Todos os jogadores ao atingirem o nível 5 são convidados a integrar uma das três grandes equipes do jogo que competem entre si pelo controle dos ginásios. Cada time possui uma ave lendária como mascote, filosofia própria de como tratar os monstrinhos e um líder:
Team Mystic (Mascote Articuno): Os Liderados por Blanche, uma pesquisadora das evoluções Pokémon, acreditam que uma análise fria e sensata são a chave para a vitória.
Team Mystic (Mascote Articuno): Os Liderados por Blanche, uma pesquisadora das evoluções Pokémon, acreditam que uma análise fria e sensata são a chave para a vitória.
Team Valor (Mascote Moltres): Os membros da equipe Valor, liderados por Candela, querem encontrar a verdadeira força dos monstrinhos através do treinamento.
Team Instinct (Mascote Zapdos): O seu líder Spark admira a intuição dos Pokémon e acredita isto esteja relacionado com a maneira que foram chocados do ovo. Os seus membros confiam em seus instintos para vencerem.
Team Harmony (Mascote Lugia): É uma equipe “extra oficial” criados pelos próprios jogadores que decidiram não participar do conflito de ginásios. Os seus membros buscam o fim do conflito entre as outras três equipes. Detalhe importante, ao não escolher um time você não poderá participar de Raids e nem coletar Pokécoins.
Como a escolha da equipe é permanente e os times ganharam mais importância devido aos bônus de Premier Ball distribuídas nas Raids, a decisão de qual time participar se tornou ainda mais difícil. A seguir, vamos tentar ajudar você a escolher qual o melhor caminho a seguir em sua jornada nos ginásios.
Qual ginásio devo escolher?
Está é uma pergunta muito difícil de responder. Geralmente, os times mais numerosos detêm a vantagem sobre os demais. Seguindo esta lógica, o Team Mystic seria a sua melhor escolha já que é a equipe mais numerosa na média global, porém, dependendo do local onde você está, os outros dois times podem ser os dominantes da região. Você pode verificar a situação do controle dos ginásios de sua área através do site GymHuntr (pode ser que não funcione bem em áreas rurais). O time que os seus amigos escolheram também deve ser levado em consideração, já que atacar, defender ginásios e fazer Raids com os amigos é sempre mais divertido.Os times dominantes têm a vantagem de controlarem e defenderem mais ginásios, assim garantindo itens bônus ao rodar o “Pokestop” do ginásio, maiores chances de contribuírem com mais dano contra os Chefes de Raid (recebendo até 3 Premier Ball de bônus) e caso uma Raid seja hospedada em um ginásio do seu time será distribuída mais 2 Premier Ball extras.
Mas nem tudo são flores, as equipes dominantes tendem a sofrer do problema de ginásio estagnado já que existem poucos adversários na área, o que acaba dificultando o recolhimento de Pokécoins (será explicado melhor mais a frente). Como existem poucos lugares para atacar, encontrar uma vaga no ginásio acaba se tornando uma tarefa complicada.
O sistema de ginásios
Os ginásios são as maiores estruturas encontradas no mapa do jogo e são palco das batalhas entre os treinadores. Lembrando um estádio gigante flutuante, eles podem subir até o nível 3 dependendo da quantidade de Pontos de Combate (Combat Points) acumulados no ginásio, quanto maior o nível maior será a dificuldade para derrubá-lo.Ginásios de nível 1, 2 e 3 respectivamente |
Só é possível adicionar uma espécie de Pokémon por arena, ou seja, não dá para colocar dois Dragonite no mesmo estádio. A ordem em que os monstrinhos defendem o ginásio é influenciada pela sequência em que foram inscritos (mais detalhes em Sistema de Batalha).
Caso dois times diferentes derrubem o mesmo ginásio ao mesmo tempo, ganha a posse quem colocar um monstrinho defensor primeiro. Se estiver ocorrendo uma batalha no local não será possível adicionar novos defensores .Quando um Pokémon é removido do ginásio os adversários devem aguardar 10 minutos para adicionar novos defensores se o time não perder o controle da arena.
