Os jogos de corrida eram febre na era 16 bits, contando com títulos como Super Mario Kart (SNES), Rock’n Roll Racing (SNES), Biker Mice from Mars (SNES), entre outros. Todavia, o título de maior sucesso no Brasil no que diz respeito a corridas de rua é o Top Gear (SNES), acompanhado de seus dois sucessores Top Gear 2 (SNES) e Top Gear 3000 (SNES). Essa febre levou a Titus France a produzir o seu próprio game de corrida em 1994: o Lamborghini American Challenge (Multi), que se tratava de um upgrade do jogo Crazy Cars III (DOS) lançado para os computadores em 1992.
Acertaram na receita!
Lamborguini tem visual e jogabilidade muito similares aos de Top Gear, o que é um ponto positivo, no sentido de que a mecânica funcionava muito bem para o Super Nintendo. O objetivo do jogo era basicamente correr em rachas clandestinos com uma Lamborghini Diablo e ganhar dinheiro sujo com as apostas. O game permitia ao jogador escolher entre três motoristas: Pam, que usava uma Lamborghini Diablo amarela; Joe com a Diablo de cor preta; e Sly usando o modelo prata do carrão. A escolha dos motoristas era simplesmente estética, ao passo de que na prática não alterava em nada a experiência de jogo entre os personagens.Outro elemento positivo presente no game é sua trilha sonora viciante e muito bem arranjada. Trata-se de uma OST toda trabalhada no estilo jazz fusion, que combinava com seu contexto e o conceito de luxo presente nos carros do game.
Complexidade a frente de seu tempo
O game não se limitava a simples corridas sem elementos extras na experiência de jogo. Lamborghini obrigava o jogador a administrar o próprio dinheiro, escolhendo o quanto queira apostar nas corridas e utilizando-o com a finalidade de manutenção do veículo após os rachas. Além desse detalhe, há um elemento bastante raro nos jogos de corrida de sua época: perseguições policiais. O jogador, ao passar em velocidades elevadas próximo a viaturas e radares, era instantaneamente perseguido por carros das autoridades policiais, tendo que se livrar dos mesmos durante a corrida.Um “Velozes e Furiosos” esquecido?
Muitos fatores, além de seu lançamento anterior ao sucesso de seu conceito, fizeram com que o cartucho Lamborghini American Challenge ficasse guardado nas gavetas, como o fato de ter sido ofuscado pela Kemco com seu game de sucesso, o Top Gear.
Lamborguini American Challenge (SNES) ainda é um game excelente dentro de sua proposta e de seu tempo, e que conta com uma trilha sonora inigualável. Um game que vale a pena ser revisitado pelos gamers oldschool, e para aqueles que ainda não conhecem, vale a experiência de um protótipo de ideias para jogos de corrida tão famosos nos dias atuais.
Revisão: Diego Franco Gonçales