Rumo ao título da Copa do Mundo: escalando a seleção da Nintendo para disputa do mundial

Os personagens com presença garantida na lista de convocados para compor a equipe que brigaria pelo troféu mais cobiçado do futebol.

em 25/06/2018


A bola já está rolando nos gramados russos para a Copa do Mundo de 2018. Em sua 21ª edição, o maior torneio do futebol mundial marca a reunião de grandes estrelas. Craques como Cristiano Ronaldo, Messi, Neymar, Salah, Cavani e Iniesta estão exibindo o talento e técnica que encanta torcedores de todas as regiões do planeta. E quando falamos de esportes e ídolos, outro nome também vem à cabeça: Mario. Afinal, o bigodudo já provou ter potencial para estar entre os melhores atletas de diferentes modalidades.

Assim como o Nintendo Blast fez durante as Olimpíadas de 2016, resolvemos eleger os personagens que melhor se encaixam nas diferentes posições de um time de futebol. Para essa convocação, foram analisadas as habilidades especiais de cada um dos selecionáveis, assim como seu momento atual e entrosamento com os demais colegas de equipe. Foram noites sem dormir assistindo vários jogos para chegarmos à lista final. Sem querer me alongar, aqui estão os eleitos para representarem nossa querida Big N na Copa do Mundo.

01 — Goleiro: Diddy Kong

Nossa meta será guardada por Diddy Kong. É verdade que o pequeno símio não tem a estatura ideal para um goleiro, já que a média dos jogadores da posição nesta Copa do Mundo é de 1,88 m, enquanto o chimpanzé tem apenas 1,13 m (segundo estimativas). No entanto, esse detalhe é minimizado por sua elevada agilidade, além disso, ele tem uma característica que nenhum outro atleta possui: o rabo. Diddy pode usar sua cauda para se balançar entre as traves e conseguir defender até mesmo os chutes mais potentes.

Em possíveis decisões por pênaltis, o macaquinho tem a vantagem da impulsão, saltando rapidamente para qualquer um dos lados. Por fim, a escolha agrada aqueles torcedores que cultuam o futebol mais romântico, da época em que era comum o arqueiro entrar em campo usando boinas ou bonés para se proteger do sol.


02 — Lateral direito: Toad

Como queremos uma seleção bastante ofensiva, os dois laterais precisam apoiar bastante os jogadores de frente. Para estar próximo ao gol adversário e recompor a defesa rapidamente em caso de contra-ataque, o ideal é que o atleta seja extremamente veloz e mantenha o pique por 90 minutos. Com essas características, ninguém melhor do que Toad para ocupar a posição. Novamente pode vir a questão da altura, porém, o cogumelinho estará bem coberto pelos volantes e zaga central.

Toad será uma peça de extrema importância em nosso esquema tático. Bastante rápido, ele conseguirá cumprir com total maestria funções em qualquer setor do campo. O leal escudeiro da princesa Peach deverá participar ativamente da maior quantidade possível de jogadas.


03 — Zagueiro central: Samus

Nossa zagueira central será Samus Aran. Ágil e com estatura excelente, a caçadora de recompensas terá facilidade para desarmar tanto jogadas pelo chão quanto aéreas. Além disso, a garota já demonstrou ter uma técnica apurada (inclusive, se transformando em bola para entender melhor o comportamento do objeto mais importante em campo). Durante seu treinamento, Samus com 14 anos de idade conseguiu superar os limites físicos de qualquer humano. Para passar por ela, o adversário terá que apresentar uma habilidade fora do comum.

Outro ponto que torna a presença dela indispensável é a lenda de que o nome Aran foi inspirado em Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Com uma origem dessas, Samus tem vaga mais do que garantida em qualquer time de futebol.


04 — Zagueiro central: Ganondorf

O companheiro de Samus na zaga será Ganondorf. O vilão da série The Legend of Zelda usará sua força física e a Triforce do Poder para deixar o miolo de nossa defesa praticamente intransponível. Unindo a rigidez do Rei dos Gerudos com a velocidade de Toad, o lado direito do time estará mais protegido do que a Master Sword atrás das portas do Templo do Tempo.

A única preocupação é que ele perca a cabeça e acabe exagerando nas faltas, correndo o risco de ser expulso. Por isso, seu reserva imediato será Phantom Ganon, um clone que entrará imediatamente caso o titular seja advertido com o primeiro cartão amarelo. Como ambos são praticamente idênticos, o nível de atuação da equipe seguramente estará mantido.


06 — Lateral esquerdo: Fox

Para fechar a defesa, o convocado foi Fox McCloud. No universo da Nintendo, não há ninguém que domine o jogo aéreo como a raposa. A presença dele no time é a garantia de que teremos inúmeros cruzamentos certeiros na cabeça de nosso centroavante. Ao lado de Samus, o lado esquerdo da equipe terá um entrosamento galáctico. A visão espacial de ambos fará com que nenhuma jogada ensaiada dos adversários tenha sucesso por aquele setor do campo.

