Vamos começar pelo que não é rumor. Hoje, a tradução oficial da Nintendo para a última reunião com os acionistas realizada no Japão foi disponibilizada. Na reunião, o tema foi os resultados do último trimestre, que compreendeu o período de festas, e é o pico das vendas das empresas de games. Durante a reunião, o presidente Kimishima foi pressionado várias vezes sobre o futuro console, e se negou a dar informações sobre o aparelho.
Entretanto, em uma pergunta, o executivo foi questionado sobre o foco da Nintendo durante o atual ano fiscal (entre abril de 2015 e março deste ano), e sua resposta foi a seguinte:
O anos fiscais anterior e atual foram um período de preparação para o lançamento de uma série de novos esforços, tal como o desenvolvimento do NX, o desenvolvimento para dispositivos smart e negócios usando nossas IPs, além de traçar direções para nossos negócios com Wii U e 3DS.Em outro questionamento, muito foi perguntando sobre o próximo ano fiscal (entre abril deste ano e março de 2017), especificamente sobre o papel do NX nele. Kimishima disse que não era o momento para falar sobre o próximo ano e nem sobre o console:
Sobre novos negócios, apresentaremos maiores informações no futuro, quando falarmos sobre nossas previsões para o próximo ano fiscal. Nós não planejamos falar sobre o NX hoje. Continuamos desenvolvendo e planejando nossos esforços para o NX ao preparar seu lançamento, então ele precisará de mais investimentos.Pelas falas de Kimishima, é possível especular que veríamos um lançamento do NX dentro do período do próximo ano fiscal, isto é, até março de 2017. Segundo o presidente, o ano atual foi dedicado ao seu desenvolvimento, e o próximo para seu lançamento. Nos últimos tempos os consoles costumam ser lançados no período de festas, pico das vendas, que compreende desde o feriado de ação de graças nos Estados Unidos, em novembro, até o natal.
Ao mesmo tempo, esta semana surgiram pela internet alguns possíveis jogos que seriam lançados para o NX. Hoje, um estúdio indie búlgaro anunciou seu novo trabalho, um jogo de SciFi chamado Project Elea. No momento, o jogo está sendo desenvolvido para computadores, entretanto, seus criadores já anunciaram a intenção de lançá-lo para PlayStation 4, Xbox One e para o "próximo console da Nintendo"
Além disso, um rumor surgiu sobre ports de jogos do PlayStation 4 para o NX. Um desenvolvedor não-identificado da plataforma da Sony estaria ansioso por trabalhar com o console da Nintendo. Segundo os boatos, ele teria entrado em contato com Dev Kits já distribuídos pela Nintendo para First (estúdios próprios ou controlados pela Nintendo) e Second Parties (estúdios com parceria com a Nintendo) e viu neles potencial, especialmente gráficos, para portar seu jogo do PlayStation 4.
Rodando o mundo, do Japão, para Bulgária, Estados Unidos e agora Reino Unido, o portal britânico Express supostamente recebeu informações sobre um lançamento em duas partes do NX. De acordo com esse rumor, uma primeira parte do console, portátil, seria lançada ainda este ano e uma segunda parte, como console de mesa, em março de 2017 - antes do fechamento do ano fiscal.
Para além dos rumores referentes ao lançamento duplo, terminamos nossa viagem pelo mundo com um portal britânico que alega que a empresa taiwanesa Macronix teria revelado um grande contrato de fornecimento de memória ROM para a Nintendo.
Os rumores se multiplicam a todo o momento, cada dia que me coloco a frente do computador para escrever ao Nintendo Blast uma novo boato do NX se surge. O que vocês acham? Será o próximo console da Nintendo já está batendo as portas? O que esperam dele?
Nossa equipe de podcasters abordou os rumores sobre o NX no BlastCast dessa semana. Confira para saber ainda mais sobre a futura plataforma da Nintendo!