym Leaders (Johto e Kanto), Rival, Elite Four, Campeão, Equipe vilã e o chefão final, Red;
  • As técnicas aprendidas por meio de TMs são obtidas todas antes da Elite Four, ou seja, nada de técnicas aprendidas na região de Kanto.
Sem mais delongas, fique com o melhor time para a região de Johto. Boa leitura!
Notas de atualização: 22/12/2023

Após a criação dos textos sobre as equipes de Feraligatr e Meganium, iniciei uma nova jornada com Cyndaquil e resolvi usar o time construído em 2018. Não é que o time seja completamente ruim, porém, depender de Kadabra (um Pokémon que ainda não alcançou sua forma final), e com Typhlosion no grupo, não faz sentido.

Durante a aventura, percebi que o time estava muito cru, no sentido de conter poucos Pokémon e alguns deles, como Pidgeot e Victreebel, ainda que úteis em suas funções, não são as melhores opções. O time antigo era composto por: Typhlosion, Kadabra, Pidgeot e Ampharos/Victreebel.

Pensando nisso, reavaliei a Pokédex de Johto em conjunto das outras duas equipes para buscar opções de monstrinho que classificam o elenco como o melhor time de fato. Alguns integrantes foram substituídos para se adequarem à nova proposta de ajudar Typhlosion em sua empreitada pela segunda geração.

Typhlosion

Antes da divisão de categoria, Typhlosion conseguia aproveitar o tipo FIRE como ninguém. Seu principal concorrente, Magmar, não chega nem perto. Agora, o que realmente diferencia o Pokémon vulcão dos demais é o acesso ao golpe Thunder Punch.

Desse modo, assim que atinge o Lv.36, Typhlosion torna-se uma máquina imparável e com dois punhos elementais. Ainda, seu perfil ofensivo é dominante em Johto, e poucos adversários resistem os tipos FIRE e ELECTRIC simultaneamente.

Como ainda não haviam habilidades, effort points limitados e Natures nas versões da segunda geração, Typhlosion pode ter seus atributos maximizados mesmo sem ter os IVs perfeitos. Em uma região com a curva de níveis baixa como Johto, a cada batalha ficamos ainda mais fortes.


Para traduzir essa supremacia, montamos um moveset perfeito. Fire Punch e Thunder Punch são o arroz com feijão, e são usados em praticamente todas as batalhas importantes.

A fim de aproveitar seu bom Attack, teremos a presença de Earthquake, poderoso golpe do tipo GROUND que arredonda a cobertura super efetiva. Encerramos com Quick Attack, técnica com prioridade e é uma boa ferramenta para liquidar adversários com pouco HP sem a necessidade de gastar outro PP de seus golpes importantes.

Ampharos/Electabuzz

Se você estiver jogando as versões Gold/Silver poderá jogar com Ampharos. Porém, esse monstrinho não está disponível na versão Crystal. Por sorte, temos o substituto ideal: Electabuzz. Para ser sincero, a diferença é mínima, mas perceptível em batalhas específicas.

Ampharos está disponível logo após o primeiro ginásio e opera em dupla com Typhlosion. Por ser um Pokémon do tipo ELECTRIC puro, a ovelha é um potente atacante especial e que também pode absorver golpes especiais por sua equipe. 

A carta na manga de Ampharos, no entanto, está em um golpe de cobertura muito usado na segunda geração: Fire Punch. Quando combinamos os tipos ELECTRIC e FIRE no mesmo moveset, logo temos a lembrança de Typhlosion. Ademais, na segunda geração todos os golpes dos tipos citados há pouco são especiais.

Electabuzz, também do tipo ELECTRIC puro, possui atributos ofensivos mais equilibrados e seu foco é a velocidade. A cobertura elemental vai além ao ser capaz de aprender os três punhos elementais, sendo um deles (Thunder Punch) aprendido ainda no Lv.9. Isso mesmo, você não leu errado.


Na versão Crystal, assim que chegamos ao Day-Care, o velhinho nos presenteia com um ovo que possui 12% de chance de ter um Elekid. A dica é salvar o jogo antes de receber o ovo, já que o monstrinho é definido durante a concessão e não pelo save. Caminhe por alguns minutos na cidade de Goldenrod e, se o ovo não chocar em Elekid, repita o processo.

Em suma, Ampharos e Electabuzz possuem a mesma função: ser uma segunda fonte de dano especial com as principais técnicas de Typhlosion e ameaçar Pokémon do tipo WATER sem riscos.

Scyther

Durante os testes de Bellossom e Sunflora, capturei um Scyther no Bug Contest para ganhar a competição e receber o item Sun Stone, necessário para evoluir Gloom e Sunkern. No final das contas, as plantinhas foram devoradas pelo Louva-a-Deus.

Scyther foi uma grata surpresa e jamais havia considerado usá-lo em uma campanha. Ao avaliar suas qualidades, vi que o time precisava de um atacante físico rápido e que não fosse do tipo NORMAL. Minhas opções eram bem limitadas.

Com Attack e Speed acima da média para a região de Johto, Scyther se provou consistente e útil ao mesmo tempo, ainda que seus dois tipos, BUG/FLYING, sejam redundantes considerando Typhlosion como inicial.


O moveset ideal para o inseto verde começa com Wing Attack, STAB mediano e com 35 PPs. Em seguida, Slash possui chance crítica aumentada e complementa muito bem o golpe de asas.

Focus Energy aumenta ainda mais as chances críticas, e futuramente será substituído por Swords Dance, que dobra o Attack de Scyther. Por fim, Fury Cutter ajuda na luta contra os psíquicos e noturnos, contudo, até tornar-se relevante, a batalha já acabou.