Outra característica que conta pontos para Fox é seu espírito de liderança. Ele é um forte candidato para receber a braçadeira de capitão e levantar a taça da Copa do Mundo em caso de título.


05 — Primeiro volante: Wario

O setor de meio de campo começará a ser formado por Wario. Cumprindo a função do volante clássico, ele deverá fazer com que os meias rivais não tenham vida fácil. Acostumado a atazanar a vida do Mario, atrapalhar os adversários será um tanto quanto tranquilo para o gorducho ganancioso. Sua forma física está longe de ser considerada um problema, pois o tamanho avantajado fará com que ele ganhe no jogo de corpo contra qualquer jogador.

Sabemos que Wario não perderia a chance de trapacear a nosso favor, porém o time joga respeitando todas as regras. Para evitar qualquer tipo de deslize, o capitão Fox estará sempre por perto para vigiá-lo.


07 — Segundo volante: Waluigi

Waluigi deve estar triste porque não foi convocado para Super Smash Bros. ultimamente, mas em nossa lista o lugar dele está reservado. A escolha se justifica por diferentes fatores, entre eles, o entrosamento com Wario. Depois que o rechonchudo destruir as jogadas adversárias, será a vez do magricela levar a bola da defesa para o ataque. É verdade que ele não demonstra ter muita habilidade, mas não se esqueçam de que um dos maiores gênios do futebol brasileiro também era conhecido por suas pernas tortas.

Outro papel fundamental que Waluigi deve cumprir no time é de elemento surpresa aparecendo dentro da área adversária. Esquio, ele deve ter pouca dificuldade para passar despercebido pela zaga adversária.


08 — Meia armador: Kirby

Nosso camisa número 08 será versátil. Kirby poderá usar suas habilidades especiais para copiar os movimentos de um jogador defensivo quando o time precisar se fechar, ou então, terá a possibilidade de absorver a técnica de alguém mais habilidoso nas partidas em que teremos de correr atrás da vitória. Além disso, a capacidade da bolotinha de voar transforma o atleta em uma arma mortal nas jogadas aéreas armadas por Fox.

Seu tamanho reduzido tem tudo para melhorar o controle e domínio da bola. Se qualquer rival tentar desarmá-lo e acertar um chute nele, mesmo que seja sem querer, deverá ser marcada falta para, no mínimo, um cartão amarelo.


10 — Meia armador: Mario

O cérebro do time, não há dúvidas de que a camisa mais importante será vestida por Mario. O jogador mais equilibrado do elenco já mostrou ser capaz de se dar bem em qualquer modalidade esportiva e no futebol não é diferente. O bigodudo consegue cadenciar o jogo, aumentando ou diminuindo a velocidade conforme for necessário. Totalmente entrosado com o centroavante da equipe, o astro tem tudo para ser líder de assistências nessa Copa do Mundo.

Também pode dividir com Fox a tarefa de comandar os companheiros dentro de campo. Se a raposa exerce a função de capitão, orientando os demais atletas sobre o posicionamento em campo e jogadas que devem ser realizadas, Mario seria o motor técnico.


11 — Segundo atacante: Link

O papel de ocupar as beiradas de campo é de Link. Se o jovem consegue passar despercebido por guardas do castelo de Hyrule, se infiltrar na zaga adversária será moleza. A agilidade e destreza do rapaz serão essenciais para iludir a marcação dos rivais, abrindo espaços para a chegada dos jogadores de meio do campo. Caso as coisas estejam correndo fora do planejado, ele pode voltar no tempo para tentar corrigir qualquer falha.

A principal preocupação é somente nos momentos de escanteio, quando nossos zagueiros vão para a área adversária tentar o cabeceio. O encontro dele com Ganondorf pode gerar algumas faíscas que precisarão ser controladas.


09 — Centroavante: Luigi

O homem gol da equipe será Luigi. Como temos muita força no jogo aéreo, o irmão mais novo de Mario surge como peça fundamental no comando de ataque. Sendo capaz de atingir elevadas alturas quando pula, os gols de cabeça estão garantidos com ele no time. Já com a bola nos pés, o encanador demonstra ter certo medo de partir para cima da zaga adversária. No entanto, pode funcionar como pivô e preparar as jogadas para quem vem do meio de campo.

Com os companheiros jogando em sua função, tem tudo para sair com o título de artilheiro da Copa do Mundo.


Técnica: Zelda

Para manter a organização tática da equipe, elaborar jogadas ensaiadas e criar métodos inovadores de treinamento, nada melhor do que a portadora da Triforce da Sabedoria. A princesa Zelda será a comandante da comissão técnica da seleção e terá total controle para decidir quem entra ou não no jogo.

O que achou de nossa escalação? Concorda com os nomes que integram a equipe ou quer cornetar a convocação? Responda no campo de comentários.
Revisão: Ana Krishna Peixoto
Siga o Blast nas Redes Sociais

É jornalista e obcecado por games (não necessariamente nessa ordem). Seu vício começou com uma primeira dose de Super Mario World e, desde então, não consegue mais ficar muito tempo sem se aventurar em um bom jogo. Diretor de Redação do Nintendo Blast.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).