A grande maioria dos jogadores que entendem o básico do universo competitivo dos jogos da franquia Pokémon sabem muito bem a importância de um Lucky Egg na rapidez de um treinamento. O ovo da sorte, traduzindo para o sentido literal, é um item existente desde a segunda geração que pode ser segurado por um Pokémon e aumenta a quantidade de experiência recebida pelo monstrinho em 150%. Para tanto, sua evolução é bastante interessante e vale a pena saber um pouco mais.
Relíquia para poucos
Começando pelos pioneiros do Lucky Egg, Pokémon Gold & Silver (GBC) e Pokémon Crystal (GBC) trouxeram a novidade com apenas um meio de obtê-lo: capturando ou roubando de uma Chansey que segurasse o ovo raro. No entanto, não é tão simples assim. Para começar, Chansey são encontradas nessas versões com uma raridade de 1% e apenas nas rotas 13, 14 e 15, sendo que cada uma possui uma chance entre 2 e 8% de estar segurando um Lucky Egg.Está feliz agora, Chansey? |
Passando para a terceira geração, Pokémon Ruby e Sapphire (GBA) e Pokémon Emerald (GBA) não possuem nenhuma forma legal de conseguir um Lucky Egg ou uma Chansey, apenas trocando com outras versões. Para compensar, Pokémon Fire Red e Leaf Green (GBA) possuem raras Chansey no Safari Zone, com chances de encontro variando entre 1 e 4% — dependendo da área onde o jogador está.
Para o remake de Kanto, a probabilidade de uma Chansey estar segurando o item Lucky Egg é de 5%, além de não haver possibilidade de usar Thief como na geração anterior, uma vez que no Safari Zone o jogador só poderá pegar o Lucky Egg se ele capturar a Chansey primeiro, o que torna o ovo muito mais difícil de conseguir.
Jogar comida ou tacar pedra, eis a questão |
Em Pokémon Heart Gold & Soul Silver (DS) as chances comuns de encontrar o raro monstrinho é de 1% — mas que é aumentada para 40% no chamado Swarm. Além disso, a habilidade Pickup, em que o Pokémon tem a capacidade de encontrar itens aleatórios no chão, possui também a chance de 1% do Lucky Egg ser encontrado do nível 41 ao 60.
Facilitando aos poucos
A partir da quinta geração, a divertida e talvez frustrante jornada em busca dos Lucky Eggs se tornou mais fácil. Em Pokémon Black & White (DS) e Pokémon Black 2 & White 2 (DS) o raro ovo deixa de ser artigo de luxo e é entregue durante a jornada do jogador. Para isso, em ambas as versões a professora Juniper é responsável por dar o item para cada um.Em Pokémon X & Y (3DS) é possível ganhar um Lucky Egg de uma garota em um hotel em Coumarine City, onde está o líder de ginásio Ramos. Caso o jogador queira mais ovos, é possível, também, encontrar Chansey no famigerado Friend Safari. Já em Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire (3DS) os ovos são encontrados em Pelipper selvagens através do uso da DexNav, facilitando, e muito, o encontro do item que não é mais tão raro assim.
Por fim, em Pokémon Sun & Moon (3DS) e Pokémon Ultra Sun & Ultra Moon (3DS) o professor Kukui entrega ao jogador um Lucky Egg com dois requisitos: ele tem que derrotar a Elite 4 de Alola e capturar, ao menos, 50 Pokémon durante sua jornada pela região. Se for do interesse do jogador, é possível encontrar Blissey que podem segurar item em SOS Battles também.
Até você, GO?
É importante mencionar, enfim, Pokémon GO (iOS/Android) e seu Lucky Egg. Sua função não difere muito dos jogos principais da franquia, uma vez que esse item trará ao jogador experiência em dobro nos próximos 30 minutos de jogatina e pode ser comprado aos montes na loja do game.O que você acha do Lucky Egg? Facilitou seu treinamento alguma vez?
Referências: Bulbapedia, Serebii
Revisão: André Carvalho