Lapras

Na geração em que a grande maioria dos Pokémon são capazes de aprender os punhos elementais, alguns monstrinhos do tipo WATER, como Lanturn e Tentacruel, foram deixados de lado por não terem acesso a golpes do tipo ICE de forma consistente, algo que não acontece com Lapras.

O Pokémon transporte não só pode aprender movimentos desse tipo; Lapras é também do tipo ICE, e com isso, além de receber STAB, sua presença na equipe é primordial para o sucesso.

Em posse de bons atributos no geral, Lapras é consistente e pode ser obtida no meio da jornada, sendo útil dos primeiros instantes e até mesmo no pós-jogo, pois a região de Kanto sofre muito com a combinação WATER ICE.


Seu moveset será bem parecido do que foi construído para o melhor time de Typhlosion nos remakes. Surf recebe STAB e além de obrigatório para navegação, pode ser usado em batalha. Ice Beam, outro STAB, complementa a cobertura e supera com facilidade os Pokémon do tipo DRAGON, que também ganharam certo destaque em Johto.

Em seguida, Thunder aparece como grande ferramenta de dano e, somado aos seus dois STABs, Lapras é capaz de vencer o campeão Lance sem a ajuda de seus colegas. O golpe derradeiro é Body Slam, que embora não cause muito dano, serve de opção para paralisar alvos imunes aos poderosos trovões.

Miltank

Pesadelo dos treinadores no começo dos anos 2000, Miltank é muito útil em Johto graças ao seu conjunto de atributos e movimentos perfeitos para ação. De natureza ofensiva, a vaca-leiteira da segunda geração possui ótima cobertura e pode ser capturada na primeira metade do jogo.

Nossa Miltank será uma atacante rápida e potente, com a cobertura neutra que só os Pokémon do tipo NORMAL possuem, e o melhor, teremos Rollout, assim como a que Whitney usa!


Para iniciar os trabalhos, teremos Body Slam como golpe de STAB, e de quebra, 30% de chance de causar o efeito de paralisia. Até lá, use Stomp. Shadow Ball será usado contra Pokémon do tipo GHOST PSYCHIC, além de proporcionar ótima cobertura neutra junto do tipo NORMAL.

A presença de Rollout no moveset é simbólica e estratégica. De tanto sofrermos com essa combinação quando crianças, agora que estamos mais velhos e experientes, faremos os NPCs implorar por perdão. Com seu poder exponencial, caso Lapras caia diante de Lance, o tipo ROCK também é inimigo do especialista em dragões.


Finalizamos com Milk Drink, movimento de suporte que recupera 50% de sua vida máxima e pode ser usado fora da batalha para curar aliados caso suas poções acabem.

Hitmonlee

Infelizmente, nossas opções de Pokémon do tipo FIGHT são muito limitadas na região de Johto. Dos seis possíveis monstrinhos, apenas dois deles são de fato usáveis, e um deles é obtido somente trocando (Machamp), algo que limita seu uso.

Hitmonlee é o lutador com “melhor” custo benefício, já que pode aprender dois poderosos golpes do tipo FIGHT em Jump Kick e Hi Jump Kick. Na segunda geração, não haviam tantos movimentos, e com isso, criaturas como o próprio Hitmonlee era basicamente seu STAB e alguns golpes do tipo NORMAL.


Por razões óbvias teremos Hi Jump Kick como opção primária de dano. Mesmo perdendo HP ao errar, é nossa melhor arma contra os adversários. Ainda no departamento de chutes, Mega Kick fornece uma segunda fonte de dano e sem o ponto negativo de sofrer dano caso erre. Strength é uma alternativa mais fraca, porém, mais precisa. 

A fim de aumentar suas capacidades ofensivas, Meditate e Mind Reader completam o moveset, sendo o primeiro responsável por aumentar o já altíssimo Attack de Hitmonlee, enquanto o segundo garante o acerto de seu próximo movimento a menos que o alvo seja imune.

Opcionais

Nidoking

Na segunda geração, Nidoking vive em sua própria sombra, pois o sucesso da primeira geração ofusca seu brilho. O grande roedor roxo precisou se reinventar e foi de estrela a coadjuvante. A combinação POISON/GROUND pouco oferece a Typhlosion, e por isso, Nidoking ficou na reserva.

Ainda assim, pode ser usado como alternativa caso você não queira passar pelo esforço de conseguir Hitmonlee, já que pode aprender a técnica Double Kick, suprindo a necessidade dos lutadores. Nidoking conta com bons golpes de STAB, vasta cobertura elemental e pode ser obtido na metade da campanha.

Slowbro

Opção no lugar de Lapras, Slowbro pode ser encontrado diretamente no subsolo do Slowpoke Well, que é bem próximo à Union Cave, local onde capturamos o Pokémon transporte.

Dos tipos WATER/PSYCHIC, Slowbro é bem lento porém muito forte ofensivamente pela cobertura que atinge. Capaz de aprender Ice Punch, este Pokémon é bem mais forte do que parece, e certamente será uma boa adição.

Melhores times Gold/Silver/Crystal

Melhor time Gold/Silver Crystal - Typhlosion


Agora sim, um time perfeito para a região de Johto. Ter Cyndaquil como inicial garante uma aventura agradável e sem grandes desafios, inclusive no pós-jogo. A ideia é que com esse novo time, sua jornada por Johto seja proveitosa e devolva o fator nostalgia que só as primeiras gerações tem.

Gostou da equipe? Sentiu falta de algum Pokémon? Lembra do primeiro time que usou em sua jornada pela região de Johto? Deixe seu comentário e vamos conversar sobre o tema!
Revisão: Cristiane Amarante

Siga o Blast nas Redes Sociais

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).