Sobre os trabalhos, Sakurai comentou que o ritmo é mais tranquilo, mas bastante irregular:
A coisa mais notável é que o número de pessoas trabalhando é muito menor que no jogo completo. Uma freqüência menor de supervisão, e uma produção mais tranqüila em relação ao jogo. Houve momentos em que eu estava muito ocupado, fazendo vídeos ou trabalhando no balanceamento do jogo, e também momentos em que não fazia nada (esperando as coisas ficarem prontas). [...] o desenvolvimento de DLC fica restrito aos membros mais importantes da equipe.Já sobre como os DLC mantém o jogo vivo e geram "hype", Sakurai mostrou sobriedade ao dizer que chegou a um limite para adição de novos conteúdos:
Adicionar um personagem novo em um jogo de luta qualquer tem um significado totalmente diferente do que em Super Smash Bros. Eu acredito que a particularidade de Smash está na imprevisibilidade de colaborações entre coisas bastante distintas, assim como em seus vídeos de divulgação. Este é motivo de sempre darmos nosso melhor.
Mas, se continuarmos a adicionar ainda mais personagens populares a Super Smash Bros. isso acabaria, no final, a prejudicar o próprio conteúdo, e diminuir a surpresa dos jogadores. Se existissem 100 lutadores em um jogo de Super Smash Bros. e então adicionássemos um centésimo primeiro, eu não acho que geraria a mesma hype que gera agora. Este é o porquê eu acredito que este seja o melhor momento de colocar um limite.Após os 7 personagens adicionados via DLC, o elenco total do quarto Super Smash Bros contém 58 personagens controláveis, confira a discussão sobre a Tier List dos lutadores.
Fonte: Nintendo Everthing