O governo dos EUA inciou uma investigação da acusação contra a Nintendo acerca do Nintendo Switch, que, de acordo com a Gamevice, empresa de acessórios, infringe sua patente de "Combinação de Aparelho Computacional e Controles com Seção de Ponte Flexível" e busca como punição a proibição de importação e venda do console nos EUA.
A medida da Gamevice foi tomada em agosto do ano passado, sem muitas substâncias, porém esta ganhou corpo agora que as investigações começaram contra a Nintendo, tanto a unidade estadunidense quanto a matriz japonesa.
A Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos (USITC, em inglês) está tomando o julgamento inicial de que a Nintendo realmente infringiu as patentes, com essa afirmação podendo ser revogada após as investigações, o órgão diz que iniciará uma investigação de um "certo console portátil com controles portáteis destacáveis e outros componentes", ou seja, o Nintendo Switch.
Nenhuma medida foi tomada até o momento, as vendas do console continuam liberadas e a investigação ainda está no começo. Caso a Gamevice saia vitoriosa é bem capaz que, através de acordos judiciais, a Nintendo apenas pague royalties pelo uso da patente e a venda do console continue sem problemas, dada a sua popularidade.
Fonte: NintendoLife e USITC