Brincalhona e dona de um senso de humor sarcástico, Midna não é apenas só mais uma parceira e conselheira de Link. A estranha criaturinha, que chega a causar leves calafrios em suas primeiras aparições, é tão importante que batiza seu jogo de estreia, ela é a Twilight Princess. Mas para entender seus propósitos e características é preciso conhecer melhor sua origem, por isso, vamos voltar alguns anos no tempo, para a época em que Hyrule estava sendo criada pelas deusas Din, Farore e Nayru. Nesse período, após dar forma a todo o reino governado por Zelda, as divindades voltaram para casa deixando para trás a Triforce como símbolo de equilíbrio entre a coragem, sabedoria e poder. A relíquia sagrada foi depositada no Light Realm.
Ao saber que a Triforce poderia garantir a realização de um desejo de quem a tocasse, diversos povos passaram a procurar a entrada para o Light Realm e, entre esses seres, estava um grupo de feiticeiros que manejavam magia negra, os Dark Interlopers. A fonte do poder dessa seita vinha do Fused Shadow e com esse objeto eles começaram uma violenta guerra. As deusas não ficaram nada satisfeitas com a situação e enviaram para batalha os espíritos de luz, que conseguiram dividir o Fused Shadow em vários fragmentos e banir os Dark Interlopers para um reino paralelo conhecido como Twilight Realm, onde os magos receberam a punição de viver eternamente como sombras. Com isso, passam a ser conhecidos como Twili.
O que uma lenda tão antiga tem a ver com Midna? Ela não somente faz parte da raça Twili, como é sua governante, ou deveria ser… O vilão Zant, outro representante dos Twilis, derruba Midna do trono e toma todo seu poder. Como se já não fosse suficiente, o inimigo ainda joga uma maldição sobre a princesa caída, fazendo com que ela assuma a medonha forma de um pequeno duende. Para tentar alterar esse terrível destino, Midna parte em busca das partes do Fused Shadow com o objetivo de reunir poder suficiente e derrotar Zant, que planeja fundir o Twilight Realm com Hyrule.
Durante a jornada, Midna acaba encontrando um lobo sendo levado como prisioneiro. A cena faz ela se lembrar da profecia Twili, que diz que um herói iria aparecer na forma de "besta divina". Pensando que o animal é o ser descrito na história, ela decide ir atrás dele, mal sabendo que essa decisão mudará sua vida para sempre. O lobo é Link, e juntos eles partem na jornada para recuperar a coroa da Twilight Princess.
Características físicas e personalidade
Em sua forma amaldiçoada, Midna é pequena e tem o corpo nas cores preta a um pálido azul. Os olhos vermelhos combinam com seu cabelo laranja e os dentes afiados lembram presas de algum animal carnívoro. Na cabeça ela carrega o Fused Shadow. Já em sua versão normal, a princesa é mais alta do que Link e Zelda. Os olhos vermelhos e cabelos laranjas estão mantidos, mas a pele agora é toda azulada. Ela veste uma capa com capuz, parecida com as roupas de Zant, por isso, a vestimenta deve ser tradição da realeza do Twilight Realm. O vestido deixa uma de suas pernas a mostra e na cabeça ela traz uma coroa. Midna em sua forma normal não lembra em quase nada o ser amaldiçoado, tanto que a primeira frase que ela diz a Link quando recupera seu corpo é: "Eu sou tão bonita que você ficou sem palavras"."Eu sou tão bonita que você ficou sem palavras" |
Por ser parte dos Twili, Midna não é capaz de suportar a luz de Hyrule e, por isso, sempre se esconde nas sombras de Link. Quando o herói de gorro verde está transformado em lobo, sua companheira vai montada nas costas dele. A relação entre os dois começa com uma chantagem, afinal, Midna só queria usar Link para recuperar os pedaços do Fused Shadow e derrotar Zant. Porém, com o passar do tempo, a afinidade de ambos vai ficando cada vez mais forte e o sentimento passa a ser de uma grande amizade. Com isso, ela vai deixando de ser sarcástica e desdenhosa, tornando-se mais amável e gentil.
O vínculo da princesa de Twilight com a de Hyrule também se inicia de forma fria. No primeiro encontro das duas, Midna culpa Zelda por todos os problemas que estão acontecendo nos dois reinos. Durante toda a aventura, a pequena Twili é agressiva, arrogante e muitas vezes zomba de Zelda, mas isso vai mudando com o passar do tempo. A convivência das representantes da realeza muda de forma dramática e resulta em uma das cenas mais emocionantes de todo o jogo.
Amigos para sempre
Mesmo com aparência diabólica e personalidade difícil, Midna vai se mostrando completamente diferente com o passar do tempo. Ela é a prova viva de que as primeiras impressões podem ser enganosas. A Twilight Princess é uma das mais marcantes companheiras de aventuras de Link e estará sempre marcada como personagem de destaque na lenda de Zelda.
Revisão: Luigi Santana