Com seu chapéu pontiagudo e capa de cor azul, Alena poderia ser facilmente confundida com uma maga. Porém, longe de lançar magias contra seus adversários, a ruivinha gosta mesmo é de socos e chutes, e viaja pelo mundo para testar suas habilidades nas artes marciais.
Sua primeira aparição foi em Dragon Quest IV, de 1990, para o NES, no qual protagoniza o segundo capítulo do game. No enredo, Alena é uma princesa (tsarevna, nas traduções mais recentes) que, ao ver seus sonhos de viajar pelo mundo negados pelo seu pai, rei (tsar) Stepan, foge do castelo com a companhia de Kiryl, um clérigo que tem uma quedinha por ela, e Borya, um feiticeiro que recebeu a missão da falecida rainha de protegê-la.
Após ajudar alguns povoados com sua força, Alena descobre que seu pai está mudo e decide ajudá-lo. Por intermédio de um poeta, o trio descobre sobre um item élfico chamado birdsong nectar,que pode fazer com que a voz de uma pessoa que a perdeu volte ainda mais bela.
Buscando informações e lutando com muitos monstros, o grupo encontra o item na Birdsong Tower e o leva até o rei, que de gratidão, deixa Alena viver seus sonhos de viajar pelo mundo.
Alena tem seu momento de brilhar em um campeonato de artes marciais |
Sotaque russo
Em spin-offs e traduções mais recentes do game, Alena não recebe o título de “princesa”, mas sim de “tsarevna”, indicando que seu reino, Zamoksva, é inspirado na Rússia. O título denomina as filhas dos monarcas do império russo, os tsars.
Na versão americana do game, para o NES, na época adaptado como Dragon Warrior IV, os tradutores optaram por darem o título de “princesa” a personagem, o que foi alterado no remake para Nintendo DS e nas versões para Android e IOS. A mudança garante que a personagem seja devidamente caracterizada, assim como seu reino.
Nas versões americanas de Dragon Quest Heroes I e II, houve um certo capricho em relação a caracterização. Alena ganha voz pela atriz irlandesa Denise Gough e, assim como seus amigos Kiryl e Boria, possui um sotaque russo bastante carregado.
Manga
A história de Alena no game original rendeu um mangá no Japão, intitulado Dragon Quest: Princess Alena. O título é de autoria de Mamiko Yasaka e possui cinco volumes.
Aparições
Alena se prepara para a briga em Dragon Quest Heroes |
Dragon Quest / Dragon Warrior IV (NES, 1990)
Dragon Quest IV: Chapters of the Chosen (NDS, 2007)
Fortune Street (Wii, 2011)
Dragon Quest Heroes: The World Tree’s Woe and the Blight Bellow (PS4, 2015/ Switch, 2017)
Dragon Quest Heroes II: The Twin Kings and the Prophecy of the End (PS4/ Switch, 2017)
Fortune Street (Wii, 2011)
Dragon Quest Heroes: The World Tree’s Woe and the Blight Bellow (PS4, 2015/ Switch, 2017)
Dragon Quest Heroes II: The Twin Kings and the Prophecy of the End (PS4/ Switch, 2017)
Revisão: Vinícius Veloso