As arenas passaram a ter um “disco de foto” que ao ser rodado dará itens (a chance de conseguir itens de batalha como Poções (Potion) e Reviver (Revive) são maiores). Caso você participe do mesmo mesmo time dominante do ginásio, o disco entregará itens extras. Para acessá-lo toque no "Disco de foto" ou no Símbolo de Ginásio.
O Sistema de Motivação
O Sistema de Motivação veio a substituir os Pontos de Prestígio e é simbolizado por um medidor em forma de coração. O valor do medidor é igual ao Pontos de Combate do Pokémon, uma vez colocado para proteger o estádio o medidor começará em 95%.
A motivação do monstrinho deteriora com o passar do tempo, para restaurá-la é preciso alimentá-lo com uma fruta Frambo (Razz), Anaba (Nanab), Caxí (Pinab) ou Frambo Dourada (Golden Razz) que restaura em 100% a motivação. Existem dois métodos para “fazer um lanchinho”.
Você pode ir até o local do ginásio ou entregar uma fruta remotamente utilizando a Alimentação Remota ao tocar em "Ir ao Ginásio" no perfil do Pokémon. A diferença é que a quantidade de motivação restaurada é maior indo até o local do que a distância. Tanto remotamente quanto localmente, o jogador pode alimentar todos os monstrinhos. A cada fruta recebida a motivação reposta perde metade do seu efeito.
Existe um limite de até 10 frutas por Pokémon que podem ser usadas por cada jogador em um intervalo de 30 minutos, cada treinador só pode alimentar 10 monstrinhos diferente em um intervalo de 30 minutos. Este limitador não é resetado mesmo que o monstrinho retorne do ginásio. Além disso, a cada fruta usada o jogador ganha 20 Poeira Estelar (Stardust), 25 pontos de EXP e existe a chance pequena de receber um doce (Candy) do mesmo tipo do monstrinho que você alimentou.
Quanto menor a motivação mais fraco o defensor fica, o tornando alvo fácil dos adversários. A cada derrota o medidor perde 28% da motivação total. Por exemplo, caso um Tyranitar tenha PC3000 a cada derrota ele perderá 840 pontos de motivação. Na terceira derrota caso não seja alimentado ele será removido da arena.
A atualização também introduziu avisos de alerta indicando que um Pokémon protetor está sendo atacado ou com fome. Após alguns ajustes realizados pela Niantic, a motivação perdida ao longo do tempo não está penalizando muito os monstrinhos que tenham mais de PC3000.
A motivação para de decair ao decorrer do tempo quando o medido atinge 5% do valor total de Pontos de Combate do defensor (Se ninguém derrubá-lo, o Pokémon ficará preso ao ginásio por tempo indetermidado).
Recolher Pokécoins
Outra novidade da atualização foi a remoção do botão de coleta de moedas na loja. Para receber as Pokécoins, o Pokémon defensor tem que retornar do ginásio. A cada 10 minutos protegendo a arena equivalem a 1 moeda. A quantidade de Pokécoins que você pode ganhar por dia é 50, o valor recolhido é registrado em seu Diário. O limite é resetado a meia noite do horário local.O sistema de batalha
Durante a luta, o jogador pode executar Ataque Rápido, Ataque Carregado, Esquiva, Trocar ou Sair da Batalha.
Você vencerá a luta quando os Pontos de Saúde (HP) do monstrinho rival chegarem a zero. A cada vitória, você terá a opção de avançar para a próxima rodada ou sair da batalha. Quando os seus seis Pokémon desmaiarem você perde, então sempre mantenha um estoque de reviver e poções na mochila.
A ordem em que você enfrentará os monstrinhos adversários segue o tempo de defesa deles no estádio. O Pokémon que está mais tempo defendendo o ginásio é o primeiro a ser enfrentado na batalha. Como é de esperar esta é a parte em que existem mais bugs no jogo. Dentre eles dois se destacam, o Loop da Morte e os erros pós-Raid.
O Loop da Morte é um bug causado pelo algoritmo que tenta prever ações. O problema ocorre quando o jogo não consegue decidir se o monstrinho deve desmaiar ou não.
