No início da semana, a notícia de que usuários encontraram o jogo Golf escondido na programação do Switch levantou suspeitas de que a plataforma híbrida estaria prestes a receber seu Virtual Console. No entanto, a presença do game pode ser algo bem mais profundo e sentimental. Segundo uma série de evidências, trata-se de homenagem a Satoru Iwata, ex-presidente da Nintendo que faleceu em julho de 2015.
Quem começou a ligar os pontos foi Justin Epperson, produtor da 8-4, empresa que trabalha com a localização de games. Segundo o profissional, o título seria uma espécie de "omamori" - amuleto da cultura japonesa que traz proteção, prosperidade ou felicidade. Os orientais acreditam que mantê-los por perto faz com que a pessoa homenageada te garanta boa sorte. A ideia, então, seria que a presença de Golf na programação do Switch fizesse com que o próprio Iwata estivesse protegendo e cuidando de cada unidade do videogame.
Golf não foi escolhido ao acaso, afinal, Satoru foi um dos programadores que trabalharam na produção do game. Outra evidência é que o título só pode ser acessado no Switch no dia 11 de julho - e não funciona mudar a data do console. 11 de julho é justamente o aniversário da morte de Iwata. Também é preciso destacar os Joy-Con e realizar movimento semelhante ao que o ex-presidente fazia durante o Nintendo Direct. Se o procedimento for realizado corretamente, pode ser ouvida a voz da Iwata - gravada durante uma apresentação em 2012.
Fonte: Eurogamer