Existem duas maneiras de atenuá-lo: esquivar apenas dos dois primeiros de ataques carregados ou, caso o bug venha a acontecer, troque para o próximo monstrinho do seu time (assim você não perde tempo esperando o glitch terminar).
O segundo bug é um conjunto de erros na batalha que surgem ao tentar atacar um ginásio que você tenha concluído uma Batalha de Raid naquele dia. Não há muito o que fazer neste caso, o bug some apenas no dia seguinte, então evite estresse e escolha outro ginásio para lutar.
Dica: os usuários de Android podem pular a tela de “VS” e “Mandou bem! Você derrotou o ginásio” tocando o botão "Voltar" do smartphone.
Estratégia de combate
Outra maneira rápida de atacar o ginásio necessita de três pessoas. O primeiro desafiante deve, preferencialmente, ser o mais forte e rápido do grupo. Assim que o primeiro jogador derrotar o primeiro monstrinho da fila, o segundo treinador deve iniciar seu ataque (Note que o segundo atacante vai enfrentar a fila de monstros já enfraquecido pelo primeiro jogador). O terceiro treinador repete o mesmo processo anterior enfrentando o primeiro da fila, porém, enfraquecido duas vezes, o removendo do ginásio ao final da luta. Desta maneira, todos os Pokémon são retirados do estádio em uma única investida de três jogadores.
Melhores Defensores e Atacantes
O mesmo não ocorre para os atacantes, especialmente com a introdução das Raids Lendárias. Vários Pokémon, como Golem, ganharam holofote dependendo de quais Raids estão liberadas no momento. A lista é bem grande e recomendo consultar a “Tier List” do site Gamepress, tanto para os melhores atacantes quanto para os defensores.
Outra boa lista é a da Gameinfo que classifica os monstrinhos de acordo com o potencial de dano.
Insígnias de Ginásio
As Medalhas ou Insígnias de Ginásio foram incorporadas ao Pokémon GO de maneira a incentivar a interação em um determinado local. Ao realizar pela primeira vez qualquer atividade, você poderá coletar uma medalha personalizada daquele estádio. A página de insígnias é acessada no seu Perfil.
Em Mapa de Insígnias, pode-se visualizar todas as suas medalhas coletas ao redor do mundo.
Cada medalha possui uma barra de experiência que progride conforme são cumpridas tarefas naquele ginásio. Ao adquirir certa quantidade de experiência a insígnia pode subir o nível para Bronze, Prata ou Ouro.
Quanto maior o rank melhor serão as recompensas recebidas naquele local, como maior quantidade de EXP e itens aos girar o disco de foto. A seguir são mostradas a experiência necessária de cada nível e suas vantagens:
Abaixo está listado a experiência de insígnia recebida em cada atividade do ginásio:
- Vencer uma Batalha de Raid (+1.000 EXP);
- Defender o ginásio (+1 EXP por minuto);
- Adicionar um Pokémon ao ginásio (+100 EXP);
- Derrotar um Pokémon (PC do Pokémon derrotado dividido por 100);
- Perder uma batalha (+5 EXP);
- Alimentar um Pokémon (+10 EXP por fruta).
Ao tocar em uma insígnia, uma variedade de informações será mostrada, como quantas vezes foram alimentados os seus Pokémon, número de vitórias e por quanto tempo ele esteve no local. As insígnias marcadas com um Pikachu indicam que o seu monstrinho está defendendo aquele local.
Cada jogador pode ter até 1.000 medalhas, ao estourar o limite a insígnia mais antiga será apagada (provavelmente é um bug). Se o ginásio deixar de existir ou virar um Pokéstop a medalha permanecerá no seu perfil.
Por último, as Raids ocorrendo nos estádios em que você defende podem ser visualizadas na aba de Raids mesmo que esta esteja fora do alcance de visão do mapa.
Espero que essas dicas ajudem vocês, aspirantes a mestre Pokémon, a dominar os ginásios. Conhecem algum macete que não mencionamos? Compartilhem conosco participando nos comentários!
Revisão: Ana Krishna Peixoto